Como liderar uma equipe de vendas? Adianto: é preciso habilidade.
E o conceito de habilidade está diretamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza.
Quanto mais praticamos uma atividade, mais hábeis nos tornamos. Para tanto, basta estar disposto a dedicar-se, pois a qualidade do desempenho será diretamente proporcional ao volume de tempo, foco e nível de energia investidos na prática.
Como liderar uma equipe de vendas?
Liderar profissionais de vendas não é uma tarefa fácil.
Cada um traz uma bagagem diferente e atribui a si mesmo um nível de experiência e conhecimento.
O líder de vendas, para conquistar o respeito e transformar os liderados em seguidores, deve apresentar sete habilidades que chancelam a sua capacidade de conduzir com maestria uma equipe de vendas.
Veja neste artigo quais são!
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AS 7 HABILIDADES PARA LIDERAR UMA EQUIPE DE VENDAS
1. PAIXÃO
Um líder de vendas sem paixão torna-se um “empurrador de tarefas” e, se for organizado, um burocrata que mantém as coisas nos eixos, mas não gera novos desafios.
A Paixão é fundamental para se ter bons resultados, pois boa parte do papel do líder é despertar entusiasmo e motivação na equipe, transmitindo os valores e crenças da empresa através de palavras e ações diárias.
2. DELEGAÇÃO
Liderar também significa atribuir responsabilidades a outras pessoas e acompanhar o seu trabalho e resultados.
Delegar corretamente inclui um conhecimento profundo sobre a atividade a ser realizada, o nível de capacitação e sobre os talentos pessoais de cada membro da equipe.
3. RESPONSABILIDADE
Ao assumir um cargo de liderança você se torna responsável sobre a produtividade de outras pessoas. Se a equipe não é o que você gostaria que fosse, a responsabilidade é sua.
Se o resultado não é o que deveria ser, a responsabilidade é sua. Se a equipe está desmotivada, a responsabilidade é sua. Se os membros da equipe não se respeitam, a responsabilidade é sua.
Por mais que existam variáveis externas que possam influenciar o estado e o resultado da equipe, o líder tem a responsabilidade de conscientizar e apoiar cada liderado na busca de atitudes que melhorem o trabalho em equipe e, consequentemente, o resultado.
4. CORAGEM E HONESTIDADE
Um líder deve comunicar de forma precisa e específica. Deve ser capaz de explicar o que fazer, como fazer e, principalmente, qual a importância da tarefa, em uma escala de relevância ou prioridades.
Um líder de vendas será bem sucedido se orientar e treinar os liderados sobre como conduzir uma negociação de sucesso.
5. SABER OUVIR
Boa parte da habilidade em se comunicar bem vem da capacidade de ser um bom ouvinte.
Manter um projeto organizado, com foco no resultado e as pessoas empolgadas não resulta de um discurso inflamado, mas do poder de ouvir as mais variadas demandas da equipe e gerenciá-las de forma coerente.
6. CONHECER A EQUIPE
É preciso conhecer os componentes da equipe para orquestrar o conjunto.
Ter ciência da capacitação técnica de cada um, sua personalidade, como se comunicam, o que os motiva e um pouco da história pessoal.
7. VISÃO ESTRATÉGICA
Um líder com visão estratégica tem maior facilidade em perceber onde os talentos de cada profissional se encaixam melhor e em quais situações podem ser melhor empregados dentro das competências de vendas da empresa..
“A liderança envolve a cabeça e o coração, e é tanto analítica quanto interpessoal. Ter discernimento para saber quando ser sangue-frio, racional e decisivo e quando ser sangue-quente, amável e participativo, é um grande desafio pessoal.”
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