Não há dúvida de que um bom vendedor pode fazer toda a diferença na hora de fechar um negócio com o cliente, mas é verdade que, sem um líder de vendas para motivar, ensinar e direcionar a equipe para os melhores resultados, dificilmente existiriam vendedores excelentes. Mas como encontrar pessoas com as características certas? Ou melhor, como ser um bom líder de vendas?
É o que vamos mostrar a seguir. Acompanhe-nos!
Como ser um bom líder de vendas?
É necessário que esse profissional, além das competências de vendas, tenha:
- Conhecimento DO PRODUTO
- Conhecimento sobre os PROCESSOS DA EMPRESA
- E conhecimento sobre o MERCADO
O pressuposto para a atuação de qualquer vendedor deve ser o conhecimento profundo sobre os produtos ou serviços que estão sendo vendidos.
Conhecer suas características técnicas, seu funcionamento, suas implicações, seus resultados, sua garantia, assistência técnica, no que ele se destaca em relação aos concorrentes e quais são suas maiores qualidades são informações que todo vendedor deve ter na ponta da língua, e, para isso, é preciso que haja um líder por detrás dele para orientá-lo sobre o que ele não sabe.
Veja: Como identificar um líder na área de vendas!
Veja: Como ser um líder de vendas
Ou seja, o líder deve saber mais que seus vendedores sobre tudo o que gira em torno da venda, de forma a poder complementar os dados que o vendedor não tem ou conhece mal.
Ele deve não apenas prezar e incentivar a retórica e o convencimento, mas buscar oferecer informações consistentes e verdadeiras para os clientes por meio de sua equipe de vendedores.
5 CARACTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDER DE VENDAS
1.Sabe e gosta de lidar com pessoas
Um líder na área de vendas precisa ser uma pessoa aberta, interessada e naturalmente disposta ao trato social. Isso porque ele lidará com uma equipe de vendedores e também com o público consumidor.
Por mais que tenha muitas qualidades e habilidades nessa área, ele precisa ter a consciência de que os bons resultados não são unilaterais ou produto apenas do seu talento, mas dependem de uma série de pessoas ao seu redor que contribuem para o seu sucesso.
2.Desenvolve e capacita a sua equipe
Os bons resultados da equipe gerida por um líder na área de vendas dependerão de como ele desenvolve, capacita e os incentiva com técnicas e conhecimentos de vendas.
Antes de se tornar o líder da equipe, ele certamente trabalhou como vendedor, tomou conhecimento de estudos teóricos e passou por diversas situações que agora podem ser transmitidas aos membros do time.
O compartilhamento dessas informações bem como o incentivo ao aprendizado constante — que deve, inclusive, começar pelo próprio líder — serão importantes tanto para os resultados da equipe quanto para a satisfação dos clientes e, consequentemente, o crescimento do negócio.
Veja também: Como Liderar uma Equipe de Vendas
3. Motiva os vendedores a superarem os desafios do dia a dia
No dia a dia do trabalho como vendedor, muitas situações desagradáveis e desafiadoras podem acontecer, e elas podem naturalmente desmotivar a equipe.
Um líder de vendas transforma esses desafios em aprendizado e os erros em oportunidade para saber melhor o que fazer.
Um líder não é um chefe autoritário que repreende e impõe medo aos seus funcionários, mas alguém que ensina os caminhos e motiva a superação dos desafios.
4. Apoio a mudança de comportamento, através do exemplo, feedback e direcionamento
Um líder na área de vendas serve de exemplo e motivação para toda uma equipe, além de incentivar mais a cooperação do que a competição.
Ele confia nas habilidades de seus vendedores, mas quando é necessário, sabe direcioná-los e colocar a necessidade de mudança de comportamento, deixando claro que isso é importante para melhores resultados.
Os líderes agregam ao invés de segregar, o que é percebido não só pelos membros da equipe, mas também pelos parceiros e clientes, aumentando ainda mais o seu sucesso.
5. Sabe analisar o Placar de Vendas e Agir com cada vendedor para o alcance da meta
Para ser um líder na área de vendas, é preciso saber fazer diagnósticos e oferecer soluções individuais para cada vendedor com a finalidade de melhores resultados, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.
Baseado em análises estatísticas e em metas preestabelecidas, o líder desenvolve e acompanha planos de ação para aumento da produtividade em vendas, oferecendo referências exatas para cada vendedor sobre que estratégias ele deve adotar para alcançar seus objetivos.
Entendeu como identificar um líder na área de vendas? Se ainda tiver ficado com alguma dúvida, fale conosco através dos comentários e confira também nosso post com 5 dicas para o aumento da produtividade dos seus vendedores!
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