Ir para o conteúdo
  • Quem Somos

    Sobre Nós

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil

    Clientes

    Mais de 1700 clientes em mais de 45 segmentos do mercado

    Cases de Sucesso

    Clientes que declaram o impacto do nosso trabalho nos seus resultados

  • Serviços

    Consultoria de Vendas Full Service

    Estruturamos Processos, Modelo de Gestão, Tecnologia e Capacitamos sua equipe de maneira personalizada

    Consultoria de Vendas Training

    Consultoria para construção e implementação de um Método de Vendas para sua empresa

    Consultoria de Vendas For Small

    Consultoria para times de vendas compactos. Construímos e implementamos o processo comercial ideal para a sua empresa

    Educação Corporativa

    Consultoria para construção de Trilhas de Aprendizagem para profissionalizar seu time de Vendas

    Treinamento de Vendas

    Desenvolvemos e executamos capacitações em diversos temas e formatos para aumentar a performance do seu time de Vendas

    Programa de Liderança

    Capacitamos seu time de gestores e líderes de vendas nos pilares de Negócio, Gestão, Desenvolvimento e Liderança

    Palestras para Eventos

    Associe seu evento à qualidade, impacto e autoridade que a DNA de Vendas tem no mercado

    Palestras para Convenções

    Transforme o mindset da sua equipe através das nossas Palestras Customizadas com alto nível de energia

    Workshop de Vendas

    Customizamos temas para atender a demanda específica de desenvolvimento para o seu time

    SalesMeet.io

    Ferramenta de IA que transforma reuniões, gera insights, preenche o CRM e desenvolve seu time como você nunca viu.

    SalesMeet Edu

    Plataforma de aprendizado contínuo para capacitar líderes e equipes de vendas com conteúdo prático e estratégico.

  • Grupo DNA

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil.

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil para times compactos

    Uma agência de Marketing Digital com DNA de Vendas

    A mais completa plaforma de desenvolvimento contínuo de vendas B2B do Brasil

  • Resultados
  • Conteúdo

    Blog

    Dicas práticas para a sua estratégia de vendas, gestão e T&D

    Materiais gratuitos

    Palestras, Webinars, eBooks e Infográficos. Aprenda tudo sobre vendas com a DNA

    Podcast

    Reunindo ideias e compartilhando conhecimentos

  • Contato

Vendas internas: o que são e como montar uma equipe de resultados

Blog, Competência de Vendas, Consultoria de vendas, Estratégia de Vendas
  • Por DNA de Vendas
  • 12 minutos de leitura

Conteúdo

Compartilhe

Um dos principais objetivos de qualquer negócio é vender seus produtos ou serviços, algo que nem sempre é uma tarefa fácil, dependendo do cenário econômico e da atuação da concorrência. É aí que entra a atuação da venda interna ou inside sales (de dentro da empresa), como um modelo de vendas eficiente e capaz de potencializar a rentabilidade do negócio.

No entanto, apenas estruturar uma equipe de vendas internas não é o suficiente para se chegar a esses resultados. Para garantir mais negócios gerados, com taxas de conversões elevadas, é necessário que toda a gestão de vendas esteja focada em resultados. Se seu time comercial tem uma cultura de alta produtividade bem estabelecida, ele vende mais.

Em uma estrutura de atendimento realizada no modelo inside sales, focada em resultados, são necessárias algumas ações.

São essas dicas que você verá no decorrer deste texto para vendas internas, onde serão indicados aos gestores comerciais os melhores caminhos para montar uma equipe de vendas internas focada em resultados, ávida por superar a concorrência.

Primeiro de tudo: venda interna não é telemarketing

Muita gente confunde, mas venda interna e telemarketing são atuações distintas dentro do time de vendas. Enquanto o telemarketing trabalha com scripts fechados, abordagem padronizada e uma lista prévia de clientes, a venda interna trabalha com canais variados, atendimento personalizado e com público segmentado.

Geralmente, o foco do inside sales está nas vendas consultivas e complexas, feitas a partir de leads gerados via inbound (atração) ou outbound (prospecção).

Hoje, graças à internet e às suas ferramentas, é possível tornar o contato com o cliente mais cômodo, com reuniões e apresentações remotas, sem a necessidade de visitas presenciais – o que não significa que elas não aconteçam eventualmente.

Os profissionais atuam como consultores, compreendendo as “dores” do cliente, para atendê-lo de forma customizada.

A adoção de scripts de vendas é uma boa dica para o time de inside sales. Esse é um ótimo recurso de consulta, que auxilia a consultoria na hora de apresentar o produto ou serviço, de forma mais completa e precisa. Diferentemente do script adotado pelo telemarketing, o utilizado em venda interna não é tão “fechado”, permitindo maior flexibilidade no uso.

Existem técnicas que devem ser utilizadas, nesse caso, para dar qualidade à conversa em todos os níveis, desde o primeiro contato até o fechamento. É importante frisar que o discurso de vendas deve ser adaptado desde a prospecção/pré-venda, para que o script  utilizado não seja o mesmo de vendas no momento da negociação.

A maior parte das negociações do executivo de vendas interno é realizada de forma remota, com raras visitas presenciais, o que promove uma otimização no atendimento do profissional de vendas que, em vez de perder tempo em deslocamento, pode dedicar alguns momentos para conhecer melhor o cliente/prospect, bem como aplicar estratégias adequadas e que promovam mais conversões.

Por que implementar uma equipe de vendas internas?

Um dos principais benefícios gerados para uma empresa, com a implementação de uma equipe de vendas internas, é a redução dos custos de operação. Quando bem estruturado, o inside sales consegue manter esse custo bem abaixo dos modelos tradicionais de field sales (vendas externas).

Outro bom motivo para investir em inside sales é superar a concorrência. Afinal, não são poucas as empresas no Brasil com planos de crescimento. A edição 2022 da pesquisa “Agenda”, da Deloitte, aponta que 85% delas pretendem lançar produtos ou serviços ainda este ano.

Mesmo com algumas preocupações rondando o ambiente de negócios no Brasil, os entrevistados mostraram que estão mirando na expansão dos negócios. Os desafios à frente, como alta dos juros em 5% e aumento dos casos de covid-19, não são empecilho para novos investimentos, conforme retrata o relatório da Deloitte:

  • 41% deve investir no lançamento de pontos de venda;
  • 21% esperam crescimento das vendas maior do que 20%, já que a taxa média de crescimento de vendas esperada pelas organizações é de 10,2%;
  • 6% preveem queda nas vendas.

Sendo assim, a hora é de agir e buscar se diferenciar dentro do mercado, investindo onde realmente vai gerar os resultados que se espera:

  • Mais leads
  • Aumento nas vendas
  • Lucro

Como criar uma cultura de resultados?

Focar em resultados é a ambição de toda empresa que pensa em crescer e se tornar cada vez mais rentável. Por isso, estabelecer uma cultura de resultados junto ao time de vendas é essencial para a criação de um diferencial para a empresa, dentro do mercado que atua.

Um time de inside sales com foco no resultado deve pensar alto e ter propósitos de crescimento. Esse tipo de cultura se estabelece com:

  • Reuniões diárias
  • Coaching constante
  • Incentivo ao time com bonificações e comissões atreladas às metas

Gestão de vendas internas

A gestão de vendas, antes de tudo, deve estar integrada à gestão de marketing para que, juntas, possam fazer o planejamento comercial acontecer, com os processos seguindo seu percurso exatamente como desenhado.

“A falta de integração entre os times de marketing e de vendas é um dos fatores que mais prejudica a qualidade da operação, dos processos e, consequentemente, da produtividade de ambas as equipes”, orienta Lúcia Haracemiv, sócia-fundadora da DNA de Vendas.

O papel da gestão de vendas internas é coordenar a equipe, os contratos e os recursos para que seu time tenha boas respostas. Um bom gestor sabe motivar seu time, fazendo-o alcançar as metas estabelecidas e, consequentemente, aumentar os lucros da empresa.

A construção e a manutenção de um time comercial com foco em resultados têm se mostrado um dos grandes desafios dos gestores, quando o assunto é venda interna. Integrar e gerenciar diferentes profissionais, requer desse gestor:

  • habilidade para liderar equipes;
  • experiência;
  • técnica;
  • apoio de um time de marketing que jogue com o time de vendas;
  • gestão estratégica.
 

 

Profissionais necessários para montar uma equipe de vendas internas

O recomendado é que sejam selecionados perfis diferentes, mas complementares, para esse tipo de venda. Além de facilitar o trabalho da gestão comercial, insere qualidade e espírito de equipe ao time.

Para montar uma equipe inside sales, são necessários os seguintes profissionais, na seguinte ordem hierárquica:

  • Gestor de vendas
  • Executivo de vendas
  • Auxiliar de vendas ou assistente de vendas (BDRs ou SDRs)

A definição de responsabilidades, cargos e funções dentro das equipes é fundamental para a estruturação organizacional interna.

“É importante destacar que um bom processo de recrutamento e seleção tem o objetivo de identificar pessoas com características e comportamentos que, uma vez acompanhadas com um bom processo de onboarding e ramp-up, conduzam o profissional à alta performance em vendas”, pontua Alisson Razoni, sócio-diretor da DNA de Vendas.

Como estruturar uma equipe de vendas de resultado?

Uma equipe de sucesso, focada em resultados, não é estruturada na seleção, com o RH, ela é construída pela gestão de vendas. Enquanto o RH identifica potenciais profissionais, a gestão molda sua equipe, qualificando, treinando, definindo responsabilidades e oferecendo as ferramentas necessárias para que desenvolvam bem seu trabalho.

Para isso, é necessário investir em:

  • Qualificação

Procure incentivar os executivos de vendas a ficar informado sobre as novidades da sua área de atuação, aprimorando seu conhecimento do mercado. Isso envolve investimento em cursos, palestras, participação de eventos do seu time, workshops, entre outros.

  • Treinamento

Deve ser realizado com base nos objetivos da empresa e no processo de vendas internas. Investir no onboarding é imprescindível para que os novos profissionais contratados adquiram o conhecimento, as habilidades e os comportamentos necessários para se tornarem insiders eficazes.

  • Ferramentas tecnológicas

Defina as principais ferramentas que serão utilizadas pela equipe (CRM, e-mail marketing, redes sociais, entre outros canais de comunicação com o cliente).

Pessoas ou tecnologia: em que investir primeiro?

A pesquisa da Deloitte indica que entre startups e empresas de médio e grande portes, quando o assunto é expansão dos negócios, os investimentos em tecnologia aparecem entre os principais interesses.

Aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão e infraestrutura lideram com 95%, seguidos de gestão de dados (95%), segurança digital (95%), customer marketing (81%), atendimento ao consumidor (78%) e canais de venda on-line (71%).

Apesar da aposta forte em tecnologia, o estudo da Inside Sales Benchmark Brasil 2022 destaca que as empresas de vendas internas distribuem seus orçamentos, prioritariamente, na contratação de pessoas e, sequencialmente, na área tecnológica.

Esse dado demonstra que empresas especializadas em inside sales sabem que ferramentas tecnológicas são imprescindíveis, mas, se não houver pessoal capacitado para manuseá-las de forma estratégica, de nada adiantará o investimento.

Aliás, uma das preocupações do gestor de uma equipe de vendas é reduzir o turnover (rotatividade de pessoal). Esse fator, quando corriqueiro, interfere no desempenho de todos. Segundo o relatório Inside Sales Benchmark Brasil 2022, o turnover médio das operações comerciais brasileiras é de 53% (contra 55% na edição anterior).

A importância do CRM de Vendas

Ferramenta indicada para tornar a gestão comercial ainda mais eficaz e organizada, o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) de vendas é uma plataforma on-line de automação das atividades comerciais da empresa.

O sistema é um grande suporte para as vendas internas, principalmente no pós-venda, na gestão de contratos. Entre os benefícios oferecidos por essa ferramenta, estão:

  • A facilitação na condução dos leads no processo de compra, garantindo mais chances de fechamento de vendas e, consequentemente, maior produtividade de vendas.
  • A praticidade à visualização do funil de vendas da empresa, ajudando na gestão dele.
  • A administração dos dados dos leads e da jornada de compra.
  • O controle de indicadores e KPIs – individuais e coletivos.
  • A possibilidade de o time de atendimento prestar um serviço personalizado, fornecendo todas as informações que precisa sobre o cliente.

Estrutura de uma equipe de Vendas Internas (Inside Sales)

Vendas internas não se resumem ao ato de contratar profissionais “para vender”. Esse é um modelo comercial que precisa ter seu processo bem estruturado, organizado e entendido, com responsabilidades definidas dentro da equipe.

Esse tipo de venda é categorizada em 3 áreas, com funções e profissionais direcionados para cada uma delas:

  1. Pré-vendas

Responsável pela qualificação de leads inbound e prospecção de leads outbound.

Os profissionais destacados para essa área são:

  • BDR (Business Development Representative) – trabalha educando e qualificando o lead, por uma abordagem outbound, ou seja, indo de forma ativa até ele.
  • SDR (Sales Development Representative) – responsável pelo primeiro contato com o lead, realizando um diagnóstico de sua dor e de seu interesse. Ele faz a qualificação de leads vindos do inbound. O objetivo é identificar os que se encaixam no perfil de cliente ideal (ICP) e estão prontos para adquirir o produto ou serviço.
  •  LDR (Lead Development Representative) – responsável por organizar as listas de leads para a prospecção. Ele não entra em contato direto com os leads, mas seleciona e “limpa” a lista de leads para que os SDRs ou os BDRs não percam tempo com contatos inválidos ou com stakeholders que poderiam ser evitados. Assim, a prospecção se torna mais ágil e assertiva.
  1.  Vendas

Esta área é a que conduz a negociação e a efetivação do negócio. Esse é um processo que ocorre tanto de empresas para pessoas (B2C) quanto de empresas para empresas (B2B).

Os executivos de vendas são responsáveis por essa área, sendo o grupo que atua nas seguintes etapas comerciais:

  • Contato
  • Reunião
  • Proposta
  • Follow-up
  • Fechamento
  1. Pós-venda

É a área responsável pelo atendimento ao cliente, após a aquisição de um produto ou serviço, e pela sua manutenção, podendo gerar fidelização, indicação de outros clientes e novas negociações.

Nela atua o time de CS (customer success), responsável pelo sucesso com o cliente e pela execução do projeto, acompanhando todos os processos.

Conte com o olhar especializado da DNA de Vendas para estruturar a sua operação de Vendas Internas

Para que a equipe de inside sales das empresas desempenhe seu papel com excelência, os profissionais de vendas precisam de “preparo”. Essa preparação é um investimento feito tanto pela empresa, por meio de treinamento, quanto pelo líder de vendas, na forma de iniciativas individuais: “coaching” e “feedback”.

A DNA de Vendas, de forma rápida, prática e assertiva, tem contribuído na estruturação de inside sales, por meio da consultoria para grandes e pequenos times de vendas, com know-how para ganhos expressivos de produtividade.

Sob esse olhar especializado da DNA, o inside sales é estruturado pela consultoria de vendas, que inicia a partir de um completo diagnóstico e análise de quatro pilares da produtividade de vendas:

  • Processos
  • Gestão
  • Pessoas
  • Tecnologia

“A consultoria de vendas full service é indicada para empresas com foco em resultados, mas não têm um diagnóstico preciso dos problemas que estão impedindo que eles sejam alcançados. Por isso, atuamos em todos os pilares para aumentar a produtividade de vendas”, conclui Lúcia Haracemiv.

Essa atuação inclui:

  • Criação de um método de vendas alinhado com os processos e sistema de gestão da empresa.
  • Formação e instrumentalização de líderes para o treinamento on the job.
  • Treinamento e fortalecimento da cultura empresarial de desenvolvimento contínuo dos times de vendas.

Seguindo esse programa desenvolvido pela DNA, é possível estruturar um inside sales com resultados potencializados, formar profissionais qualificados e mais produtivos, além de reduzir o turnover, estreitando as relações da empresa com o cliente e melhorando a eficácia da gestão de vendas e de marketing.

E então, vamos montar sua equipe de vendas internas?

Fale com um dos nossos consultores e comece a estruturar seu inside sale com resultados hoje mesmo

Compartilhe
Linkedin-in
DNA de Vendas
A mais completa consultoria de Vendas para aumento da produtividade do Brasil
DNA de Vendas
A mais completa consultoria de Vendas para aumento da produtividade do Brasil
Linkedin-in
Assine nossa Newsletter
Cadastre seu e-mail aqui e receba dicas de como vender mais!
Baixe agora!

Artigos relacionados a esse tema

Field Sales_ 12 dicas para transformar vendas em campo com tecnologia e estratégia 
Estratégia de VendasTécnicas de vendas

Field Sales: 12 dicas para transformar vendas de campo com tecnologia e estratégia 

  • Por DNA de Vendas
  • 17/04/2025
MarketingProcessos de vendas

Leads, MQL, SQL e prospect: entenda a diferença entre cada um deles!

  • Por DNA de Vendas
  • 10/04/2025
Dicas de VendasEstratégia de VendasProdutividade de Vendas

As 9 Melhores Ferramentas De Prospecção Para Equipes De Vendas B2B

  • Por DNA de Vendas
  • 04/04/2025
Quebra de Objeções em Vendas: técnicas para superar resistências e fechar mais negócios
Estratégia de VendasDicas de VendasNegociaçãoTécnicas de vendas

Quebra de Objeções em Vendas: técnicas para superar resistências e fechar mais negócios 

  • Por DNA de Vendas
  • 27/02/2025
BlogConsultoria de vendas

A Importância da Consultoria de Vendas B2B para Maximizar Resultados

  • Por DNA de Vendas
  • 05/02/2025
Competência de Vendas

Vendas Complexas: um guia completo para otimizar o seu ciclo comercial

  • Por DNA de Vendas
  • 05/02/2025

Fale com nossos consultores

Entenda hoje como podemos fazer sua empresa crescer mais

Grupo DNA

  • DNA de Vendas
  • DNA de Vendas For Small
  • DNA For Marketing
  • Sales Meet
  • Sales Meet Edu

Fale Conosco

São Paulo

(11) 2384-1502

Belo Horizonte

(31) 4042-0443

Rio de Janeiro

(21) 4042-4001

Salvador

(71) 4042-8852

Florianópolis

(48) 4042-2772

Curitiba

(41) 4042-2440

Endereço

Av. Maj. Sylvio de Magalhães Padilha 5200, América Business Park, Ed. Montreal 8º andar, Morumbi - São Paulo

Política de privicidade

Quem Somos

  • Quem somos
  • Clientes
  • Cases de Sucesso

Consultoria

  • Consultoria de Vendas Full Service
  • Consultoria de Vendas Training
  • Consultoria de Vendas para Pequenos Times

Treinamento

  • Capacitação de Vendas
  • Programa de Liderança

Palestras

  • Palestras para Eventos
  • Workshops de Vendas

Ferramentas de IA

  • SalesMeet
  • Assessment do Time de Vendas
  • Construção de PDI Individualizado

Receba conteúdos exclusivos

Saiba mais

  • • Produtividade de Vendas
  • • Estratégia
  • • Treinamento de Vendas
  • • Consultoria de Vendas
  • • Processo de Vendas

Redes Sociais

Linkedin-in Instagram Youtube Facebook-f

Grupo DNA

  • DNA de Vendas
  • DNA de Vendas For Small
  • DNA For Marketing
  • Sales Meet
  • Sales Meet Edu
Fale Conosco

São Paulo

(11) 2384-1502

Belo Horizonte

(31) 4042-0443

Rio de Janeiro

(21) 4042-4001

Salvador

(71) 4042-8852

Florianópolis

(48) 4042-2772

Curitiba

(41) 4042-2440

Quem Somos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Cases de Sucesso
Consultoria
  • Consultoria de Vendas Full Service
  • Consultoria de Vendas Training
  • Consultoria de Vendas para Pequenos Times
Treinamento
  • Capacitação de Vendas
  • Programa de Liderança
Palestras
  • Palestras para Eventos
  • Workshops de Vendas
Saiba mais
  • • Produtividade de Vendas
  • • Estratégia
  • • Treinamento de Vendas
  • • Consultoria de Vendas
  • • Processo de Vendas

Receba conteúdos exclusivos

Redes Sociais

Linkedin-in Instagram Youtube Facebook-f

Endereço

Av. Maj. Sylvio de Magalhães Padilha 5200, América Business Park, Ed. Montreal 8º andar, Morumbi - São Paulo

Política de Privacidade

Copyright © DNA de Vendas. Todos os direitos reservados.