Por que o CRM é importante para as pequenas empresas

CRM de Vendas, Produtividade de Vendas
Artigo produzido em parceria com a amoCRM.

Hoje em dia, pequenas empresas podem resolver problemas complexos e que tenha um impacto significativo na humanidade, tendo como resultado um excelente retorno financeiro. O que as fazem chegar lá?

Pesquisa de mercado, marketing direcionado e um produto que atenda seu público é o caminho, e há uma excelente ferramenta que pode te ajudar nisso: o CRM.

O futuro não tem a ver com Tecnologia, tem a ver com humanidade 

Antes de mais nada, é importante lembrar que o momento atual pede não só aproximação com o seu cliente, mas ser genuinamente preocupado e interessado em seu negócio. 

Isso significa não só conhecer os números dele, mas entender, por exemplo, porque o engajamento de vendas aumentou ou diminuiu e, o mais importante, saber o que fazer para que ele siga crescendo.

Ter uma visão clara do que o seu cliente busca é desvendar através do olhar dele suas verdadeiras necessidades e, portanto, soluções mais efetivas. 

Por exemplo, se o seu CRM do WhatsApp Business te dá este tipo de informação ao ser bem estruturado, ainda dentro deste benefício você poderá ver o quão abrangente essa solução é para outros perfis neste mesmo canal de comunicação.

Seu produto em constante desenvolvimento

O feedback da pessoa que utiliza o seu produto ou serviço é um ótimo norteador para o desenvolvimento sustentável do que você tem no mercado. 

Ele não só nos mostra onde se precisa colocar energia como também nos mostra o que é prioridade e a importância de cada ação, otimizando o tempo da sua equipe.

Usando o mesmo exemplo do WhatsApp, você saberá através do atendimento informações que podem te trazer clareza das fortalezas e fragilidades do seu negócio. 

Com esta informação, é muito mais fácil compreender que alguns desenvolvimentos ou mudanças estratégicas foram tomadas pensando no que o público demandou, nas pessoas que acreditam tanto no seu negócio ao ponto de pedir algum tipo de ajuste. 

Para as grandes empresas, isso talvez seja algo comum que vem se desenvolvimento mais facilmente com a ajusta dos dados junto a uma equipe robusta, mas para pequenas empresas que podem não ter recursos para investir na expansão de seus negócios, ter as informações através do seu WhatsApp Business, uma plataforma que pode já estar implementada na empresa e que já é utilizada, é uma excelente forma de apresentar argumentos que comunique aos seus investidores a necessidade desses desenvolvimentos e qual o retorno financeiro que podem trazer.

Dizer a coisa certa para a pessoa certa

Então você já tem uma ferramenta de CRM e ela já te ajuda com o desenvolvimento do seu produto. Mas ela também pode te ajudar a divulgar nos lugares certos para as pessoas certas. 

Tendo dados como idade, sexo, estado, interesses, necessidades e outros que faça sentido para o que você oferta, é possível divulgar seu negócio em um marketing direcionado através dessas informações que já estão no seu CRM. 

Também é uma ótima maneira de acompanhar a evolução do seu cliente, abrindo oportunidades para captar mais investimento para seguir evoluindo no mercado.

Os chatbots também podem ajudar

Algumas ferramentas já podem gerar previsões ou recomendações de maneira automática, mas se você quer ter insights para resolver uma dor humana, só outro ser humano pode compreender qual a melhor opção. 

Então, para unir a máquina e o Ser, tendo uma equipe enxuta e efetiva, um bom CRM é um ótimo amigo para aquele seu cientista de dados. Incluindo um Chatbot no WhatsApp, por exemplo, é possível obter dados dos atendimentos que possa dar pistas do que deve ser melhorado em diferentes aspectos, tanto como temas voltados ao produto (como por exemplo a correção de algum bug encontrados em produção) como também como divulgar mais e melhor o seu negócio.

Sendo assim, a dica é: o que quer que seja relevante para o seu negócio, público ou mercado, certifique de que o seu CRM está te trazendo essas informações para que você possa explorar melhor essa ferramenta como meio de constante evolução.

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