Uma pergunta para você, gestor: com que frequência você tem feito treinamento para os vendedores de veículos da sua concessionária?
Se não o faz regularmente, mais cedo ou mais tarde seus concorrentes irão te atropelar! E eu vou te dizer o porquê…
Os compradores de carro chegam nas lojas de veículos mais informados e preparados antes de realizar uma compra.
Há quem enxergue esse fato como um problema, mas eu te digo: o treinamento da sua equipe é como o caminho do arco-íris até o pote de ouro!
Quem é capacitado constantemente torna-se mais competitivo pelo fato de estar sempre atualizado em relação às demandas e comportamentos dos clientes desse mercado tão disputado.
Vamos começar pela importância do treinamento dos vendedores de veículos, vou te dizer qual é a melhor forma de qualificá-los!
Importância do treinamento para vendedores de veículos
Simplesmente porque um vendedor capacitado muda a percepção do cliente em relação ao produto e, consequentemente, a percepção custo/ benefício.
A capacitação do time de vendas potencializa seu diferencial competitivo!
Por quê?
Pense comigo: o que um gerente ganha se ele se preocupar em preparar a sua equipe comercial sempre?
A resposta é simples! Ele consegue melhorar e agregar valor a um dos elementos mais importantes em uma concessionária: o atendimento.
Que é um dos grandes responsáveis por assegurar a recompra de veículos em sua loja! Além disso, é o atendimento o que garante lealdade e satisfação ao cliente.
Os profissionais de vendas bem-treinados são capazes de personalizar a forma de atendimento ao público, pois entendem que cada pessoa tem comportamentos, sentimentos, necessidades e reações distintas.
Então, quanto mais preparada sua equipe estiver, mais assertiva ela será em sua abordagem, pois a capacitação aprimora suas competências de vendas, adequa as linguagens e aumenta o poder de persuasão de cada vendedor.
Assim, eles irão saber lidar melhor com clientes difíceis, que são aqueles que não deixam claras as suas necessidades; os que estão na dúvida para decidir entre comprar na sua mão ou na concorrência; e, principalmente, os que sempre dizem:
“ESTÁ CARO!”
Esses são os campeões!
É aí que entra em evidência o objetivo principal do treinamento para vendedores de veículos:
Uma equipe qualificada destaca os valores do produto, não o preço.
Então, a intenção é fazer com que os clientes enxerguem os benefícios ofertados para que não comprem nas mãos do concorrente.
E você não quer ver esse dinheiro ir embora, não é?
Por que a capacitação dos vendedores de carro deve ser constante?
Porque o mercado automotivo é dinâmico e acirrado.
Todo ano surgem novos modelos de veículos, por isso os vendedores precisam estar por dentro de todos os detalhes e novidades.
Assim, eles podem fazer comparações e apresentar as vantagens de adquirir determinado modelo.
Além disso, a todo instante são divulgados novos estudos que esclarecem as tendências de intenção de compra e de comportamento dos clientes desse segmento.
As informações obtidas podem ser determinantes na mudança dos processos comerciais da sua empresa, da forma de abordagem do cliente, no relacionamento durante o pós-venda, etc.
E assim você pode acabar traçando estratégias inovadoras de vendas!
Presencial x Online: qual treinamento é melhor?
Não existe melhor nem pior, depende da estrutura do seu negócio.
É óbvio que as duas formas de capacitação têm seus próprios estilos e dinâmicas, mas isso é fundamental porque assim sua equipe tem a possibilidade de assimilar o conteúdo de maneiras diferentes.
Na capacitação presencial, os vendedores estão em contato direto com quem vai instruí-los. Então, é possível exprimir o máximo de informações deles, e de maneiras dinâmicas e experienciais para que os profissionais compreendam da melhor maneira.
Já na online, os próprios profissionais de vendas irão construir seus conhecimentos. As aulas servem como base e o ensino in loco complementa a assimilação do conteúdo a partir das dúvidas retiradas junto ao instrutor, bem como das demonstrações de como proceder ao realizar o atendimento ao cliente.
Se quiser entender melhor sobre como transformar os treinamento de vendas em resultados efetivos, recomendamos a leitura complementar deste artigo:
Os Segredos do treinamento de Vendas que gera resultados
Pronto para capacitar os vendedores da sua concessionária?
Entendeu o motivo de treinar seus vendedores constantemente?
Para que sua concessionária lucre, sua equipe precisa estar preparada para garantir as vendas dos veículos e serviços que sua loja oferta, agregando valor aos produtos como forma de justificar aquela precificação!
Se os clientes percebem o motivo de pagar aquela quantia, optando pela sua marca e não pelo concorrente, é porque entendem que aquela aquisição realmente vale a pena.
E pode ter certeza de que não tem nada melhor do que um cliente que tem a plena consciência de que está levando para casa mais do que um automóvel, mas algo que pode melhorar a sua vida e da sua família!
Vender não precisa ser uma dificuldade para seu negócio.
Se estiver procurando quem solucione seus problemas de vendas, pode contar com a gente! Já realizamos treinamentos para os maiores players no mercado automotivo, e lhes garantimos ótimos resultados.
Garanta a oportunidade de levar nossas soluções para sua empresa e tenha um desempenho superior!
Até a próxima!
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