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Por que você deveria unificar as estratégias de Inbound e Outbound Marketing para melhorar suas vendas

Marketing
  • Por Juliana Prado
  • 7 minutos de leitura

Conteúdo

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Compreender os conceitos aplicados em torno das duas estratégias, definir um plano de marketing que se adapte ao seu negócio e potencializar seu time de vendas pode ser um desafio para muitas empresas.

Porém, com o Inbound e Outbound Marketing é possível alcançar métricas de sucesso e obter um ótimo retorno sobre investimento (ROI), ou seja, o objetivo de todos os negócios.

Para isso, esqueça aquela ideia que o Outbound se opõe ao Inbound marketing!

O tipo de prospecção que ambos se propõem a fazer se complementam na busca de prospects qualificados.

Conhecer o seu mercado, descobrir onde está o seu cliente e segmentar muito bem o seu público é o que vai definir em qual estratégia você deve investir um valor maior:

  • Inbound Marketing;
  • Outbound Marketing;
  • Ambos!

O que é Inbound Marketing e Outbound Marketing

Qualquer tipo de propaganda que se propõe a exibir algum produto é baseado em ações interruptivas, aquelas que interrompem o consumidor para oferecer ou mostrar a qualidade de um serviço ou um oferta.

Comumente, somos interrompidos por propagandas de TV, rádio, outdoors, flyers, vídeos e até mesmo aqueles links patrocinados com objetivo de prospectar leads.

Na era digital, essas ações não são diferentes. Entretanto, são mais bem vistas e procuradas quando entregam conteúdo de valor aos seus prospects.

E essa prospecção, mais informativa, é feita através do Inbound Marketing.

Artigos, eBooks, whitepapers, e-mails marketing, infográficos e post para redes sociais são conteúdos relevantes que alimentam e conquistam o seu público-alvo, além de manter constantemente o interesse dos leads.

Sendo assim, Inbound marketing é como o uma isca. Ao implementar este método, você nutre seu prospect até que ele entre em contato com sua empresa através do marketing de atração e do marketing de conteúdo.

Outbound Marketing

O Outbound é um processo reverso, ou seja, ele vai até o cliente com anúncios patrocinados e interruptivos.

Justamente por essa característica “invasiva”, ele tem sido menos utilizado entre as empresas que buscam no marketing digital soluções para alavancar o resultado do seu negócio.

O que é uma decisão equivocada, já que atrelando as duas estratégias de marketing, os ganhos e benefícios são multiplicados.

  • Outbound Marketing: é a prospecção ativa de leads, ou seja, você vai atrás do lead através de mailing, propagandas e ligações.

Dessa forma, entendemos como as duas estratégias se encontram em um objetivo final que é a captação de cliente, ou seja, aumentar a quantidade de leads e gerar lucro.

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

 

 

  
INBOUND MARKETINGOUTBOUND MARKETING
Educar o prospect com conteúdos relevantesDivulgação ativa e ampla do produto
Clientes procuram a empresaEmpresa vai até os clientes
Diálogo aberto entre empresa e clientesComunicação unidirecional
Conhece as dores do cliente e os ajuda também a compreendê-lasNão conhece as dores, pois não possui segmentação de público
Público definido através de conteúdosPúblico massificado através de anúncios
PermissãoInterrupção
Menor custo para atração e conversão do leadMaior custo para atração e conversão do lead
Meios: artigos, eBooks, vídeos, webinars, emkt, blog e outros.Meios: publicidade, outdoors, flyers, links patrocinados, mala direta e outros.

 

 

 

Dessa forma, a diferença fundamental do Inbound Marketing está no fato de que o método influência na decisão do Consumidor antes mesmo de haver uma busca por uma solução específica.

Conseguiu entender como o Inbound e Outbound marketing podem funcionar muito bem juntos?

Confira este exemplo.

Imagine que você trabalha em uma empresa cujo principal serviço é a locação de máquinas para construção civil e quer ampliar sua carteira de clientes.

Você pode apostar em estratégias de Inbound marketing para ficar na primeira página do Google com palavras-chave estratégias do seu negócio como “aluguel de equipamentos para obras”, “locação de torres de iluminação”, ao mesmo tempo em que faz uma prospecção ativa para potenciais clientes como construtoras e empresas de engenharia, por exemplo.

Assim, você irá gerar maiores possibilidades de negócios ao unir as duas metodologias.

Os conteúdos relevantes da sua empresa, gerados pelo Inbound marketing, conseguem aumentar o tráfego do site, além de convertê-los através de formulários, landing pages e pontos de conversão.

Logo, a partir do Outbound marketing os resultados são obtidos rapidamente com a promoção de Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, Outdoors, TV, PAP e outros.

Qual o resultado da união entre o Inbound e Outbound marketing?

Os pontos positivos são muitos, por isso, recomendamos que você não enxergue as duas metodologias como inimigas, mas como ferramentas potenciais para o aumento dos seus resultados em vendas.

Unindo o Inbound ao Outbound você poderá gerar:

  • Aumento do tráfego;
  • Credibilidade;
  • Aos novos negócios: divulgação e mídia;
  • Negócios antigos: fidelização e confiabilidade com ticket alto;
  • Os processos de Outbound marketing reduzem a jornada de compra;
  • Lojas físicas e e-commerce podem facilmente atrelar as duas estratégias;
  • Treinamento e capacitação dos vendedores através de conteúdos relevantes;
  • Educação sobre o mercado para o cliente;
  • Qualificação dos leads;
  • Competitividade acentuada no oceano vermelho (mercado competitivo);
  • Visibilidade no oceano azul (mercados novos, sem muita competitividade).
 

 

E se eu quiser escolher apenas uma, qual delas é a melhor?

Não existe uma resposta definitiva para isso. Como vimos, é interessante implementar as duas estratégias em conjunto para potencializar os resultados em conversão de leads.

A Hubspot divulgou recentemente um estudo sobre Inbound e Outbound marketing,estratégias de vendas e operações na América Latina, Estado do Inbound em 2018, confira:

  • 50% dos profissionais de marketing descobriram que o Inbound oferece maior ROI;
  • 10% dos profissionais acreditam que o maior ROI se atribui ao Outbound;
  • 55% dos vendedores têm dificuldades com atividades de pré venda e prospecção.

O que indica que, se alinhadas de maneira correta, a junção do Inbound e Outbound marketing promete boas vantagens em relação ao ROI.

Ainda segunda a pesquisa, a prospecção e pré-vendas têm sido uma das maiores dificuldades do time de vendas.

Por isso, estabelecer uma estratégia focada na conversão, respeitando as características do seu público-alvo é um desafio que a empresa precisa sanar, mesmo que com ajuda de uma consultoria de vendas.

Fonte: State Of Inbound

Outra característica comum que os profissionais de marketing estão implementando é o investimento em canais de mídia, como: vídeos, redes sociais, Instagram, Facebook Messenger e outros.

O objetivo dessa estratégia é atingir maiores públicos tanto no ambiente offline, quanto online.

Ou seja, para escolher a estratégia que mais se adequa ao seu tipo de negócio é necessário fazer um comparativo entre o Inbound e Outbound marketing, desenvolvendo assim um modelo único de geração de leads e prospecção de vendas.

Para saber mais sobre isso, confira como a inteligência comercial pode te ajudar a fechar mais vendas:

Palestra de Lucia Haracemiv Superlogica

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