Descubra o que é, a importância, vantagens e como implementar um sistema de vendas efetivo na sua empresa, a fim de aumentar a produtividade comercial.
Se você está pensando em contratar um sistema de vendas ou não sabe como utilizá-lo de maneira eficiente, então este artigo é para você.
As vendas são fundamentais para o funcionamento pleno de uma empresa, independentemente de seu ramo de atuação, setor, segmento de mercado ou mesmo público-alvo.
Apesar disso, muitas vezes a gestão de vendas não é realizada de maneira eficiente e organizada. Ou seja, não há ferramentas, tecnologias e sistemas para análise, controle e potencialização de resultados.
Ou, quando conta, os usuários não sabem usar o sistema de maneira eficiente e de forma que proporcione resultados consideráveis para a empresa.
Bem, sabemos que o alcance das metas de vendas está intimamente relacionado com a maneira pela qual uma empresa gerencia seu processo comercial.
E, nesse sentido, um sistema de vendas pode surgir como um grande aliado da sua operação – e, por este motivo, eles vêm ganhando cada vez mais espaço entre os gestores.
Aliás, se você está atento às evoluções do mercado e acompanha as novidades desenvolvidas para tornar a gestão de vendas mais eficiente e inteligente, já deve ter ouvido falar dos sistemas de vendas.
Esse tipo de solução ajuda a melhorar a rotina de vendas e tornar sua gestão mais eficiente e inteligente, otimizando as estratégias, mitigando potenciais riscos e aumentando a produtividade do time comercial.
Sendo um elemento de extrema importância para o crescimento de um negócio, saber como analisar, gerenciar e sistematizar as vendas é imprescindível. O impacto ocorre tanto em empresas B2C, que lidam diretamente com o público, quanto nas B2B, que vendem para outras empresas.
Neste artigo, você vai entender melhor qual a importância e quais as funcionalidades de um sistema de vendas para a sua empresa, e como uma ferramenta eficiente de vendas permitirá que seus gestores e sua equipe seja mais rentável e seus resultados sejam potencializados.
Vamos à leitura?
Confira agora os benefícios de usar um sistema de vendas em sua empresa!
A importância da Gestão de Vendas eficiente
Dizer que a gestão de vendas é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa certamente é uma das frases mais ouvidas pelos empreendedores e executivos.
No entanto, fazer com que sua empresa mantenha seu ritmo de vendas e consiga crescer não é uma das tarefas mais fáceis, exigindo conhecimento e ferramentas desenvolvidas especialmente para esse propósito.
Seja qual for seu segmento de atuação, online ou offline, contar com um controle de vendas e de negociações é de grande impacto para os resultados.
Por oferecer auxílio em diversas tarefas de gestão, os sistemas de vendas podem ser o diferencial para a obtenção de resultados concretos no seu negócio.
Cada vez mais presentes no mercado, eles englobam uma grande variedade de dados, ferramentas e serviços, fazendo com que a gestão de vendas seja mais eficiente e garantindo que os vendedores, gestores, empreendedores e proprietários de empresas, dos mais variados segmentos, tenham melhores resultados.

Mas afinal, o que é um sistema de vendas?
O que é um sistema de vendas
Os sistemas de vendas são ferramentas que ajudam os vendedores em sua organização, oferecendo maneiras mais eficientes de gerenciar contatos, controlar negociações e vendas, aumentar o contato de qualidade com o cliente e, com isso, aumentar o número de vendas realizadas.
Esse software também é importante por permitir que a empresa tenha um contato mais assertivo com seus clientes.
Além disso, essas ferramentas permitem automatizar determinadas tarefas e organizar a gestão comercial de uma empresa. Para os gestores, é uma maneira eficiente de acompanhar o desempenho individual e coletivo dos vendedores e aumentar a produtividade da equipe.
Esses softwares são conhecidos por um grande número de siglas, mas a mais comum é CRM de Vendas (Customer Relationship Management).
Os CRMs permitem a realização de análises e relatórios de vendas,
com diversas segmentações e detalhes (por dia, por semana, por mês, por vendedor, de determinado produto ou serviço), dentre outras funcionalidades de fundamental impacto para os negócios.
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Quais são os tipos de sistema de vendas?
Existem diversos tipos de sistemas de CRM (Customer Relationship Management) voltados para a área de vendas. Cada um possui características específicas para atender às necessidades das equipes comerciais. Alguns dos principais tipos de CRMs de vendas são:
- CRM Operacional: Esses CRMs concentram-se nas atividades diárias das vendas, como o gerenciamento de contatos, leads, oportunidades e históricos de interações. Eles ajudam a automatizar processos de vendas, rastrear atividades e melhorar a comunicação com os clientes.
- CRM Analítico: Esses sistemas se concentram na análise de dados de vendas para fornecer insights sobre o desempenho das estratégias de vendas. Eles permitem a criação de relatórios de vendas e análises detalhadas, auxiliando no monitoramento do progresso e na tomada de decisões embasadas.
- CRM Colaborativo: Focado na colaboração entre diferentes equipes, esse tipo de CRM ajuda a alinhar as atividades de vendas com outras áreas, como marketing e suporte ao cliente. Isso melhora a comunicação interna e a eficiência das operações.
- CRM de Automação de Marketing e Vendas: Centrados na automação, esses sistemas auxiliam no ganho de tempo em tarefas repetitivas do processo de vendas, como envio de e-mails, follow-ups e criação de propostas. Os CRMs de integração entre marketing e vendas, por exemplo, abrangem a geração, nutrição e conversão de leads, garantindo uma abordagem coordenada para atrair e converter clientes em potencial.
- CRM de Inteligência Artificial (AI): Utilizando recursos de inteligência artificial, esses CRMs oferecem insights preditivos, análise avançada e personalização das interações com os clientes, impulsionando as estratégias de vendas.
Cada tipo de CRM de vendas é projetado para atender diferentes necessidades e prioridades das equipes comerciais, melhorando a eficiência, a produtividade e a capacidade de fechar negócios.
Principais funções de um sistema de vendas
Além de tornar o processo de vendas mais eficiente e inteligente, o uso de um sistema de vendas também garante que você consiga construir melhores resultados, permitindo que você e sua equipe de vendas conquistem números cada vez maiores, concretizem vendas de melhor qualidade e mantenham contato eficiente com seu cliente e público-alvo
Dentre as principais funções disponíveis dentro de um CRM, é interessante destacar aquelas que apresentam resultados concretos e que permitem ao vendedor, gestor ou empreendedor controlar suas negociações, aumentar seus resultados e fazer a empresa crescer.
Confira algumas das principais funções de um sistema de vendas:
1. Organização de informações
Um dos elementos que geram perda de tempo e com isso de lucratividade em um processo de vendas é a desorganização. Por sorte, essa questão pode ser resolvida com o uso eficiente de um sistemas de vendas.
Além de permitir organizar todas as informações importantes, de forma inteligente, eficiente e descomplicada, o sistema de vendas também permite que a equipe de vendas ou o gestor de vendas tenha acesso rápido e fácil à todas as informações de negociações, clientes e vendas.
2. Follow-up
Muito importante nos programas CRMs de venda, a função de follow-up permite que a equipe acompanhe todo o processo de vendas, desde o primeiro contato, passando pela fase de pré-venda, negociação, venda e também todo o contato pós-venda realizado com o cliente.
Por permitir um acompanhamento mais próximo e cuidadoso das negociações, o uso deste tipo de ferramenta faz com que seja possível construir uma relação mais eficiente e duradoura com o cliente, auxiliando em todas as etapas do processo de vendas e garantindo melhores resultados.
3. Análise e monitoramento do pipeline de vendas
Também é interessante notar que os sistemas de vendas mais eficientes e modernos oferecem ferramentas para realizar a análise e o monitoramento do funil de vendas (ou pipeline de vendas como também é conhecido).
Ou seja, esses softwares permitem analisar em qual estágio de desenvolvimento de venda está o lead, quais suas necessidades e interesses e também traçar estratégias para fazer com que ele concretize a compra.
Por meio das ferramentas voltadas ao pipeline de vendas, disponíveis no sistema de vendas, é possível analisar, gerenciar e diversificar as táticas de aproximação, marketing, negociação e fechamento de vendas, tornando a empresa mais produtiva e lucrativa.
Vale ressaltar que essa talvez seja uma das mais importantes funções dos sistemas de vendas.
Como permitem materializar o funil de vendas, garantem que o processo de vendas consiga ser posto em prático, garantindo mais chances de finalizar a venda.
Infelizmente, muitas empresas contratam um CRM de Vendas e não conseguem extrair dele resultados significativos.
A maior causa está justamente em não saber construir seu funil de vendas e aplicá-lo na ferramenta. Por isso, muitas delas estão optando em contratar uma consultoria de vendas para ajudar nessa construção.
Foi o caso da i9 Brindes, que conseguiu aumentar 40% do seu faturamento em menos de 6 meses com o apoio de uma consultoria de implantação do seu sistema de vendas.
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Também merecem destaque dentro dos sistemas de controle de vendas as ferramentas de definição de metas de vendas; análise e medição de resultados de sua equipe através das métricas de vendas; consulta e gestão do histórico do cliente; dentre outras de grande impacto positivo para o seu negócio.
Será que sua empresa precisa de um sistema de vendas?
Sendo um desafio comum a todas as empresas, pequenas ou grandes, se relacionar com os contatos gerados pelas campanhas de marketing, prospecção de vendas ou mesmo contato direto pode parecer uma tarefa bastante exigente e difícil de ser realizada de maneira eficiente.
No entanto, para empresas que contam com sistemas de vendas modernos e atualizados, esse processo é mais fácil do que parece.
Além disso, para empresas em expansão ou crescimento, organizar a atuação conjunta do marketing, do departamento de vendas e da gestão financeira também é muito importante, sendo possível realizar tais tarefas de forma mais fácil e descomplicada por meio do uso de um sistema de vendas eficiente.
Se sua empresa conta com uma rotina de venda, como registro de negociação e contato, cadastro de clientes, organização de contas e parcerias ou mesmo de metas e perspectivas de vendas, ela se beneficiará do uso do sistema de vendas.
Pois assim ela terá maior controle sobre os resultados e contará com ferramentas que permitirão realizar tais tarefas de forma mais prática, dinâmica e organizada.
É comum que empresas possuam dados espalhados em diferentes planilhas. Só que com um sistema de vendas as informações ficam concentradas em um lugar, facilitando a análise dos dados e possíveis correções de trajetória.
Também vale destacar que, dentre os processos comerciais necessários para o funcionamento eficiente de uma empresa, a capacidade de gestão integrada dos setores vitais de vendas também faz com que os contatos com o cliente, as prospecções de venda e mesmo o pós-venda sejam mais atraentes e eficientes.
Como posso vender mais com um sistema de gestão de vendas?
Conforme apontamos mais acima, os sistemas de venda contam com um grande número de funções e ferramentas importantes, que permitem à equipe de venda, aos gestores e aos proprietários acompanharem, gerirem e potencializarem os resultados de suas vendas, já que eles permitem mais agilidade e eficiência.
No entanto, não é somente em velocidade de negociação que os sistemas de venda são interessantes para sua empresa, já que existe impacto direto não somente na quantidade de negociações realizadas, mas também na qualidade de cada uma das vendas, tendo em vista que o acompanhamento é feito de maneira mais próxima e mais eficiente.
Por fazer com que as negociações realizadas sejam feitas de forma mais clara, precisa e dinâmica, também é possível notar que o uso deste tipo de ferramenta de gestão oferece à empresa métodos para fidelização do cliente, permitindo que o processo de vendas seja repetido com sucesso.
Aumento do ticket médio de vendas
Outra questão importante e que deve ser levada em consideração pelo gestor de vendas ou pelo empreendedor ao analisar as vantagens e a importância do uso de um sistema de vendas em sua empresa é a possibilidade de aumento do valor do ticket médio de vendas.
Em decorrência da fidelização do cliente e do contato mais eficiente com prospectados, clientes e leads, o uso dos sistemas de vendas tende a fazer com que a quantidade de vendas seja aumentada, sendo que empresas que contam com sistemas eficientes também apresentam melhores resultados no valor médio de venda.
Por permitir que o cliente seja contactado e atendido de forma mais eficiente, o uso de um sistema desenvolvido para vendas, em especial após a primeira negociação, também faz com que seja possível ao empresário construir uma relação mais duradoura com seu cliente, permitindo que a empresa alcance maiores valores de venda para cada cliente.
Conversão de leads em clientes
É importante salientarmos que os sistemas de vendas, por meio de suas ferramentas, como análise do perfil do cliente; gestão do funil de vendas; das metas de vendas; permitem com que o número de conversões dos leads em clientes seja muito maior.
A equipe de vendas passa a contar com uma estrutura de dados mais organizada e precisa a respeito de cada um dos leads captados. Assim é possível oferecer e adotar estratégias mais eficientes e direcionadas, visando potencializar os resultados de conversão e aumentar a base de clientes.
Além disso, uma gestão integrada das negociações e dados de contato também fará com que os resultados sejam melhores, permitindo também que as estratégias de marketing e mesmo o funil de vendas sejam adaptados, visando contemplar mais eficientemente as necessidades e desejos do cliente e do público-alvo.
Quais as vantagens de usar um sistema de gestão de vendas?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o uso de sistemas de vendas em sua empresa e também os principais motivos pelos quais seu uso é interessante, que tal conhecer algumas das principais vantagens de usar um sistema de gestão de vendas em seu negócio?
Listamos 3 vantagens do uso de sistemas de vendas em sua empresa. Confira!
1) Melhor gestão de tempo da equipe de vendas
Uma das maiores vantagens do uso de um sistema de vendas em sua empresa é potencializar os resultados de sua equipe, já que eles permitem que aumente a produtividade dos vendedores, com o planejamento de suas tarefas diárias e ganho em resultados e vendas.
Assim, poderão se concentrar na tarefa principal: vender.
Por exigir agilidade e organização, o processo de vendas se beneficia de forma direta do uso de um sistema de vendas, já que é possível gerir as informações dos clientes de forma mais fácil e ágil, o que permite melhores resultados, mais qualidade nas negociações e atendimentos mais precisos.
E o grande motivo pelo qual isso acontece não é segredo para nenhum gestor de vendas: uma equipe motivada e organizada produz mais e, com aumento de produção, o número de vendas também aumenta.
2) Análise e acompanhamento do desempenho de vendas
Outra questão fundamental dentro do processo de vendas de uma empresa é o desempenho, individual e coletivo, da equipe de vendas e dos colaboradores responsáveis por essa importante tarefa.
No entanto, nos moldes tradicionais, realizar a análise e o acompanhamento do desempenho de vendas pode parecer uma tarefa difícil e desgastante.
Para um líder de vendas, é fundamental saber quais são as métricas alcançadas; quais os resultados individuais e coletivos; quais são os pontos de dificuldade e quais as possíveis soluções.
E até mesmo poder analisar se o número de fechamentos está aumentando, se o número de ligações se mantém positivo e até mesmo se o número de propostas está constante.
Para gerir tais informações com maior controle, o uso de um sistema de vendas inteligente é extremamente interessante, permitindo que todo vendedor, equipe e gerente de vendas tenha controle de suas negociações e resultados, permitindo analisar quais os pontos positivos e quais precisam ser melhorados.
3) Controle de leads e clientes
Por último, mas não menos importante, o uso de um sistema de vendas permite maior controle sobre as informações e negociações realizadas com cada cliente, além de permitir que também sejam analisados de forma individual e detalhada cada um dos leads captados.
Por oferecer as informações necessárias e importantes para que o vendedor estreite os laços com seu lead até a conversão e potencialize os resultados após a conversão, os sistemas de vendas fazem com que seja possível gerir e analisar cada cliente e lead de forma a aumentar os resultados obtidos.
Vale dizer também que, por registrar os dados dos clientes, seus contatos e também suas informações importantes, estes sistemas oferecem meios para que o vendedor construa laços mais eficientes e negocie com mais segurança e eficiência.
Qual o melhor sistema para controle de vendas?
Existem diversas opções disponíveis no mercado de sistemas para gestão de vendas. Claro que, com tantas possibilidades de ferramentas, não é fácil decidir qual implementar na sua empresa.
Entretanto, a primeira etapa a se fazer consiste em avaliar as necessidades do seu negócio, assim como estabelecer os objetivos que almeja para o futuro. Após, examine os prós e contras de cada ferramenta e veja como elas se adequam a sua realidade.
Tenha em mente que existem desde às plataformas mais generalistas até aquelas que atendem demandas específicas. Por isso, entender as funcionalidades e especificidades de cada sistema é imprescindível!
Abaixo, selecionamos 5 CRMs de Vendas que podem ser ótimas opções para sua gestão comercial:
- Agendor
- Ploomes
- Moskit
- PipeDrive
- Zendesk
Vale destacar que existem outros sistemas de venda de altíssima qualidade no mercado. Por isso, pesquise bastante, avalie a opinião de outras empresas sobre os serviços e teste sempre que possível.
Pronto para aumentar suas vendas?
Como é possível perceber, vemos que o uso de um sistema de vendas faz com que sua empresa seja mais eficiente, rentável e lucrativa.
Além de melhorar o relacionamento com seu cliente e fazer com que os processos e negociações sejam mais ágeis, precisos, descomplicados e bem-sucedidos.
O uso destes softwares possibilita que você tenha uma liderança de alta performance em vendas, garantindo que toda a equipe se beneficie e atinja resultados ainda melhores.
Caso esteja pensando em adquirir um CRM de vendas ou já tenha um, mas deseja melhorar seu processo e aplicá-lo ao seu sistema, nós podemos te ajudar!
DNA For Small
Nós temos programas de vendas para cada tipo de negócio, focados em resultados concretos de aumento de produtividade de vendas, inclusive consultoria de vendas para micro e pequenas empresas.
A consultoria envolve desde o diagnóstico e estruturação do funil de vendas da sua empresa até a capacitação do time de vendas. Conheça as nossas possibilidades e fale com um dos nossos consultores.
DNA de Vendas
A DNA de Vendas é a mais completa consultoria de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.
Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.
E agora, com a DNA For Small, também presta consultoria aos pequenos e médios negócios.
O que você achou do nosso texto? Gostou de entender um pouco mais sobre sistema de vendas? Caso já faça uso de algo CRM, deixe o seu comentário explicando quais as maiores dificuldades que sentiu na implantação da ferramenta.
Até a próxima!