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Como vender pela internet? Veja dicas e boas práticas para ter sucesso

Dicas de Vendas
  • Por DNA de Vendas
  • 10 minutos de leitura

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A internet, além de uma ferramenta de lazer e busca por informações, passou a ser um ambiente de negócios e um canal fundamental para a compra e venda de produtos e serviços. 

Hoje, quem não tem uma presença sólida na internet, está perdendo grandes oportunidades em vendas.

Contudo, para chegar a esses resultados pela internet, não basta apenas criar um site, e-commerce ou perfil em rede social. Por trás dos grandes negócios que exibem resultados admiráveis, existe muita estratégia, planejamento e entendimento do mundo digital.

Entender exatamente como vender pela internet e de qual forma alcançar seu público vai fazer total diferença no resultado final.

Neste artigo, explicamos as diferenças entre as vendas físicas e digitais, conceitos dos diferentes tipos de negócios de vendas digitais e os primeiros passos para quem deseja iniciar no mundo online.

Como vender pela internet: primeiros passos para quem quer iniciar um negócio digital

Para quem deseja vender pela internet, acompanhe os primeiros passos dessa jornada no mundo digital, seja como e-commerce ou loja.

Planejamento de negócio

O planejamento é o passo essencial em qualquer negócio, e por que seria diferente no mundo digital? Antes de ter um domínio, é importante definir o produto, as estratégias de marketing, os processos de vendas, políticas de devolução (caso seja um negócio B2B), análise da concorrência, áreas de atuação (ainda que online, é possível focar em cidades e estados específicos), estudo de mercado, objetivos de longo médio e longo prazo etc.

Equipe especializada em vendas online

Na venda digital, o processo e ciclo de compras são diferentes, por isso, caso o seu negócio tenha uma equipe comercial, é importante que essas pessoas estejam alinhadas com a venda online.

Se o seu comércio for um e-commerce, esse ponto é ainda mais importante! O marketing e o processo de vendas passam a ser outros, por isso, encontre a equipe mais habilitada para isso ou promova treinamento de vendas para seus colaboradores.

Definição de público-alvo

Definir o público alvo do seu negócio é muito importante. Por ser um ambiente digital, muitos gestores e empreendedores se veem tentados a vender de forma indiscriminada, contudo, é importante definir uma persona partindo do micro para o macro.

Primeiro, conquiste um público próximo, depois, pense em outros estados, idades, gêneros etc.

Plataforma de vendas

Esse ponto é importantíssimo. A depender do tipo de negócio digital e tamanho da empresa, será necessário adaptar a plataforma ao número de acessos. Aqui, é importante ter uma equipe de T.I. capacitada para lidar com o comércio online, principalmente de marketplaces e em épocas comemorativas, como black friday ou promoções.

Métodos de pagamento

Hoje, existe uma grande variedade de métodos de pagamento online. Desde empresas terceirizadas que facilitam o parcelamento e oferecem maior segurança aos usuários até os métodos tradicionais de cartão de crédito e boleto.

  • Intermediadores: empresas que terceirizam o serviço entre clientes e empresas, por exemplo, o PagSeguro.
  • Gateways: sem vínculo com terceiros, essas plataformas já pertencem aos sites.
  • Integração direta: Pagamentos através de operadoras de cartão, conectando a loja com essas empresas.

Relacionamento com o cliente

A comunicação com o público-alvo, trazendo informações ou tirando dúvidas ajuda a gerar leads e a fidelizar clientes. Ser claro, rápido, e ter empatia faz a diferença.

Venda física x venda digital: o que ponderar nessa escolha

Existem alguns fatores a serem levados em consideração para quem quer trabalhar com vendas no mundo digital. 

O primeiro, é entender o mercado. O seu produto tem boa aceitação online? Em geral, negócios B2C se encaixam muito bem nesse formato. Quando falamos em B2B, é preciso pensar em uma estratégia diferenciada, já que, em geral, esses negócios comercializam produtos mais caros e que necessitam de maior interação para a compra.

Nesse ponto, é importante pensar também que a venda digital pode – e deve – ser um apoio a venda física. Em muitos casos, ela será uma porta de entrada para o seu produto, como uma vitrine.

O segundo ponto a ser considerado é se o seu negócio suporta as singularidades da venda digital.

Por exemplo, ao contrário das lojas físicas, as vendas digitais podem acontecer em qualquer horário do dia, todos os dias da semana. Dessa forma, é importante que o empreendedor se adeque a esse novo formato, pensando em um SAC full time. 

Uma ideia é a utilização de chatbots ou horários pré-estabelecidos para atendimento ao cliente.

Além disso, é necessário pensar no modelo do negócio. Será um e-commerce? Marketplace? Um site de apresentação do produto com número para contato?

Nos dois primeiros casos, o site desenvolvido deve ser pensado para a venda online. Deve conter as descrições completas dos produtos, espaço para pagamentos, segurança de dados pessoais, aba com principais dúvidas, políticas da empresa etc.

Para entender melhor como fazer essa escolha, entenda as diferenças desses tipos de negócios digitais.

E-commerce x marketplace x loja virtual: entenda diferenças e escolha o melhor para o seu negócio

Para entender como vender pela internet, é preciso saber os diferentes meios que isso pode ser feito. Atualmente, os mais comuns são: e-commerce, marketplace e loja virtual.

Apesar dessas três categorias serem parecidas e amplamente utilizadas como sinônimos, na verdade, elas possuem algumas diferenças. 

O e-commerce é um espaço para a venda de produtos próprios e que, na maioria das vezes, é o único canal de venda da marca. Nesse caso, todo a estratégia do negócio será pensado apenas para o digital, com foco total no marketing inbound.

Já a loja virtual, em geral, é uma extensão de um negócio que já existe, é como um novo canal de vendas. 

 

O marketplace pode ser entendido como uma espécie de shopping virtual, reunindo várias marcas e produtos. Um bom exemplo é o Mercado Livre, uma das maiores empresas marketplace do Brasil.

Quais produtos são possíveis vender na internet?

Quando o empreendedor começa a pensar em como vender pela internet, o produto comercializado é a parte crucial. Hoje é possível vender todo tipo de produto. Vamos ver algumas dessas possibilidades.

Serviços

Quando se pensa em vender na internet, a primeira ideia que vem à cabeça são produtos físicos. Contudo, também é possível conquistar uma grande clientela vendendo serviços.

Veja alguns exemplos de negócios que podem utilizar a internet como canal de venda:

  • Advocacia;
  • Serviços de reparação (mecânica);
  • Agências de marketing;
  • Consultorias.

É importante saber como oferecer esses serviços, usando boas práticas de como vender pela internet, por exemplo, utilizando redes sociais, sites e divulgação.

Produtos

O comércio de produtos online é a forma mais conhecida de venda pela internet. É possível encontrar todo tipo de produto de forma online. 

Alguns exemplos são:

  • Imobiliárias;
  • Cosméticos;
  • Vestuário;
  • Móveis.

Consultoria

Na consultoria, o profissional diagnostica problemas e oferece uma visão crítica e especializada sobre assuntos diversos, assim como na DNA de Vendas. Oferecer esse serviço online potencializa o seu alcance, uma vez que ela também pode ser feita de forma remota.

Alguns exemplos de consultoria são:

  • Consultoria de vendas;
  • Consultoria de marketing;
  • Consultoria de estilo;
  • Consultoria de gestão.

Quais são as etapas da venda online?

Para entender como vender na internet, é preciso saber exatamente quais são as etapas da venda. Ela acontece ligeiramente diferente do que em pontos físicos. Confira!

Atrair visitantes

Atrair visitantes é um dos pontos mais importantes para quem pensa em como vender pela internet. Para isso, é possível utilizar ferramentas como anúncios pagos, parcerias com influencers, lives, sites de busca etc e todas os outros recursos do inbound marketing.

Converter leads

Assim como no negócio físico, é necessário converter a visita em lead. Para isso, é necessário ter um funil de vendas adaptado ao mundo digital e montar uma estratégia de conversão assertiva, contando com tempo de abordagem, gatilhos de passagem e ferramentas do inbound marketing.

Fidelizar o cliente

O mundo online costuma ser ainda mais competitivo que o físico, já que algumas barreiras são quebradas, como localização. Assim, a concorrência passa a ser o território nacional e, a depender do produto, internacional.

O cliente deve ser fidelizado com um ótimo pós-vendas, que no mundo digital está incluso o tempo de entrega, suporte e atendimento ao cliente ágil e pessoal.

Requisitos legais para a venda pela internet

Quando se planeja em como vender pela internet é importante saber que a modalidade requer cuidados legais próprios para esse ambiente. O empreendedor não se preocupar com licenciatura para funcionamento físico, entretanto, requisitos tributários continuam valendo.

O empreendedor pode ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além de recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tanto para o estado de origem quanto para o que é feito a venda.

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor deve ser seguido sempre e possui regras específicas para o comércio eletrônico, um exemplo disso é que qualquer compra feita a distância dá a garantia do consumidor devolvê-la no período de sete dias a partir do recebimento.

Para estar por dentro de todas as leis, é indicado ter o aconselhamento jurídico, que pode ser de longo prazo ou uma consultoria.

Respeitando todas as normas e colocando todas essas dicas em prática, temos certeza que você terá um negócio de sucesso!

Para impactar seus resultados e colocar tudo o que foi dito em prática, entre em contato com um de nossos consultores.

DNA de Vendas

Somos a DNA de Vendas, a mais completa consultoria de vendas voltada para o aumento de produtividade de vendas do Brasil.Com experiência em mais de 40 segmentos do mercado, a empresa vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, por meio do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.

Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a outros artigos sobre vendas, acesse o nosso blog!

  • Não dependa da sorte: aprenda a fazer uma prospecção de clientes de sucesso
  • Como vender em tempos de crise? [Entrevista com Lucia Haracemiv]
  • Termos de vendas que você precisa conhecer! [Glossário de vendas]

Até a próxima!

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