Segundo o relatório Panorama de Vendas 2023, 93% dos profissionais da área de vendas concordam que bons resultados dependem de um processo de vendas bem estruturado, porém apenas 34% das empresas disseram ter um processo previsível, escalável e sustentável.
Além disso, 67% das empresas que têm alta performance possuem uma área de vendas estruturada e com processos definidos.
Ou seja, é inegável a importância de ter um processo de vendas consolidado. Com ele, é possível tomar decisões baseada em dados e agir de forma mais inteligente e estratégica. A melhor forma de definir e documentar estes processos é através de um Playbook de Vendas.
Este era o desafio enfrentado pelo Grupo SMA Brasil antes da consultoria com a DNA de Vendas For Small. Continue a leitura para conferir todos os resultados que alcançamos juntos!
Quem é o Grupo SMA Brasil?
O Grupo SMA Brasil atua intermediando negócios B2B dos setores de cloreto de sódio, sal e outros produtos químicos para grandes consumidores destes produtos.
A companhia surgiu no ano de 2019 e, hoje, conta com uma equipe de 10 profissionais no escritório central, que fica localizado em São Paulo.
Conheça mais sobre o grupo:
Por que procurar a consultoria da DNA de Vendas For Small?
O principal desafio que a SMA Brasil enfrentava antes da consultoria com a DNA For Small era a falta de padronização nos processos de vendas.
O processo comercial da empresa era solto e não estava descrito em lugar algum, acarretando em resultados muito abaixo do que a empresa poderia entregar.
Através dos nossos conteúdos relacionados à padronização dos processos de vendas, a empresa percebeu que essa era exatamente a dor que eles enfrentavam, buscando então uma parceria através da nossa consultoria.
Como foi o processo de consultoria de venda?
Quando um especialista da DNA For Small começa o processo de consultoria de vendas, o primeiro passo é realizar um diagnóstico super detalhado da área comercial utilizando a metodologia dos 4 Pilares da Produtividade.
Nessa pesquisa, o consultor avalia as etapas do processo, a abordagem utilizada pelos profissionais de vendas, quando e como é feito o follow-up, se as ferramentas são realmente eficientes, além de averiguar o histórico de indicadores e métricas do negócio.
Outro ponto muito importante é a realização de uma análise SWOT, isto é, uma técnica de planejamento estratégico para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, tanto do ponto de vista externo (concorrentes, mercado, clientes) como interno (colaboradores, gestores, processos).
Após essa etapa inicial de análise e identificação dos gaps, o consultor utiliza a sua expertise para montar um plano estratégico de ação de acordo com o objetivo que foi previamente discutido com o Grupo SMA Brasil.
Neste projeto, foi construído o Playbook de Vendas da empresa, documentando, de forma detalhada, todo o processo comercial.
Durante a construção do playbook, Marco Alves, Sócio-Proprietário, salienta que o auxílio e prestatividade do consultor da DNA For Small foi um grande diferencial, pois a empresa não tinha muito conhecimento acerca deste assunto.
Em um primeiro momento, também, estavam receosos quanto à comunicação ser à distância, por meios digitais. No entanto, a mesma foi muito fluida e transcorreu de maneira efetiva, excedendo as expectativas do grupo.
Quais resultados o Grupo SMA Brasil alcançou após a consultoria da DNA de Vendas?
O Grupo SMA Brasil tinha algumas expectativas a serem alcançadas com a consultoria: a principal delas, sem dúvida, era conseguir formatar e documentar todo o processo comercial da empresa.
Após o término da consultoria, os resultados não poderiam ser melhores: hoje, a empresa tem mapeado todo o processo comercial em um Playbook de Vendas, que foi construído a quatro mãos, ao longo de 6 meses de trabalho.
Com isso, hoje a empresa se beneficia de:
- Celeridade e padronização de todos os processos comerciais da empresa, com rotinas e ferramentas que se adequam aos objetivos e realidade do negócio, tudo isso documentado no Playbook de Vendas;
- Crescimento na captação de leads: antes da DNA, a captação da empresa girava em torno de 20 a 30 leads por mês. Após a consultoria, o número duplicou, chegando a uma captação de 40 a 60 leads por mês;
- Tempo de ramp-up: o Grupo SMA levava em torno de 6 a 8 meses para capacitar seus novos contratados. Hoje, o processo de rampagem de um novo colaborador é muito mais célere, sendo realizado em torno de 90 dias. Assim, o profissional é capacitado de forma rápida e efetiva, aumentando a produtividade do time de Vendas;
- Crescimento da força de vendas: a empresa passou de 7 para 10 funcionários, crescendo em 40% a equipe.
Marco Alves, Sócio-Proprietário, destaca o quanto a implementação do Playbook e padronização dos processos comerciais proporcionou resultados rápidos e ágeis para a organização.
Conheça a DNA de Vendas e transforme os seus resultados!
A DNA de Vendas é a mais completa consultoria voltada para o aumento de produtividade de vendas do Brasil.
Ao longo dos últimos 16 anos, nossas soluções alavancaram resultados em mais de 1.000 clientes e capacitamos mais de 800.000 profissionais de vendas.
Com experiência em mais de 45 segmentos do mercado, a empresa vem contribuindo para o aumento dos resultados comerciais das maiores organizações do país, por meio do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.
Se você também sabe que a sua equipe pode alcançar mais resultados, mas não entende como ou quais caminhos trilhar para conseguir isso, fale com um de nossos consultores e invista no crescimento do seu negócio!
O nosso próximo case de sucesso pode ser o seu! Vamos fazer isso juntos?