Você sabia que flexibilizar contratos é uma alternativa para este momento de crise que estamos vivendo? Com o coronavírus, muitos negócios, especialmente os pequenos, estão tendo que se readaptar.
Neste cenário, reavaliar seus contratos é uma boa saída para reter clientes e manter a sua software house funcionando. Ao longo do post, vamos te mostrar algumas possibilidades de negociação com o seu cliente para não perder contratos e nem comprometer o seu faturamento. Vamos ler?
1. Não abrir mão da receita
Uma dúvida muito comum entre os empresários é se devem oferecer descontos ou flexibilizar contratos e pagamentos. Não existe uma regra para isso e a resposta vai variar dependendo do negócio, mas é interessante não abrir mão da sua receita. Então, a flexibilização se mostra como uma das saídas mais eficientes para preservar seu fluxo de caixa.
Se você der desconto no seu produto, suas despesas continuarão existindo, mas você pode acabar tendo uma lacuna no seu caixa para arcar com elas. Flexibilizando os pagamentos, você recebe a quantia necessária para o seu caixa, mesmo que receba um pouco depois do previsto.
2. Buscar linhas de crédito
Mesmo que você opte por flexibilizar contratos ao invés do desconto para os seus clientes, é possível ainda buscar uma linha de crédito para ajustar seu capital e manter o fluxo de caixa saudável até você receber os pagamentos.
Com a crise, muitos bancos estão oferecendo condições especiais para empresas que necessitam de empréstimos. Então, por que não falar com seu gerente para achar as melhores alternativas para o negócio?
3. Negociar mês a mês
Por mais que flexibilizar o contrato com o seu cliente seja uma ótima forma de preservar a sua receita, flexibilizar demais pode impactar seu fluxo de caixa. Uma saída para isso é negociar mês a mês com os seus usuários. Então, por exemplo, se o seu cliente quer parcelar o pagamento por quatro meses, você pode propor parcelas a serem negociadas mensalmente.
Afinal, como esta é uma época de incerteza, não sabemos como serão os próximos tempos, então, não fazer compromissos a longo prazo acaba sendo um pouco mais arriscado. Pode ser que você combine uma flexibilização de pagamento por quatro, cinco, seis meses, e ela seja necessária apenas por 60 dias.
4. Parcelar
Adotando a flexibilização de contrato como método, é possível parcelar o pagamento dos seus clientes, estabelecendo a porcentagem a ser paga a cada mês, 30%, 40%, 50%. Outra dica importante aqui é parcelar o pagamento para receber dentro deste ano ainda, de preferência até o final de outubro.
Novembro e dezembro são meses em que as empresas costumam ter mais despesas e pagar o décimo terceiro salário aos funcionários. Se este é o caso da sua empresa, seria interessante se você recebesse todas as parcelas dos seus consumidores antes disso.
Mesmo que você abra mão de receber agora, garante que irá receber o valor cheio sobre suas vendas ao longo do ano.
5. Não cobrar encargos
Optar por flexibilizar contratos de pagamento não significa cobrar encargos dos seus clientes que pagarem pelo produto depois. Este não é o melhor momento de colocar juros sobre os atrasos de pagamento.
Afinal, estamos todos vivendo a crise e o momento também não é favorável para os seus consumidores. Adotar uma postura de cobrança de juros nesta época pode fazer a sua marca perder credibilidade entre os clientes da sua software house.
6. Argumentar
Alguns clientes podem tentar negociar com você falando que não estão utilizando seu software porque a loja que têm está fechada. É claro que a dinâmica do negócio pode ter mudado e nem todos os recursos do seu sistema estão sendo aproveitados.
Mas além de, no futuro, esses clientes precisarem retomar as atividades no seu software, hoje eles ainda podem utilizá-lo para acessar o banco de dados e emitir notas, por exemplo. Então, na hora de negociar os próximos pagamentos com seu cliente, você pode utilizar esses argumentos, se eles fizerem sentido para o seu negócio, e mostrar outras possibilidades de utilização do seu software enquanto os estabelecimentos físicos estão fechados.
7. Tratar cada caso de uma forma
O mais prudente é não colocar uma mesma regra para todos os seus clientes, afinal, cada caso é um caso. Uma condição boa para um cliente pode não ser suficiente para outro. Entender a necessidade de cada um é importante para fazer a melhor negociação.
Se você estabelecer um padrão, por exemplo, 50% de flexibilização do pagamento, pode acabar ficando no prejuízo. Alguns clientes aceitam condições de 10% ou 20%, enquanto outros precisam de um pouco mais de margem. Equilibre esses números tratando cada caso de forma particular.
8. Entender que é uma situação excepcional
A flexibilização de pagamento deve ser adotada apenas em casos extremos, como o que vivemos hoje. Por isso, tente não tornar essa medida uma rotina na sua empresa quando o isolamento acabar. Afinal, mesmo que ela seja uma alternativa para a crise, a longo prazo, prejudica o seu fluxo de caixa.
9. Informar-se
Nem todas as regiões do Brasil adotaram a mesma postura de isolamento. Por isso, antes de atender as demandas dos seus clientes, é interessante informar-se sobre o que está ocorrendo em cada região. Isso pode evitar negociações com quem está mal intencionado e usa do isolamento, que talvez não esteja acontecendo na região do usuário, para ganhar vantagem.
Uma forma de se informar é buscar quais os segmentos mais impactados, como bares e restaurantes, e quais cidades adotaram o isolamento horizontal. Com isso, você consegue entender melhor o cenário de cada usuário e fazer negociações mais assertivas.
10. Conversar com seu cliente
Conversar com os seus clientes é importante em qualquer época, ainda mais agora. Entrar em contato com os seus usuários é uma das melhores maneiras para entender os cenários de cada um. Com isso, é possível identificar outras oportunidades de fechar negócio.
Agora é o momento de estar próximo ao cliente e ver como pode ajudá-lo ainda mais durante a quarentena e quais outros serviços seriam interessantes para ele.
Por mais que este seja um momento delicado e difícil para todos, ainda é possível encontrar oportunidades de negócio e uma das melhores formas de fazer isso é conversando com quem usa o seu software.
Conte com a TecnoSpeed para te ajudar em momentos de crise. Nosso time de suporte é feito por desenvolvedores e para desenvolvedores. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre flexibilizar contratos. Para mais conteúdos como este e dicas de gestão, acesse nosso blog e aproveite os posts.
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