Você sabe mesmo como vender pelo Instagram?
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Em 2020, a plataforma bateu a marca de 1 bilhão de usuários mensais. De acordo com a pesquisa Metricool, cerca de 21,1% dos pesquisados já compraram pelo Instagram Shopping e, segundo especialistas, será uma tendência em alta nos próximos anos.
Esses números mostram que o Instagram é uma ferramenta essencial para o marketing e, por isso, é imprescindível utilizá-lo nas estratégias de venda de uma negócio.
No entanto, para alcançar resultados expressivos, não basta apenas criar uma conta e publicar fotos, é necessário entender como vender pelo Instagram de forma estratégica.
Pensando nisso, elencamos ideias e ferramentas interessantes para profissionais de vendas que desejam utilizar esse meio para alcançar mais resultados!
Por que o Instagram tem se tornado uma importante ferramenta para os profissionais de vendas?
Construir um relacionamento duradouro com o consumidor, desde a captura até a fidelização pós-venda, é a busca de várias empresas para garantir o sucesso em um mercado extremamente competitivo.
O Instagram, por ser uma rede social intuitiva e de grande apelo popular, promove a possibilidade de absorver as necessidades e expectativas do consumidor para que a empresa as utilize e crie estratégias para se destacar e vender.
Além disso, o grande apelo do Instagram é que o mesmo permite interagir com consumidores mais jovens e com outras empresas. Ele permite uma relação direta com o público que consome produtos pela própria rede, tanto que a própria plataforma investiu em um botão de compras para facilitar as vendas pelo Instagram.
Nesse sentido, é importante pensar que o seu cliente está exatamente ali! Então, por que não tentar esse meio?
Como vender pelo Instagram: o que você precisa saber para começar a usar
Para entender como vender pelo Instagram e conseguir resultados, é preciso saber quais ferramentas esta rede disponibiliza para perfis comerciais e como utilizá-las da melhor forma para alcançar o seu objetivo.
Confira, a seguir, como esses recursos funcionam e exemplos práticos de como utilizá-los.
Ter um perfil comercial
Para começar a usar o Instagram para vendas, é preciso criar um perfil comercial ou habilitá-lo para tal. Para fazer isso, é só mudar para conta comercial nas configurações do aplicativo e integrar o perfil a uma fanpage do Facebook (criada automaticamente, caso já não exista uma).
Por ser um perfil comercial, é importante ter uma bio clara e também colocar o link da página de vendas ou uma landing page para o e-commerce, marketplace, site ou WhatsApp. Quanto mais estratégicas forem as escolhas, mais clientes podem se interessar pela marca.
A conta comercial do Instagram oferece a possibilidade de criar anúncios, mas para além disso, possibilita recursos de análises de dados, métricas, impulsionamentos e links. Essas ferramentas são fundamentais para conseguir uma estratégia de marketing digital e conhecer o público.
Entender quem é e onde está o seu público
Na guia Público, na aba de Informações do Instagram, é possível ter acesso as métricas dos seguidores. São fornecidos os dados sobre o gênero, a idade, a localização e os seguidores alcançados pelo tempo.
Com essas informações, é possível entender quem é o consumidor do seu conteúdo e o seu segmento do mercado, afunilando estrategicamente para atingir o público alvo, produzindo mais engajamento com as pessoas que provavelmente irão consumir o produto ou o serviço.
Sabendo quem é o público do perfil, fica mais fácil encontrar onde está o público alvo. É importante observar quem produz conteúdo semelhante e ir atrás dos consumidores.
Observar uso de hashtags e localizações também ajuda a segmentar o público mais próximo a marca. Todos esses aspectos ajudam a aumentar o engajamento e criar novas estratégias de vendas.
Como vender pelo Instagram criando conteúdos que engajam?
Para construir um engajamento orgânico que gere vendas pelo Instagram, é preciso investir em um bom conteúdo que aproxime o consumidor. Por isso, elencamos 5 dicas essenciais!
Preocupação com a qualidade e a identidade da empresa
A primeira impressão muitas vezes é a que fica, por isso é de suma importância fazer uma curadoria para ter conteúdo de qualidade.
O Instagram é uma rede social de imagens, por isso, a qualidade das fotos e o design de imagens deve ser cuidadoso e harmonioso no feed e interessante para quem consome.
Além disso, é preciso deixar claro os valores e a cultura da marca para que as pessoas se aproximem por se identificarem com o perfil e os produtos.
O Instagram é um rede de interação entre pessoas. Quem utiliza busca conexões. As marcas voltadas para gerar o sentimento de identificação com o público, apoiadas em um conteúdo de qualidade, aproximam mais o consumidor e o fidelizam, garantindo assim, mais vendas e marketing espontâneo.
Ter um planejamento mensal de ações
Planejar estrategicamente campanhas, organizando o feed e gerando conteúdo a longo prazo adensam a relação com o consumidor. Trabalhar com temáticas, conteúdo informativo, uma série de reflexões são estratégias interessantes para garantir que as pessoas voltem ao perfil.
Assim, é imprescindível ter um plano de conteúdo mensal, visando os segmentos do público da marca, relacionando a datas especiais, por exemplo, conteúdo para fim de semana ou feriados. É possível gerar conteúdo de acordo com eventos ou acontecimentos que se relacionem a identidade da marca.
O planejamento estratégico do conteúdo é fundamental para garantir o engajamento com a marca. Uma forma de garantir essa organização é utilizando ferramentas de automação.
Pesquisar perfis similares
Para produzir um conteúdo diferenciado que gere engajamento, é preciso estar atendo aos concorrentes. Observar o que deu certo para outras empresas e aprimorar as ideias, assim como perceber ações que não funcionaram, para não cair no mesmo erro, são fundamentais para construir um marketing digital efetivo.
Além disso, é importante observar o que é recorrente para poder ousar com estratégias diferentes e garantir um engajamento através do diferencial da marca.
Fazer parcerias
Parcerias são uma estratégia fundamental para conseguir novos seguidores, gerar visibilidade para a marca e construir uma imagem da cultura da empresa. Criar uma campanha com um influenciadores ou Instagramers, voltada para o segmento da empresa, e produzir conteúdo com artistas e especialistas são formas de conduzir essa estratégia de maneira inteligente.
Para isto, é necessário: elencar os objetivos e motivações da parceria; escolher o parceiro com os valores alinhados a cultura da marcar; produzir um briefing estratégico; escolher as melhores formas de divulgar a campanha no Instagram; e, ao fim, mensurar o resultados já pensando em futuras ações.
Hora da prática! Saiba como vender pelo Instagram com as ferramentas que a rede oferece
O Instagram disponibiliza diferentes formas de publicação de conteúdo e interação entre os usuários. Elencamos algumas para ajudar a criar estratégias de engajamentos e vendas pelo Instagram.
Posts no Feed
O feed é a vitrine do Instagram. São as publicações principais de qualquer perfil. Por isso, toda publicação do feed precisa transparecer a imagem e a cultura da marca – já que é a porta de entrada para o público.
É importante ter um feed organizado, publicações constantes e um bom conteúdo. No feed, ainda é possível utilizar as localizações e hashtags que impulsionam ainda mais a marca e a visibilidade do negócio.
Shopping
Para as empresas que possuem e-commerce, existe uma funcionalidade do feed interessante para quem quer utilizar o Instagram para vendas – o shopping – que permite relacionar a publicação com link direto para produtos do site. Após liberar esta função para o perfil comercial, ao clicar no “toque para ver” na imagem, as informações dos produtos na publicação irão aparecer e o usuário poderá finalizar a comprar por meio do link Comprar.
Essa funcionalidade é especialmente interessante porque diminui e facilita o processo de compra do cliente, que não precisa abrir diversas abas e correr o risco de desistir no meio do caminho.
Reels
O Reels é uma funcionalidade recente do Instagram que se assemelha ao Tik Tok. Pela câmera dos Stories, você pode fazer pequenos vídeos, mais leves e divertidos, com músicas, áudios ou filtros de até 30 segundos, a partir de favoritos da biblioteca do Instagram. Após a criação do conteúdo, é possível compartilhá-lo pelo direct, como também nos stories e nos feeds.
Você pode utilizar o Reels para mostrar os seus produtos de uma forma inovadora, para fazer vídeos engraçados com dúvidas ou informações importantes sobre seus produtos etc.
Stories
Os Stories, ou histórias, é um recurso narrativo do Instagram para tornar a interação entre os usuários mais imediata. Nos Stories, a pessoa publica fotos ou vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas e depois eles somem. Fotos, vídeos, textos, perguntas, filtros etc são publicados em uma pequena narrativa do dia a dia, que transforma a interação mais dinâmica e intuitiva. Caso queira manter os Stories por mais tempo, é possível favoritá-lo no seu perfil.
Assim como o Reels, essa ferramenta é uma boa opção para mostrar produtos, tirar dúvidas, responder perguntas etc. A diferença é que nele não é possível editar o vídeo, é algo mais próximo e instantâneo do público.
Caixa de perguntas e Enquetes
A caixa de perguntas e as enquetes são duas ferramentas vinculadas aos Stories e aos Reels. É possível criar uma caixa com perguntas ou uma enquete para que as pessoas possam responder e as respostas delas serem publicadas nos stories.
Com essas ferramentas é possível gerar ações de engajamento do público, além de conseguir dados sobre o próprio conteúdo.
Lives
A live é um recurso do Instagram de transmissão ao vivo em que o público pode acompanhar em tempo real. São 59 minutos de transmissão, em que é possível ver quantas pessoas estão assistindo e quem acessou.
A live pode ser feita em conjunto com outro perfil e os usuários que assistem podem enviar perguntas e interagir com o conteúdo simultâneo a sua produção.
Após a finalização da mesma, pode realizar o download do vídeo e compartilhá-lo nos Stories ou em outras plataformas. A Live é uma ótima forma de engajar o conteúdo fazendo parceria com digital influencers e especialistas.
Direct Message
Os Directs são o chat privado do Instagram. Quando alguém comenta os Stories ou deseja entrar em contato diretamente com o perfil, isto é feito através dos Direct Message.
É possível realizar serviços de atendimento aos cliente ou apenas dar aquela atenção especial às pessoas que se engajam com o conteúdo.
Uma das formas de fazer é isso é mandando mensagens automáticas para quem segue o perfil, criando um contato mais direto com o consumidor.
Instagram ADS
O Instagram Ads é a ferramenta de veiculação de anúncios do aplicativo.
O Instagram Ads funciona como o Facebook Ads – é possível segmentar o público que receberá o anúncio e escolher a melhor forma de veicular o conteúdo anunciado, por foto, vídeo, stories, etc.
Com isso, cria-se visibilidade para a postagem e, por consequência, aumenta o envolvimento e o reconhecimento da marca e do perfil.
Facilite o seu trabalho utilizando ferramentas de automação
Para entender como vender pelo Instagram e gerenciar os diversos recursos que a rede social oferece, é imprescindível utilizar ferramentas de automação. Por isso, elencamos as mais interessantes para ajudar a performatividade do perfil do Instagram e auxiliar nas vendas.
M.Labs
O mLabs é um gerenciador de redes sociais brasileiro e permite gerenciar vários perfis de rede social em uma única plataforma. A ferramenta é muito utilizada por agências e profissionais de marketing digital para facilitar a criação de conteúdo e o monitoramento da interação com o público.
O recurso mais procurado é o agendamento de post, que programa o conteúdo para que seja publicado automaticamente em uma data e horário escolhido, até agendar em um calendário.
O mLabs também fornece relatórios dos desempenhos e também uma forma de edição de um conteúdo com várias pessoas, chamado de Workflow.
LinkTree
O Linktree é a ferramenta que permite reunir em uma única página vários links ou sites externos. Ao invés de colocar um único endereço no perfil do Instagram (já que a plataforma não possibilita colocar mais de um), o LinkTree permite colocar um link com vários endereços importantes para gerar engajamento e conhecimento da marca, além de facilitar o acesso a produtos que foram divulgados no feed.
Com o LinkTree, você pode colocar o site da sua empresa, o número do whatsapp business e links para converter em landing pages.
Etus
O Etus é um dashboard de gerenciamento de mídias sociais muito parecido com o mLabs. A diferença está na especificidade de algum relatório dependendo da mídia escolhida e o alcance, por exemplo, o Etus gerencia o Twitter de forma mais completa.
Por que você não deve utilizar ferramentas de automação para seguir pessoas
As ferramentas de automação são excelentes para gerenciar o conteúdo de maneira estratégica: criar um storytelling e um branding da marca, por exemplo.
No entanto, é de suma importância alertar que utilizar essas ferramentas para seguir pessoas, esperando que elas sigam de volta, é uma estratégia que tem tudo para dar errado.
As pessoas no Instagram não buscam se comunicar com marcas e sim com pessoas. O relacionamento com as marcas acontece de maneira orgânica pela qualidade do conteúdo publicado.
Por isso, é importante alertar que o sistema do “followback” é invasivo e pouco orgânico, o que gera desconfiança do profissionalismo da empresa.
Analisar desempenho das postagens constantemente
A melhor forma de saber se o conteúdo do Instagram está gerando engajamento é por meio da análise de desempenho, seja pelos recursos do próprio Instagram, ou utilizando ferramentas de automação.
Com a análise de dados, é possível verificar o que não está funcionando e priorizar estratégias que geram maior engajamento. Além disso, observando mudanças com o público, pode construir novos conteúdos e sempre investir na qualidade do perfil.
Para quem já tem um perfil com muitos seguidores: entender os indicadores e métricas que o Instagram fornece
O Instagram possui ferramentas que ajudam analisar como o seu conteúdo é consumido e qual o engajamento do seu público por meio dos indicadores e métricas dos seguidores, do perfil, das publicações no feed e nos stories.
Algumas métricas de análise possíveis são:
- engajamento do perfil como um todo;
- quantidade de interações com publicações e stories;
- número de contas que viram o seu perfil e posts;
- número de pessoas que acessaram o seu site ou entraram em contato;
- qual conteúdo publicado mais engajou (fotos, vídeos, publicações em carrossel etc)
- número de comentários em publicações, envolvimentos, alcance de publicações, impressões etc
- quando a publicação é salva pelo usuário.
Já em relação aos stories, formato que possui maior quantidade de visualizações no instagram, é possível saber:
- métricas das últimas duas semanas filtradas por período de tempo ((24 horas, 7 dias e 14 dias);
- quantidade de stories visualizados e usuários que viram;
- número de toques para visualizar o story anterior ou o próximo;
- quantidade de respostas;
- clicks em links divulgados.
Esses indicadores e métricas são muito importantes para quem deseja saber como vender pelo Instagram porque eles permitem analisar qual conteúdo causa mais apelo para o público e quais geram mais engajamento, identificando o perfil do seu possível comprador.
É interessante salientar que esses indicativos também podem ser uma maneira de conhecer o seu cliente. Ainda que essas informações sejam oriundas das redes sociais, você pode entender as principais restrições e dúvidas do seu lead, melhorando a sua abordagem na vida real.
Como converter seguidores em vendas
O engajamento com o perfil do Instagram serve para conquistar cada vez mais seguidores. No entanto, uma empresa não sobrevive apenas de likes em fotos. Assim, como é possível transformar o engajamento em vendas?
Faça uma base de e-mails
O Instagram proporciona que as pessoas conheçam o produto e serviço de uma empresa, mas para poder fidelizá-los e ter acesso a mais informações, é necessário criar campanhas que possibilita ter acesso aos e-mails do seu segmento. Uma base de e-mails que possuem uma boa relação com a marca garante o sucesso de ações de marketing digital, pois é através dele que se constrói um relacionamento a longo prazo.
Ações que gerem inscrições ou que levem a páginas de capturas são ótimas formas de conseguirem os dados dos consumidores de maneira voluntário e assim, construir de outras formas, o relacionamento duradouro. Através do email, é possível garantir lembranças e ofertas para o cliente diariamente, o que o aproxima de realizar a venda.
Leve seus seguidores para o Whatsapp Business
Ter um contato mais próximo com o consumidor é uma estratégia que garante a venda, pois as informações são veiculadas de forma mais ágil e fácil. Por isso, utilizar o whatsapp Business é imprescindível, visto que o mesmo é um recurso que protege a identidade da marca e torna-a mais profissional e pessoal, ao mesmo tempo, visto que a mesma veicula-se ao perfil comercial do Instagram.
Assim, criar um link direto do WhatsApp no perfil do Instagram é interessante para quem quiser gerar uma procura espontânea pelo contato com a empresa. Também é possível realizar ações que, através do contato no WhatsApp, seja mais fácil tirar dúvidas ou adquirir o serviço/produtor.
Com isso, a marca consegue o contato próximo com o cliente, gerando maior possibilidade de vendas. Vale salientar que o WhatsApp é ainda mais pessoal que o Instagram, por isso, ações pelo aplicativo devem ser bastantes cuidados para não serem invasivas.
Crie suspense e lance uma oferta
Através do planejamento mensal e o uso de ferramentas de automação, é possível fazer uma campanha a longo prazo para anunciar uma grande oferta. Uma boa estratégia é criar um conteúdo de suspense e, no dia do lançamento, fazer uma boa divulgação da oferta. Essa expectativa cria antecipação e desejo, o que aumenta as chances de realizar a venda.
Ofereça cupons de desconto para seguidores
Oferecer descontos como recompensa para quem prioriza o relacionamento com a marca é uma excelente forma de garantir vendas e engajamento de uma vez só. Ofertas e descontos exclusivos fazem com que o consumidor se sinta especial e em vantagem em relação às outras pessoas. Isto melhora o relacionamento com a marca e fideliza o cliente. Além disso, gera marketing digital espontâneo que atrai novos seguidores no Instagram e produz mais vendas.
Investir no Instagram é nova porta para mais fechamentos
Como você percebeu, o Instagram deixou de ser uma rede social de lazer para ser um lugar altamente lucrativo. Ainda que o seu negócio não seja B2C, é possível utilizar os recursos do Instagram para fortalecer a marca, ser o primeiro contato com o clientes e se fazer ser vista.
Até a próxima!