O que é outbound marketing? Veja conceito e dicas

Marketing

Conteúdo

Compartilhe

Você já ouviu falar em outbound marketing, mas achou que não vale mais a pena, em pleno século XXI, investir nesse tipo de estratégia?

Ou até mesmo, pensa que é complicado demais? Então, você deve ler esse artigo até o final. Pois nele, vamos conhecer o outbound em maiores detalhes e conferir dicas importantes para aplicar no dia a dia do seu negócio.

Compreender os diferentes processos de marketing é um ponto chave para o sucesso em vendas. Além disso, também é essencial para o posicionamento da sua marca, relacionamento com o cliente e para a construção da sua autoridade no mercado.

E quando falamos nisso, uma das estratégias que mais gera dúvidas é o outbound marketing. Afinal, muitas vezes ele é confundido com o inbound marketing.

Além disso, diversas pessoas pensam até que ele esteja ultrapassado, e como resultado deixam de investir na metodologia. Mas, será que é assim mesmo? 

Como vamos ver ao longo desse artigo, há diferenças fundamentais entre ambos. No entanto, ainda existem motivos válidos e necessários para a aplicação do outbound marketing nas empresas.

O que é outbound marketing?

Podemos definir o outbound marketing, traduzido para o português como “marketing de saída”, ou seja, é uma estratégia ativa de prospecção de clientes.

Isso significa que é o anunciante quem aborda o cliente em potencial. Isso é justamente o principal motivo para ele ser tão criticado por muitas pessoas atualmente.

Mas, para você entender melhor, veja as principais características da estratégia:

  • Baseia-se em publicidade passiva, como anúncios em jornais, televisão e outdoors;
  • Muitas vezes, têm custos maiores que outras formas de prospecção;
  • A personalização é mínima;
  • Pode ser muito agressivo em alguns contextos, já que precisa ser bem chamativo para render resultados;
  • A comunicação com o cliente é unidirecional.

Com certeza você já foi abordado por estratégias de outbound marketing em muitos momentos da sua vida, e nem se dá conta disso. Afinal, essas estratégias são muito comuns, pois foi assim que as empresas iniciaram a sua abordagem do consumidor tempos atrás. 

Naquela época, a partir dos anos 1940, a internet ainda estava longe de surgir, e a televisão estava começando a adentrar nos lares. Então, o marketing tomou uma forma unidirecional de se comunicar com o público.

Por exemplo, a pessoa assistia um comercial na TV, via um produto e poderia procurar na loja para comprar. 

Desta forma, o outbound marketing ganhou força até tomar a forma atual.

Por que é importante conhecer o outbound marketing?

O marketing evolui conforme o mercado evolui e com eles comportamento do consumidor, já que novas tecnologias, metodologias de vendas e tendências estão sempre em desenvolvimento.

Uma das funções primordiais do marketing é justamente acompanhar toda essa evolução e se adaptar a ela, para dar respostas adequadas às mudanças de comportamento do consumidor.

E quando o assunto é marketing, o outbound é simplesmente a base onde tudo começou. Por esse mesmo motivo, ele também é conhecido como marketing tradicional.

Portanto, algo que funcionou por tanto tempo, desde meados do século XX, não pode ser simplesmente ignorado. Acredite, há bons conhecimentos nele para quem souber aproveitar.

Vale lembrar que, as próprias estratégias do marketing digital nasceram a partir das formas mais tradicionais de fazer marketing. 

Isso porque as mudanças instauradas pela internet, pelas plataformas online e pelas mídias digitais não se concretizaram do dia para a noite, embora tenham sido muito rápidas quando analisamos de uma perspectiva mais ampla. 

Outbound e inbound são a mesma coisa?

Quando a internet surgiu, as empresas começaram a fazer outbound marketing em seus sites e outras páginas online.

Desde a década de 1990 e de 2000, com o início do acesso à internet, pode-se perceber que, ao entrar em um site, logo apareciam inúmeros anúncios chamativos piscando na sua tela, muitos eram em forma de pop-ups, inclusive.

No entanto, novas estratégias para captar clientes em potencial, começaram a nascer nesse período, era o começo do inbound marketing

A principal diferença é que nessa estratégia é possível fazer uma segmentação prévia do público para as campanhas. Estas são direcionadas para as pessoas potencialmente interessadas no tipo de produto ou serviço oferecido.

Por outro lado, enquanto o outbound marketing trabalha uma forma mais invasiva de abordagem, o inbound faz o contrário, e oferece conteúdos para atrair o cliente de forma estratégica e mais discreta.

No entanto, este último formato oferece conteúdos para fazer com que o consumidor se interesse pela marca. 

No outbound, os materiais podem ser ofertados através de anúncios pagos no Facebook, Instagram e Google, e as pessoas geralmente não esperam pela publicidade.

Em suma, no outbound as empresas precisam ir atrás de seus clientes de forma ativa para que o público tenha conhecimento e interesse em adquirir seus produtos e serviços. Enquanto que no inbound você precisa criar uma espécie de teia de aranha, para atrair o cliente, utilizando elementos como:

Com isso, é preciso esperar que o cliente se interesse pelo que você tem a oferecer e seja fisgado. Portanto, para ter sucesso com inbound marketing é preciso investir na geração de conteúdo de valor com um alto poder de atração para o perfil de cliente ideal – ICP. Quando essas estratégias são bem implementadas os resultados podem ser elevados.

O outbound marketing está ultrapassado?

Lembra que no início desse artigo comentamos que muitas pessoas acreditam que o outbound marketing está ultrapassado?

A verdade é que não é bem assim. O surgimento de uma nova maneira de se relacionar com o público não quer dizer que os métodos tradicionais de marketing estejam extintos ou completamente em desuso.

Vamos citar um exemplo muito prático da vida moderna: você já viu um anúncio pago em um vídeo do YouTube?

Pois é, isso é uma das estratégias do outbound marketing. E não é só isso, pois, devido às mídias digitais, a metodologia ficou mais inteligente.

Pense um pouco: quantas vezes você já pesquisou algo no Google e depois viu um anúncio relacionado com aquela busca em algum lugar da internet? 

Então, o outbound marketing não está ultrapassado, mas sim reformulado, já que com a internet e suas inúmeras possibilidades de vender e anunciar, ele ganhou uma nova roupagem e continua sendo eficaz.

Sem mencionar que milhões de pessoas também consomem anúncios em jornais, televisão, rádio, folhetos e até outdoors. 

5 dicas para ter sucesso no outbound marketing

Mas, se o outbound marketing não está ultrapassado, o que é preciso para ter sucesso com  ele? Essa é uma pergunta importante, principalmente se você quer ter resultados comparáveis ao seu investimento.

Para responder ao questionamento e ajudar você na sua jornada pelo outbound marketing, preparamos uma seleção de dicas fáceis de implementar e que podem render resultados significativos para quem fizer um bom planejamento prévio para aplicá-las. Confira a seguir.

1. Segmente suas ações de marketing

Não há nada de errado em segmentar suas ações de outbound marketing também. Pois, você pode fazer com que seus anúncios apareçam diretamente na visão de quem tem o perfil desejável para comprar de você.

Vamos citar um exemplo mais uma vez. Caso você tenha uma empresa de artigos de luxo, qual o melhor local para colocar um outdoor? Com certeza, em bairros onde moram pessoas de renda mais elevada. 

Entenda, isso não quer dizer que pessoas de menor poder aquisitivo não gostem do seu produto, mas que dificilmente poderão comprá-lo.

Se o cliente não puder pagar, você não irá vender, e ainda terá gasto seu orçamento com uma publicidade que deu errado. Então, é bom segmentar sempre.

2. Saiba que todas as pessoas são iguais

Esse é outro ponto crucial para quem busca sucesso com outbound marketing: todas as pessoas são iguais, e qualquer um que tenha dinheiro para pagar pelos serviços ou produtos é um cliente em potencial.

Considere que, antes de vender qualquer coisa, a sua principal função é oferecer soluções para problemas, ou atender as necessidades do consumidor

Pois, esses são os dois motivos principais pelos quais as pessoas compram: porque precisam daquele item ou porque o desejam muito.

Então, ao formular seus anúncios de outbound, não pense em apenas uma pessoa ou grupo específico, pense em como você pode vender o que será anunciado para qualquer pessoa.

Em outras palavras, é procurar convencer o maior número possível de pessoas a comprarem de você.

Aqui, seus únicos limites devem ser a ética e o bom senso. Afinal, obviamente, você não pode vender alguns produtos, como bebidas alcoólicas, para qualquer pessoa.

Nesse caso em específico, é preciso deixar de fora do seu foco publicitário qualquer elemento que atraia crianças e adolescentes.

3. Defina por onde começar

Não é possível fazer um bom anúncio que oferece soluções, se você não conhece nada sobre seu público-alvo ou os principais fatores que têm apelo junto às massas.

Esses conhecimentos são fundamentais para obter melhores resultados com o outbound marketing.

Antes de tudo, defina por onde começar e qual será o ponto chave da sua campanha em torno do qual tudo irá girar.

Pode ser uma música que caiu no gosto do público recentemente, uma necessidade muito importante que seu produto solucione ou até mesmo algum assunto sobre o qual muitas pessoas estão falando.

O outbound marketing funciona quando dialoga com o público na mesma linguagem, e como se trata de um processo de marketing voltado para o maior número de pessoas possíveis, o ideal é que seja algo muito popular. 

É assim que surgem aqueles anúncios virais que ficam literalmente “na boca do povo”.

4. Crie anúncios e campanhas com alto poder de atratividade

Uma coisa importante a ser mencionada sobre o outbound marketing é que ele vive de anúncios com alto poder de atratividade. Afinal, ele precisa ter impacto para convencer o público a entrar em contato com a empresa e efetuar a compra.

Então, podemos dizer que um anúncio atrativo é tão importante para o outbound quanto conteúdo de valor é o para Inbound. Caso contrário, você pode investir muito em anúncios e vai passar despercebido para muitas das pessoas.

Uma boa dica é focar no principal sentido do anúncio para seu público. Por exemplo: uma imagem requer brilho, cores apropriadas, destaque para o produto, entre outros fatores.

Mas, uma vinheta para o rádio precisa ter o tom certo de entonação vocal, um bom jingle e uma música adequada, etc.

5. Faça uma matriz de qualificação e objeções

Uma matriz de qualificação e objeções é um checklist de pontos positivos e negativos que envolvam seus produtos e serviços e, inclusive, é bem simples de elaborar. Basta responder a duas perguntas: 

  • Quais as principais objeções do público aos meus produtos e serviços? 
  • Quais as principais qualidades que o público percebe neles?

Então, há duas formas de trabalhar: é possível fazer campanhas que focam nas qualidades e ressaltam ainda mais os pontos positivos. Ou você pode focar em modificar os aspectos negativos que o público percebe e mudar a sua imagem. 

A escolha depende dos seus objetivos com a campanha e do quão problemáticos para seu sucesso são os pontos negativos levantados. 

Algumas vezes, você pode até mesmo constatar que precisa fazer melhorias no próprio produto ou serviço que oferta.

O Outbound marketing continua atual e vale a pena investir!

Depois de todas essas informações, podemos concluir que o Outbound marketing continua atual e vale a pena o investimento. Principalmente, porque uma única campanha bem sucedida pode ter um retorno bem elevado, já que não há limites para o número de pessoas que verão seus anúncios.

Então, a grande questão é entender que marketing de saída ainda pode ser muito eficaz, desde que bem formulado e adaptado ao momento em que vivemos.

É claro que cada empreendimento tem as suas particularidades, contudo de uma forma geral, o outbound ainda se adapta bem a maioria dos modelos de negócios.

Texto produzido pelo Snov.io.

Compartilhe
Vinícius Magalhães
É especialista em Marketing Digital para Vendas Complexas e B2B, com mais de 10 anos de atuação em projetos digitais. Atua em contas dos segmentos de energia, engenharia e soluções profissionais complexas.
Vinícius Magalhães
É especialista em Marketing Digital para Vendas Complexas e B2B, com mais de 10 anos de atuação em projetos digitais. Atua em contas dos segmentos de energia, engenharia e soluções profissionais complexas.
Assine nossa Newsletter
Cadastre seu e-mail aqui e receba dicas de como vender mais!
Baixe agora!

Artigos relacionados a esse tema