Sim, vale a pena!
Muitos líderes de vendas desacreditam no poder de um bom discurso inspirador. No entanto, quem trabalha com vendas sabe que o batimento de metas não depende apenas da técnica ou do mercado: é importante que o profissional se sinta motivado e queira realmente comprar essa briga.
Além disso, as palestras motivacionais para empresas são uma ótima pedida para aqueles momentos de crise no mercado ou quando o time está com a energia baixa por motivos internos.
Muitas vezes, o gap das suas vendas está na falta de estímulo e na não capacitação dos profissionais de vendas.
Quer saber mais como funciona esse tipo de palestra? Contamos tudo neste artigo!
O que é e como funciona a palestra motivacional em vendas?
A palestra motivacional é, em sua essência, um discurso proferido pelo palestrante que inspira, motiva e encoraja seus ouvintes a seguir atitudes que irão melhorar a sua desenvoltura em vendas.
Em geral, esse profissional tem grande experiência em vendas e vai utilizar da palavra para motivar equipes. Isso pode ser feito por meio de histórias de superação e cases de sucesso conquistados ao longo da carreira, mostrando que dificuldades fazem parte desse nicho, mas que é possível superá-las e ter bons resultados.
O palestrante também pode fazer uso de recursos multimídia ou de dinâmicas, tornando o momento ainda mais prazeroso.
Já o tempo da palestra vai variar de acordo com o tema ou a necessidade do time. Em geral, tem duração de 40 minutos a duas horas.
Quais são os tipos de palestras motivacionais para empresas?
Engana-se quem acredita que a palestra motivacional é genérica. Você sabia que é possível ter um tipo de palestra para cada dor na sua equipe?
Além disso, as palestras motivacionais para empresas podem ser feitas em diversos formatos.
Confira alguns tipos e estilos de palestras motivacionais em vendas:
- palestra show
- palestra online (ao vivo ou gravada)
- histórias de vida
- história de superação com determinado cliente
- palestra motivacional-educacional
- palestra motivacional para integração da equipe
- palestra motivacional para líderes de vendas
- palestra motivacional para crises internas
Por que as palestras motivacionais para empresas são tão importantes para a performance de um time de vendas
A área de vendas é bastante agressiva, afinal é preciso lidar com a pressão do batimento de vendas, a dor de perder uma venda alta, o salário instável (já que muitas empresas aplicam o regime de comissões) etc.
Assim, é comum encontrar executivos de vendas desmotivados com a profissão ou com a empresa, deixando o rendimento comprometido.
Nesse sentido, as palestras motivacionais para empresas conseguem obter resultados rápidos em uma equipe se feitas de forma eficaz.
Confira, a seguir, outros pontos que fazem com que as palestras motivacionais sejam diferenciais para equipes comerciais.
Aumentam a motivação dos profissionais de vendas
O benefício mais instantâneo é, sem dúvida, o aumento da motivação dos executivos de vendas.
Como essas palestras partem do lado motivacional e, muitas vezes, são feitas a partir de histórias inspiradoras de vida, os ouvintes saem com gás para realizar mais vendas e bater a meta daquele mês.
Promovem a educação em vendas
Outra parte importante desse tipo de palestra é o aspecto educacional. Como a maior parte das palestras conta com um especialista no assunto, muitas vezes eles proporcionam um conteúdo acadêmico de valor e importante para os ouvintes.
Dessa forma, o profissional não apenas sai mais motivado e animado no fim da palestra como também consegue absorver um conteúdo educacional importante que pode estruturar a geração de insights.
Melhoram o clima organizacional
Sabe a expressão “vestir a camisa”? Uma ótima forma de fazer isso é oferecendo palestras motivacionais. Isso acontece porque o profissional de vendas vê que a empresa está interessada no desenvolvimento dele como indivíduo; como consequência, ele passa a valorizar mais o trabalho.
Além disso, as palestras motivacionais para empresas são uma boa solução para integrar a equipe. Muitas delas fazem uso de dinâmicas, que podem ser em grupo ou individuais, proporcionando um contato que não seja meramente profissional entre as pessoas.
Afinal, todo bom líder sabe que manter relações saudáveis com a empresa e os colegas é fundamental para o desempenho individual.
Veja também: como motivar vendedores.
Proporcionam retorno financeiro para a empresa
Muitos líderes não enxergam o valor das palestras motivacionais porque só as veem como mais um gasto, sendo que, na verdade, são um investimento.
Engajar a equipe, motivar pessoas e aumentar o laço entre os times é crucial para mais resultados em vendas. Afinal, o profissional pode ter capacitações extraordinárias, mas, se ele não se sente à vontade no ambiente de trabalho ou tem alguma insegurança latente, dificilmente conseguirá dar resultados.
É importante considerar que nem sempre o problema do time está no nível de conhecimento dos profissionais de vendas; muitas vezes, pode ser a falta de motivação para alcançar objetivos.
Quando estamos motivados e inspirados, não perdemos tempo, nos comunicamos abertamente e nos baseamos em valores e fatos. Com funcionários motivados e engajados, conseguimos atingir objetivos e metas na metade do tempo.
Estando de bem com o patrão e com os seus colegas, os funcionários conseguem ter mais tempo para focar no trabalho, gerando mais produtividade e, portanto, colaborando mais com a empresa.
Quando vale a pena investir em uma palestra motivacional para empresas?
Convenções, feiras e eventos de fim de ano são alguns momentos em que contratar uma palestra motivacional para empresas costuma gerar muito engajamento e proporcionar uma interação mais atraente para o seu público.
Além disso, esse tipo de palestra é indicado para alguns gaps comuns a times de vendas, como:
- equipe desmotivada
- equipe sem integração
- crises
- implementação de nova cultura organizacional
- mudança de liderança (caso isso esteja impactando nos resultados)
- equipes inteiramente novas (ou com muitos membros novos)
- ausência de batimento de metas
- equipe desnivelada (quando um profissional alcança muitos resultados e outros não)
Por quais desses problemas a sua equipe está passando agora?
Conte com a ajuda da DNA de Vendas
A DNA de Vendas é a mais completa consultoria voltada para o aumento de produtividade de vendas do Brasil.
Além das consultorias, a DNA realiza palestras motivacionais e educativas para setores comerciais de empresas, podendo ser pequenos, médios ou grandes negócios. O foco do conteúdo está no aumento de produtividade de vendas a partir de discursos e histórias inspiradoras combinadas com a expertise da DNA.
Nossos consultores e palestrantes têm experiência em mais de 40 segmentos do mercado e são referência no setor imobiliário e em tecnologia.
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Até a próxima!