Ir para o conteúdo
  • Quem Somos

    Sobre Nós

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil

    Clientes

    Mais de 1700 clientes em mais de 45 segmentos do mercado

    Cases de Sucesso

    Clientes que declaram o impacto do nosso trabalho nos seus resultados

  • Serviços

    Consultoria de Vendas Full Service

    Estruturamos Processos, Modelo de Gestão, Tecnologia e Capacitamos sua equipe de maneira personalizada

    Consultoria de Vendas Training

    Consultoria para construção e implementação de um Método de Vendas para sua empresa

    Consultoria de Vendas For Small

    Consultoria para times de vendas compactos. Construímos e implementamos o processo comercial ideal para a sua empresa

    Educação Corporativa

    Consultoria para construção de Trilhas de Aprendizagem para profissionalizar seu time de Vendas

    Treinamento de Vendas

    Desenvolvemos e executamos capacitações em diversos temas e formatos para aumentar a performance do seu time de Vendas

    Programa de Liderança

    Capacitamos seu time de gestores e líderes de vendas nos pilares de Negócio, Gestão, Desenvolvimento e Liderança

    Palestras para Eventos

    Associe seu evento à qualidade, impacto e autoridade que a DNA de Vendas tem no mercado

    Palestras para Convenções

    Transforme o mindset da sua equipe através das nossas Palestras Customizadas com alto nível de energia

    Workshop de Vendas

    Customizamos temas para atender a demanda específica de desenvolvimento para o seu time

    SalesMeet.io

    Ferramenta de IA que transforma reuniões, gera insights, preenche o CRM e desenvolve seu time como você nunca viu.

    SalesMeet Edu

    Plataforma de aprendizado contínuo para capacitar líderes e equipes de vendas com conteúdo prático e estratégico.

  • Grupo DNA

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil.

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil para times compactos

    Uma agência de Marketing Digital com DNA de Vendas

    A mais completa plaforma de desenvolvimento contínuo de vendas B2B do Brasil

  • Resultados
  • Conteúdo

    Blog

    Dicas práticas para a sua estratégia de vendas, gestão e T&D

    Materiais gratuitos

    Palestras, Webinars, eBooks e Infográficos. Aprenda tudo sobre vendas com a DNA

    Podcast

    Reunindo ideias e compartilhando conhecimentos

  • Contato

Consultoria online de vendas: vantagens para pequenas e médias empresas

Consultoria de vendas, Estratégia de Vendas
  • Por Lucia Haracemiv
  • 10 minutos de leitura

Conteúdo

Compartilhe

Imagino que você esteja em dúvida se vale a pena contratar uma consultoria online, não é isso? Mas fique tranquilo que neste artigo iremos esclarecer todas as dúvidas sobre essa questão. E caso você seja uma pequena ou média empresa, já adianto que esse é um investimento que pode ser bem compensador, especialmente se for uma consultoria de vendas online.

Vou te mostrar porquê!

Vale a pena contratar uma consultoria online?

A primeira pergunta que vem a cabeça com certeza é essa. Será que uma consultoria online vai ajudar a resolver o seu problema?

A resposta é: depende!

Como assim depende? Depende das dores do seu negócio, depende da estrutura da sua empresa e depende da consultoria que você pretende contratar.

Estou te deixando mais confuso? Não se preocupe! Eu vou te ajudar a responder essa questão.

Vamos lá!

O que é uma consultoria e para que serve?

Uma consultoria é um ‘’terceiro’’ chamado para dar soluções ou resolver um conflito dentro da sua empresa. Como assim? Uma empresa de consultoria é especializada em determinado assunto e geralmente é contratada por outras empresas para solucionar demandas internas com mais assertividade.

Isso acontece por alguns motivos, entre eles: quem está de fora da situação muitas vezes consegue enxergá-la com mais clareza e frieza, encontrando saídas diferentes para os problemas.

Além disso, o terceiro é imparcial e por ser um especialista sobre o tema, ele tem credibilidade para aplicar as decisões dentro da empresa.

Mas minha empresa precisa de uma consultoria?

Talvez você questione se o papel da consultoria é realmente necessário. Para te responder isso quero que você pense comigo: você como dono(a), diretor(a) ou gestor(a) da sua empresa, consegue resolver todos os problemas pelos quais ela passa?

Infelizmente, na grande parte dos casos a resposta é não.

Talvez você até tenha um conhecimento sobre todas as áreas, mas ele será superficial em algumas delas. Ou, mesmo que seja profundo, o dia a dia empresarial exige esforços muito grandes e você não terá tempo para resolver com eficiência todos os gaps do seu negócio.

E é aí onde entra a consultoria.

As pequenas e médias empresas, por exemplo, nem sempre conseguem contratar profissionais especializados em todos as áreas, muitas vezes um funcionário acaba acumulando algumas funções.

A própria divisão estrutural da empresa não é tão clara e departamentalizada como nas grandes, assim, nem sempre terá uma área jurídica, financeira, de recursos humanos ou até de marketing.

Por isso, pode ser que em algum momento você sinta a necessidade de contar com o suporte de profissionais mais especializados, mas como nem sempre será possível contratá-los, você pode recorrer à consultoria.

Qual o tipo de consultoria que preciso?

Há no mercado uma série de consultorias, nas mais diversas áreas, como jurídico e marketing, por exemplo.

O que você precisa se perguntar é: qual a dor do meu negócio?

A partir disso você saberá qual profissional buscar.

Imagina a relação da sua empresa com a consultoria como uma relação entre médico e paciente.

Você, enquanto empresa, identifica os sintomas que sente e busca um profissional especializado para te ajudar.

Se a sua dor hoje, por exemplo, for na área de vendas, então você precisa buscar ajuda de uma consultoria de vendas.

O que ocorre em muitos casos é a busca por uma consultoria empresarial. Só que muitas vezes isso pode ser uma perda de tempo e dinheiro. Sabe por quê?

Uma consultoria empresarial é generalista, ela busca tratar de vários temas ao mesmo tempo. E isso acarreta naquilo que já falamos inicialmente: a superficialidade.

Lógico, em alguns casos elas são úteis, especialmente quando a empresa sequer sabe qual seu principal problema.

Voltando a analogia do médico e paciente, você deve pensar da seguinte maneira: a consultoria empresarial é um clínico geral, enquanto as consultorias especializadas em áreas são os especialistas.

Se você tem um problema de coluna quem você procura? Um ortopedista.

A mesma coisa ocorre com as empresas, se seu problema é em vendas, você deve buscar uma consultoria especialista no assunto.

Agora vamos ao outro ponto:   

Consultoria online ou presencial? Qual contratar?

Ao perceber que você precisa de uma consultoria, a outra dúvida se dá sobre qual delas escolher.

Tanto a consultoria online quanto a presencial têm vantagens, o que você precisa analisar é qual delas se adequa mais a sua necessidade.

É comum criar uma resistência em relação à consultoria online, como se ela não fosse tão eficaz quanto a presencial, mas isso é um mito.

Hoje em dia, com todas as tecnologias existentes, essa história de ineficiência da consultoria online não funciona mais, é só uma questão de adequação da sua empresa.


Como funciona a Consultoria Presencial

Geralmente a consultoria presencial é necessária quando a estrutura da sua empresa exige que os consultores estejam internamente nela para realizar alguma atividade.

Isso geralmente ocorre em empresas de grande porte.

Até porque o valor da consultoria presencial é mais alto do que a online e envolve um projeto mais longo de imersão dentro da empresa.

Na DNA de Vendas, por exemplo, a nossa consultoria presencial (Full Service ou Training) geralmente é realizada em projetos com mais de 10 meses e envolve uma série de pilares na sua aplicação.

Nesses projetos, nossos consultores são deslocados para dentro da empresa para fazer um diagnóstico sistêmico e profundo de todos os fatores que influenciam a produtividade de vendas do nosso cliente.

A partir disso nós reestruturamos o processo comercial e capacitamos os profissionais de vendas, além de acompanharmos de perto a execução do projeto, verificando os resultados.

Por ser um projeto intenso, ele geralmente é aplicado em empresas que tenham uma estrutura que justifique o investimento e as atividades.

Portanto, não é uma questão de qual consultoria é melhor, é uma questão de qual se adequa mais à realidade da sua empresa.

Vamos analisar melhor em relação à consultoria online.

Como funciona a Consultoria Online

Quero que você faça a seguinte pergunta quando ficar em dúvida sobre a efetividade de uma consultoria online: o que uma consultoria presencial poderia fazer por você que uma consultoria online não seria capaz?

Se alguns pontos realmente forem necessários, ok! Busque uma consultoria presencial. Mas se seus medos não tiverem fundamentos concretos, e se você for uma pequena ou média empresa, então esteja de coração aberto para os benefícios que uma consultoria online pode trazer para seu negócio.

Inicialmente, o primeiro ponto a se analisar é o custo. Uma consultoria online tem um investimento bem menor do que uma presencial.

O segundo ponto é o tempo. Tendo em vista que ela será feita por videoconferência, você e quem mais participar das reuniões não terão que ficar em deslocamentos e aquele tempo na reunião será direcionado ao que realmente interessa.

E se seu medo é sobre o meio de comunicação dessa consultoria, não se preocupe! Hoje em dia existem muitos aplicativos de conversas online por meio de vídeo.

Aliás, grandes empresas fazem reuniões frequentes por meio deles, pois muitas vezes os participantes não estão na mesma cidade, sequer no mesmo país.

Ou seja, não tem o que se preocupar.

E te darei outra dica: se o processo comercial da sua empresa puder possibilitar que a venda seja feita remotamente, então você deveria pensar em como o inside sales pode ser lucrativo e pode aumentar a produtividade de vendas do seu negócio.

Para você entender melhor, vamos ver o tópico seguinte.

Funcionamento de uma Consultoria Online de vendas

As consultorias sérias geralmente têm uma metodologia de aplicação que são passadas através das reuniões remotas.

A consultoria da DNA de Vendas For Small, por exemplo, que é nossa consultoria online voltada para pequenos e médios negócios, divide as reuniões com base na metodologia dos 4 pilares de vendas desenvolvida pela DNA. E dependendo do pacote e da necessidade da empresa, poderá ser feito o diagnóstico e o workshop presencialmente.

O objetivo da consultoria é trabalhar os 4 pilares da produtividade de vendas: pessoas, processos, gestão e tecnologia, estruturando com o cliente o processo de vendas dele.

Para isso, iniciamos com um diagnóstico para identificar todos os gaps de vendas da empresa, definimos o SLA entre marketing e vendas, estruturamos o processo de vendas, definindo os gatilhos de passagem, motivos de lost e cadências entre as etapas do funil de vendas.

A partir da estratégia construída, a aplicamos dentro da ferramenta tecnológica utilizada e acompanhamos os resultados da empresa. Além disso, temos uma plataforma de educação para capacitar o time de vendas.

Tudo isso é feito através de uma metodologia que foi testada durante mais de 10 anos de experiência pela DNA de Vendas, nos mais diversos segmentos do mercado.

    • Descubra como a i9 Brindes aumentou 40% de suas vendas em 6 meses
  • Saiba como a G2 Tecnologia aumentou sua taxa de conversão de vendas
  • Veja como a iScholar organizou seu processo comercial com o apoio da DNA de Vendas For Small

Bom, te expliquei como funciona a consultoria da DNA de Vendas For Small por um simples motivo: para que você perceba que uma consultoria online também pode ser séria e ter objetivos precisos.

Eu sei que existem no mercado algumas consultorias sensacionalistas, que não têm uma estrutura pronta, nem métodos concretos. Então, antes de contratar uma consultoria você precisa observar alguns fatores.

Vamos ver quais são!

O que você precisa observar antes de contratar uma consultoria online

Antes de tudo você precisa verificar se é uma empresa séria e que tem autoridade no mercado.

Para isso você pode conferir o portfólio dela, verificar quais são os clientes que já atendeu e se possível até entrar em contato com alguns deles para ver a efetividade da consultoria no negócio daquela empresa.

Isso fará você sentir mais confiança no investimento que vai fazer.

Além disso, você deve pedir para o consultor explicar claramente como será o método aplicado (isso deve estar registrado). Ou seja, é preciso que tenha definição de como serão distribuídas as horas da consultoria e com quais atividades.

Assim, você saberá se a metodologia deles realmente é interessante para sua empresa e se o que eles vão passar realmente é o que vocês precisam saber.

Pronto para contratar uma consultoria online?

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer as dúvidas sobre uma consultoria online. Se quiser entender um pouco mais, ou entender sobre nossa consultoria de vendas para pequenas e médias empresas, procure um de nossos consultores.

Caso sua empresa necessite de uma consultoria de vendas presencial, e você queira entender melhor sobre ela, preparamos este artigo para você: Consultoria de Vendas – Tudo que você precisa saber!

Estamos sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Abraços e até a próxima!

Compartilhe
Linkedin-in
Lucia Haracemiv
É uma cientista do comportamento do consumidor, com mestrado pela UFPR e formação em Digital Business pelo MIT. Desenvolveu uma metodologia inovadora que impulsiona vendas em grandes empresas como General Motors, MRV e Ifood, atuando em mais de 45 setores. Lidera projetos de produtividade em vendas por todo o Brasil e é palestrante em eventos de vendas e marketing na América Latina e Europa.
Lucia Haracemiv
É uma cientista do comportamento do consumidor, com mestrado pela UFPR e formação em Digital Business pelo MIT. Desenvolveu uma metodologia inovadora que impulsiona vendas em grandes empresas como General Motors, MRV e Ifood, atuando em mais de 45 setores. Lidera projetos de produtividade em vendas por todo o Brasil e é palestrante em eventos de vendas e marketing na América Latina e Europa.
Linkedin-in
Assine nossa Newsletter
Cadastre seu e-mail aqui e receba dicas de como vender mais!
Baixe agora!

Artigos relacionados a esse tema

Descubra estratégias eficazes de treinamento para líderes de vendas B2B e como maximizar o impacto da sua liderança no desempenho da equipe comercial.
Liderança de EquipeProdutividade de VendasTreinamento em vendas

Treinamento para Líderes de Vendas B2B: como maximizar o impacto da sua liderança

  • Por Lucia Haracemiv
  • 04/06/2025
O QUE É OUTBOUND SALES
Estratégia de VendasTécnicas de vendas

Outbound Sales: o guia completo para atrair e converter leads proativamente 

  • Por Lucia Haracemiv
  • 30/05/2025
Processos de vendasProdutividade de Vendas

O Guia Definitivo do Processo de Vendas: o que é, quais as principais etapas e como construir um na sua empresa

  • Por DNA de Vendas
  • 25/05/2025
CRM de Vendas

Conheça os 10 melhores CRMs de Vendas para o mercado imobiliário

  • Por DNA de Vendas
  • 25/05/2025
Os melhores podcasts de vendas para se manter atualizado na área e vender mais
Dicas de Vendas

Podcast de Vendas: opções imperdíveis para se manter atualizado na área e vender mais!

  • Por DNA de Vendas
  • 24/05/2025
Dicas de VendasLiderança de Equipe

25 melhores livros de vendas: a lista definitiva para sua carreira!

  • Por Lucia Haracemiv
  • 23/05/2025

Fale com nossos consultores

Entenda hoje como podemos fazer sua empresa crescer mais

Grupo DNA

  • DNA de Vendas
  • DNA de Vendas For Small
  • DNA For Marketing
  • Sales Meet
  • Sales Meet Edu

Fale Conosco

São Paulo

(11) 2384-1502

Belo Horizonte

(31) 4042-0443

Rio de Janeiro

(21) 4042-4001

Salvador

(71) 4042-8852

Florianópolis

(48) 4042-2772

Curitiba

(41) 4042-2440

Endereço

Av. Maj. Sylvio de Magalhães Padilha 5200, América Business Park, Ed. Montreal 8º andar, Morumbi - São Paulo

Política de privicidade

Quem Somos

  • Quem somos
  • Clientes
  • Cases de Sucesso

Consultoria

  • Consultoria de Vendas Full Service
  • Consultoria de Vendas Training
  • Consultoria de Vendas para Pequenos Times

Treinamento

  • Capacitação de Vendas
  • Programa de Liderança

Palestras

  • Palestras para Eventos
  • Workshops de Vendas

Ferramentas de IA

  • SalesMeet
  • Assessment do Time de Vendas
  • Construção de PDI Individualizado

Receba conteúdos exclusivos

Saiba mais

  • • Produtividade de Vendas
  • • Estratégia
  • • Treinamento de Vendas
  • • Consultoria de Vendas
  • • Processo de Vendas

Redes Sociais

Linkedin-in Instagram Youtube Facebook-f

Grupo DNA

  • DNA de Vendas
  • DNA de Vendas For Small
  • DNA For Marketing
  • Sales Meet
  • Sales Meet Edu
Fale Conosco

São Paulo

(11) 2384-1502

Belo Horizonte

(31) 4042-0443

Rio de Janeiro

(21) 4042-4001

Salvador

(71) 4042-8852

Florianópolis

(48) 4042-2772

Curitiba

(41) 4042-2440

Quem Somos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Cases de Sucesso
Consultoria
  • Consultoria de Vendas Full Service
  • Consultoria de Vendas Training
  • Consultoria de Vendas para Pequenos Times
Treinamento
  • Capacitação de Vendas
  • Programa de Liderança
Palestras
  • Palestras para Eventos
  • Workshops de Vendas
Saiba mais
  • • Produtividade de Vendas
  • • Estratégia
  • • Treinamento de Vendas
  • • Consultoria de Vendas
  • • Processo de Vendas

Receba conteúdos exclusivos

Redes Sociais

Linkedin-in Instagram Youtube Facebook-f

Endereço

Av. Maj. Sylvio de Magalhães Padilha 5200, América Business Park, Ed. Montreal 8º andar, Morumbi - São Paulo

Política de Privacidade

Copyright © DNA de Vendas. Todos os direitos reservados.