Compreender os conceitos aplicados em torno das duas estratégias, definir um plano de marketing que se adapte ao seu negócio e potencializar seu time de vendas pode ser um desafio para muitas empresas.
Porém, com o Inbound e Outbound Marketing é possível alcançar métricas de sucesso e obter um ótimo retorno sobre investimento (ROI), ou seja, o objetivo de todos os negócios.
Para isso, esqueça aquela ideia que o Outbound se opõe ao Inbound marketing!
O tipo de prospecção que ambos se propõem a fazer se complementam na busca de prospects qualificados.
Conhecer o seu mercado, descobrir onde está o seu cliente e segmentar muito bem o seu público é o que vai definir em qual estratégia você deve investir um valor maior:
- Inbound Marketing;
- Outbound Marketing;
- Ambos!
O que é Inbound Marketing e Outbound Marketing
Qualquer tipo de propaganda que se propõe a exibir algum produto é baseado em ações interruptivas, aquelas que interrompem o consumidor para oferecer ou mostrar a qualidade de um serviço ou um oferta.
Comumente, somos interrompidos por propagandas de TV, rádio, outdoors, flyers, vídeos e até mesmo aqueles links patrocinados com objetivo de prospectar leads.
Na era digital, essas ações não são diferentes. Entretanto, são mais bem vistas e procuradas quando entregam conteúdo de valor aos seus prospects.
E essa prospecção, mais informativa, é feita através do Inbound Marketing.
Artigos, eBooks, whitepapers, e-mails marketing, infográficos e post para redes sociais são conteúdos relevantes que alimentam e conquistam o seu público-alvo, além de manter constantemente o interesse dos leads.
Sendo assim, Inbound marketing é como o uma isca. Ao implementar este método, você nutre seu prospect até que ele entre em contato com sua empresa através do marketing de atração e do marketing de conteúdo.
Outbound Marketing
O Outbound é um processo reverso, ou seja, ele vai até o cliente com anúncios patrocinados e interruptivos.
Justamente por essa característica “invasiva”, ele tem sido menos utilizado entre as empresas que buscam no marketing digital soluções para alavancar o resultado do seu negócio.
O que é uma decisão equivocada, já que atrelando as duas estratégias de marketing, os ganhos e benefícios são multiplicados.
- Outbound Marketing: é a prospecção ativa de leads, ou seja, você vai atrás do lead através de mailing, propagandas e ligações.
Dessa forma, entendemos como as duas estratégias se encontram em um objetivo final que é a captação de cliente, ou seja, aumentar a quantidade de leads e gerar lucro.
Inbound Marketing vs Outbound Marketing
INBOUND MARKETING | OUTBOUND MARKETING |
Educar o prospect com conteúdos relevantes | Divulgação ativa e ampla do produto |
Clientes procuram a empresa | Empresa vai até os clientes |
Diálogo aberto entre empresa e clientes | Comunicação unidirecional |
Conhece as dores do cliente e os ajuda também a compreendê-las | Não conhece as dores, pois não possui segmentação de público |
Público definido através de conteúdos | Público massificado através de anúncios |
Permissão | Interrupção |
Menor custo para atração e conversão do lead | Maior custo para atração e conversão do lead |
Meios: artigos, eBooks, vídeos, webinars, emkt, blog e outros. | Meios: publicidade, outdoors, flyers, links patrocinados, mala direta e outros. |
Dessa forma, a diferença fundamental do Inbound Marketing está no fato de que o método influência na decisão do Consumidor antes mesmo de haver uma busca por uma solução específica.
Conseguiu entender como o Inbound e Outbound marketing podem funcionar muito bem juntos?
Confira este exemplo.
Imagine que você trabalha em uma empresa cujo principal serviço é a locação de máquinas para construção civil e quer ampliar sua carteira de clientes.
Você pode apostar em estratégias de Inbound marketing para ficar na primeira página do Google com palavras-chave estratégias do seu negócio como “aluguel de equipamentos para obras”, “locação de torres de iluminação”, ao mesmo tempo em que faz uma prospecção ativa para potenciais clientes como construtoras e empresas de engenharia, por exemplo.
Assim, você irá gerar maiores possibilidades de negócios ao unir as duas metodologias.
Os conteúdos relevantes da sua empresa, gerados pelo Inbound marketing, conseguem aumentar o tráfego do site, além de convertê-los através de formulários, landing pages e pontos de conversão.
Logo, a partir do Outbound marketing os resultados são obtidos rapidamente com a promoção de Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, Outdoors, TV, PAP e outros.
Qual o resultado da união entre o Inbound e Outbound marketing?
Os pontos positivos são muitos, por isso, recomendamos que você não enxergue as duas metodologias como inimigas, mas como ferramentas potenciais para o aumento dos seus resultados em vendas.
Unindo o Inbound ao Outbound você poderá gerar:
- Aumento do tráfego;
- Credibilidade;
- Aos novos negócios: divulgação e mídia;
- Negócios antigos: fidelização e confiabilidade com ticket alto;
- Os processos de Outbound marketing reduzem a jornada de compra;
- Lojas físicas e e-commerce podem facilmente atrelar as duas estratégias;
- Treinamento e capacitação dos vendedores através de conteúdos relevantes;
- Educação sobre o mercado para o cliente;
- Qualificação dos leads;
- Competitividade acentuada no oceano vermelho (mercado competitivo);
- Visibilidade no oceano azul (mercados novos, sem muita competitividade).
E se eu quiser escolher apenas uma, qual delas é a melhor?
Não existe uma resposta definitiva para isso. Como vimos, é interessante implementar as duas estratégias em conjunto para potencializar os resultados em conversão de leads.
A Hubspot divulgou recentemente um estudo sobre Inbound e Outbound marketing,estratégias de vendas e operações na América Latina, Estado do Inbound em 2018, confira:
- 50% dos profissionais de marketing descobriram que o Inbound oferece maior ROI;
- 10% dos profissionais acreditam que o maior ROI se atribui ao Outbound;
- 55% dos vendedores têm dificuldades com atividades de pré venda e prospecção.
O que indica que, se alinhadas de maneira correta, a junção do Inbound e Outbound marketing promete boas vantagens em relação ao ROI.
Ainda segunda a pesquisa, a prospecção e pré-vendas têm sido uma das maiores dificuldades do time de vendas.
Por isso, estabelecer uma estratégia focada na conversão, respeitando as características do seu público-alvo é um desafio que a empresa precisa sanar, mesmo que com ajuda de uma consultoria de vendas.
Fonte: State Of Inbound
Outra característica comum que os profissionais de marketing estão implementando é o investimento em canais de mídia, como: vídeos, redes sociais, Instagram, Facebook Messenger e outros.
O objetivo dessa estratégia é atingir maiores públicos tanto no ambiente offline, quanto online.
Ou seja, para escolher a estratégia que mais se adequa ao seu tipo de negócio é necessário fazer um comparativo entre o Inbound e Outbound marketing, desenvolvendo assim um modelo único de geração de leads e prospecção de vendas.
Para saber mais sobre isso, confira como a inteligência comercial pode te ajudar a fechar mais vendas:

Gostou do conteúdo?
Que tal assinar nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos?
Em nosso blog é possível encontrar artigos semelhantes e muitas técnicas em vendas, clique aqui e confira!
Consultoria comercial para impulsionar vendas
A DNA de Vendas é a mais completa consultoria de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.
Com experiência em mais de 40 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.
Com o serviço da DNA For Small, prestamos consultorias de vendas para pequenas e médias empresas, focados em estruturação do processo de vendas para aumento de produtividade.
Conheça as nossas possibilidades e fale com um dos nossos consultores.