Convenção de Vendas: as cinco principais dicas para organizar uma convenção de vendas de sucesso

Dicas de Vendas, RH estratégico, Treinamento em vendas

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Para organizar uma convenção de vendas que impacte a sua equipe de forma positiva e ainda gere resultados diante do investimento realizado, é preciso entender a estrutura básica desse tipo de evento. Desde o espaço, as atividades de lazer e o cardápio até o palestrante selecionado, todas as escolhas que fazem parte da organização de uma convenção de vendas contam pontos e determinam o sucesso do evento. Mas não precisa se assustar! Construir uma convenção de sucesso que fique marcada na memória de cada participante não é tão difícil quanto parece. Duvida? Então dê uma olhadinha neste artigo. Nele, separamos cinco dicas de organização para convenção de vendas que vão te ajudar a fazer um evento inesquecível para sua empresa! convenção de vendas lucia haracemiv Lucia Haracemiv, CEO da DNA de Vendas e palestrante.

O que é uma convenção de vendas?

Para entender o que é uma convenção de vendas é preciso pensar um pouco sobre seu significado. A convenção de vendas é um evento realizado por empresas com o intuito de reunir grande parte ou todo o seu corpo de profissionais para analisar resultados obtidos ao longo do ano (ou do mês) e traçar novas estratégias de ação. Em geral, essas convenções são realizadas em hotéis e auditórios e duram, em média, entre um e três dias.  O maior benefício dessas convenções é poder definir objetivos de forma mais participativa, envolvendo toda a equipe, além de integrar os colaboradores, em especial se a empresa tiver unidades em diferentes estados ou países.

Objetivos estratégicos da convenção de vendas

Uma convenção de vendas pode ter diversos objetivos, mas, de forma resumida, podemos dizer que o foco principal de toda convenção de vendas é alinhar e motivar, estrategicamente, a equipe.  Por isso, analisar os resultados alcançados no período anterior, planejar o novo momento e engajar o time para a elaboração de estratégias assertivas que superem as metas definidas devem ser pontos valorizados na convenção de vendas.  É importante também considerar a realização de atividades de lazer que criem momentos de descontração e tornem a relação entre empresa e indivíduo cada vez mais saudável.  É por isso que esse tipo de evento geralmente é realizado em ambientes agradáveis, que proporcionam leveza. Os participantes não devem sentir como se estivessem em uma rotina empresarial. Cada organização tem suas especificidades, mas os objetivos a seguir devem compor toda e qualquer estrutura de uma convenção de vendas para que o evento de fato traga bons resultados:
  • Integrar os profissionais;
  • Motivar toda a equipe;
  • Alinhar as estratégias de todas as unidades com a força de vendas;
  • Divulgar os resultados do último período;
  • Analisar os resultados;
  • Preparar os colaboradores para pelo menos uma ação específica a ser desenvolvida no próximo período;
  • Traçar novas metas.
convenção de vendas ricardo gouveia Ricardo Gouveia, Sócio-Consultor na DNA de Vendas e palestrante.

5 dicas essenciais para organizar uma convenção de vendas de sucesso

Organizar um evento desse nível requer muito trabalho e atenção e pode ser difícil começar a tomar as primeiras decisões. Para ajudar você com isso, separamos cinco dicas cruciais para que as suas próximas convenções de vendas sejam bem executadas, do início ao fim.  Sugestão de leitura: Como escolher a melhor palestra de vendas para seu Evento Corporativo

1. Encontre o lugar certo para sua convenção de vendas 

Planeje-se e organize-se para levar o seu time a um lugar incrível. Na convenção de vendas, ações decisivas são colocadas em prática. É importante selecionar um local diferenciado, que cause impacto positivo e promova a sensação de bem-estar e cuidado da empresa para com seu colaborador.

2. Contrate um palestrante de vendas

O palestrante de vendas consegue alinhar duas necessidades: motivar e gerar insights nas equipes. Ele não vai falar sobre números e dados específicos, pois isso só a empresa conseguirá fazer. Mas se um dos problemas apresentados for um resultado abaixo do planejado em qualquer indicador do negócio – por exemplo: volume, margem, positivação, conversão, penetração de famílias – você pode contratar um palestrante para falar sobre temas que acrescentem nesse sentido. Além disso, palestras motivacionais também são importantes, principalmente se a sua equipe não está performando bem. Por isso, não as deixe de fora da programação!  Hoje, é possível encontrar palestras motivacionais para todos os tipos de dores enfrentadas no mundo das vendas, então faça uma escolha estratégica. Leia mais: Palestras motivacionais para empresas: será que vale mesmo a pena esse investimento? convenção de vendas alisson razoni Álisson Razoni, Sócio-Diretor da DNA de Vendas e palestrante.

Como escolher o palestrante

Antes de tudo, você precisa saber que o palestrante deve ser um especialista na arte de vender. Um bom palestrante de vendas deve demonstrar autoridade sobre a área, além de uma boa oratória, que prenda a atenção e gere impacto no público. Para isso, você precisa pensar nos objetivos da convenção e no tema. A partir deste ponto, você deve buscar um profissional que tenha conhecimento sobre o assunto. Busque referências na internet, utilize ferramentas como o LinkedIn e verifique se ele tem know-how o suficiente sobre o tema. Procure por profissionais que conheçam verdadeiramente o mercado e que não se restrinjam à teoria. Assim, o palestrante escolhido conseguirá dar mais dinamicidade assertividade quanto aos objetivos da sua convenção de vendas.

3. Lançamentos em convenções de vendas

Faça uso total da força de uma convenção de vendas e aproveite o evento para realizar lançamentos de serviços ou produtos, além de definir e divulgar novas estratégias. Promova os lançamentos de tal forma que a equipe possa se sentir, de fato, fazendo parte da construção de uma nova etapa para a empresa.  Desenvolva ações que motivem as equipes a conquistar novos clientes e a fidelizar aqueles que já realizaram compras com a empresa. 

4. Planeje todas as atividades

Elabore um cronograma alinhado aos propósitos da empresa. Defina horários para iniciar e encerrar todas as atividades e se certifique de que os participantes serão devidamente instruídos quanto a isso.  Até mesmo o horário para atividades livres deve ser organizado para que o evento seja aproveitado ao máximo, sem quaisquer mal-entendidos e falta de organização.
palestra de vendas b2b

5. Orçamento

Avalie quais são as necessidades da empresa e considere as prioridades. Defina um orçamento para a realização da convenção de vendas de acordo com o que de fato está disponível para essa finalidade.  Organizar esse tipo de evento com o apoio de empresas especializadas na área é importante para que tudo ocorra conforme o planejado e de acordo com o orçamento previamente definido.

Conte com a DNA em sua próxima convenção de vendas!

Com o apoio da DNA de Vendas, você tem a segurança para realizar um evento de alto impacto, levando inteligência, ações práticas e conteúdo realmente relevante para seu time. Assim, é possível liberar todo o potencial da sua equipe, para uma mudança efetiva e mensurável nos resultados da organização. convenção de vendas dna de vendas consultoria Com a DNA de Vendas, você terá:
  • Soluções personalizadas e “sob medida”: pensamos e adaptamos os objetivos da convenção de vendas para algo prático e lúdico, de acordo com o perfil e necessidades da empresa. Nosso conteúdo é desenvolvido e customizado conforme o objetivo do seu evento. Em muitos casos, fazemos acompanhamento de campo para trazer um conteúdo de alta aderência, em uma linguagem precisa para solucionar os desafios práticos que a equipe enfrenta.
  • Impacto profundo: geramos impacto de verdade na sua operação comercial, com algo marcante, vivencial, inesquecível, com alto nível de entrega e alto nível de energia. Juntos, construímos uma convenção de sucesso que vai ficar marcada na memória de cada participante!
  • Insights significativos: as nossas palestras são pensadas para chacoalhar o seu time e gerar novas atitudes, desde o vendedor iniciante até os executivos de vendas experientes. Não temos modelos prontos; construímos continuamente conteúdos inovadores e aplicáveis ao seu negócio. Assim, geramos insights valiosos em vendas e gestão para a sua empresa.
  • Garantimos a excelência do seu evento: somos os parceiros estratégicos para um evento de vendas inesquecível. Auxiliamos na definição do escopo (formato e dinâmicas) alinhado ao planejamento, necessidades e público da sua empresa.
  • Visão Prática: nossos consultores que aplicam ações pontuais como palestras e workshops são os mesmos profissionais que desenvolvem consultorias e estruturam processos de vendas. Eles conhecem na prática os desafios e já vivenciaram isso em mais de 950 empresas.
  • Qualidade nas entregas: nosso NPS nos eventos e convenções de Vendas é de 9,7!
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Ao longo dos últimos 16 anos, nossas convenções já capacitaram mais de 500 mil vendedores Além disso, essas são apenas algumas das empresas que escolheram a DNA de Vendas para suas convenções e eventos anuais: convenção de vendas dna clientes A convenção de venda com a DNA é especialmente pensada para líderes comerciais que desejam incrementar seus resultados e capacitar seus profissionais de vendas com as últimas tendências do mercado, indicando as melhores metodologias e os indicadores de desempenho adaptados ao seu negócio.
Fale com um de nossos consultores e vamos pensar juntos em seu próximo evento! Saiba mais: Palestras de Vendas de Alto Impacto – Eventos Online e Presenciais Até a próxima.

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