Ir para o conteúdo
  • Quem Somos

    Sobre Nós

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil

    Clientes

    Mais de 2.000 clientes em mais de 45 segmentos do mercado

    Cases de Sucesso

    Clientes que declaram o impacto do nosso trabalho nos seus resultados

  • Serviços

    Consultoria de Vendas Full Service

    Estruturamos Processos, Modelo de Gestão, Tecnologia e Capacitamos sua equipe de maneira personalizada

    Consultoria de Vendas Training

    Consultoria para construção e implementação de um Método de Vendas para sua empresa

    Consultoria de Vendas For Small

    Consultoria para times de vendas compactos. Construímos e implementamos o processo comercial ideal para a sua empresa

    Educação Corporativa

    Consultoria para construção de Trilhas de Aprendizagem para profissionalizar seu time de Vendas

    Treinamento de Vendas

    Desenvolvemos e executamos capacitações em diversos temas e formatos para aumentar a performance do seu time de Vendas

    Programa de Liderança

    Capacitamos seu time de gestores e líderes de vendas nos pilares de Negócio, Gestão, Desenvolvimento e Liderança

    Palestras para Eventos

    Associe seu evento à qualidade, impacto e autoridade que a DNA de Vendas tem no mercado

    Palestras para Convenções

    Transforme o mindset da sua equipe através das nossas Palestras Customizadas com alto nível de energia

    Workshop de Vendas

    Customizamos temas para atender a demanda específica de desenvolvimento para o seu time

    SalesMeet.io

    Ferramenta de IA que transforma reuniões, gera insights, preenche o CRM e desenvolve seu time como você nunca viu.

    SalesMeet Edu

    Plataforma de aprendizado contínuo para capacitar líderes e equipes de vendas com conteúdo prático e estratégico.

  • Grupo DNA

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil.

    A mais completa Consultoria de Vendas do Brasil para times compactos

    Uma agência de Marketing Digital com DNA de Vendas

    A mais completa plaforma de desenvolvimento contínuo de vendas B2B do Brasil

  • Resultados
  • Conteúdo

    Blog

    Dicas práticas para a sua estratégia de vendas, gestão e T&D

    Materiais gratuitos

    Palestras, Webinars, eBooks e Infográficos. Aprenda tudo sobre vendas com a DNA

    Podcast

    Reunindo ideias e compartilhando conhecimentos

  • Contato

Saiba como a ALFA reestruturou o seu processo de vendas e conseguiu aumentar resultados

Cases de Sucesso
  • Por DNA de Vendas
  • 10 minutos de leitura

Conteúdo

Compartilhe

Muitos leads e poucas conversões. Isso parece familiar?

Sem dúvidas, um dos maiores gaps da área de vendas é conseguir otimizar o trabalho e ter uma alta taxa de conversão, aproveitando ao máximo as oportunidades geradas.

No entanto, a maioria dos gestores acaba se frustrando quando não consegue alcançar esse objetivo, pondo a culpa no mercado ou na economia.

Alexandro Dias, CEO e Founder da ALFA Sistemas de Gestão, se sentia incomodado com os resultados da equipe de vendas, mas sabia que tudo era questão de ajustes e um olhar apurado. 

Com o auxílio da DNA de Vendas for Small, ele conseguiu impactar a área de vendas com resultados impressionantes, além de implantar uma cultura de resultados e sucesso

Quer saber mais sobre essa história? Confira mais um case de sucesso da DNA de Vendas for Small!

Conheça a ALFA Sistemas de Gestão

A ALFA Sistemas de Gestão é uma consultoria especializada em sistemas de gestão ERP. Localizada em São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, está no mercado há 18 anos.

A empresa atua com planejamento, implementação e suporte de sistemas para a gestão interna de empresas, automatizando processos e extraindo dados importantes para a estratégia do negócio.

Quais desafios a ALFA estava enfrentando quando procurou a DNA de Vendas for Small?

Alexandro conta que conheceu a DNA de Vendas for Small por meio de um amigo empresário. Ele já havia utilizado o serviço de consultoria e notado melhorias significativas no seu processo comercial.

Além disso, ele também acompanhava a DNA pelas redes sociais e já havia lido alguns cases de sucesso. Um deles, em especial, chamou a sua atenção, pois o perfil da empresa e os gaps e desafios eram muito similares aos da ALFA.

A principal dor que Alexandro queria contornar, assim como a maior parte dos gestores de vendas, era a alta quantidade de leads, mas baixa conversão que, como consequência, influenciava no não batimento de metas e impactava na estratégia de vendas da empresa, além, é claro, de atrasar o crescimento do negócio em médio e longo prazos.

Foi a partir dessas dores e de uma conversa com uma consultora da DNA for Small que essa parceria de sucesso começou. 

ALFA e DNA de Vendas for Small: como funciona uma consultoria de vendas especializada

Foram 6 meses de consultoria com capacitações, análises, implementação de novos processos e construção de uma nova cultura de vendas.

O primeiro passo foi realizar uma análise SWOT da empresa com o intuito de entender suas forças e fraquezas. Apesar de Alexandro ter procurado a DNA com uma dor, com o auxílio da consultoria ele pôde perceber que esse gap era a consequência de outro: a ausência de um processo comercial bem definido.

“O nosso maior desafio no início foi, justamente, estabelecer um processo formal e estruturado que o meu time pudesse seguir e aplicar na rotina de trabalho”, descreve Alexandro.

Dessa forma, foi feito um mapeamento dos processos internos e, levando em consideração a empresa, o nicho de atuação e os objetivos, foi possível estabelecer o que estava faltando e o que estava sobrando. Dessa análise, nasceu o playbook de vendas da ALFA.

Essa espécie de manual é crucial para empresas. Nele, estão estabelecidos todos os processos e como fazê-los; assim, é possível padronizar as atividades e ter o mesmo nível de entrega em todas as vendas. O playbook de vendas também torna o ramp-up mais ágil, deixando toda a equipe no mesmo ritmo e qualidade, sem que os resultados dependam de apenas dois ou três profissionais mais experientes.

Outro gap que fazia Alexandro perder oportunidades era focar em leads que, visivelmente, não trariam qualquer retorno: “Tem aquele cara que não tem orçamento, não tem previsão para fechar a proposta ou não é autoridade, então perdíamos muito tempo com esses leads, nutrindo esperanças de que um dia ia fechar; ficávamos arrastando essa oportunidade por dois, três, até seis meses”.

Vendas e marketing fazem parte de um mesmo time

Quando falamos em não batimento de metas ou pouca conversão, muitas vezes associamos esse gap apenas à equipe de vendas, não é?

Apesar da consultoria online ser focada na área comercial, foi identificado que um gap de marketing estava influenciando diretamente na baixa conversão: a ausência de requisitos bem definidos para a conversão, o que gerava leads pouco qualificados, ou seja, o funil de vendas era muito amplo, deixando passar oportunidades que não faziam sentido e apenas desperdiçavam tempo dos profissionais de vendas.

Por isso, além da reestruturação da equipe comercial, com o auxílio e olhar apurado da consultoria, Alexandro conta que foi necessário reorganizar também o setor de marketing do negócio para alcançar os resultados esperados.

Para isso, eles contaram com a ajuda da DNA for Marketing, empresa do grupo DNA de Vendas focada na atração e geração de leads por meio do marketing digital.

Com esses pontos de melhoria em mãos, foi possível traçar um plano e aplicá-lo na ALFA. Os resultados, é claro, não demoraram a aparecer.

 

Quais resultados a ALFA alcançou?

O principal desafio de Alexandro, a baixa conversão, não é mais uma realidade da ALFA. Ele chama a atenção que, apesar de os leads qualificados terem diminuído em número em relação aos meses anteriores, isso foi positivo, porque agora eles estão mais alinhados com o produto da empresa, e cada lead é, de fato, uma oportunidade.

Não é incomum encontrar gestores comerciais que ficam presos aos números e à quantidade de oportunidades, sem lembrar que é melhor ter 200 leads alinhados no seu funil de vendas do que 500 com perfis muito distantes. Nesse sentido, é crucial que esses profissionais saibam as métricas e indicadores para o seu próprio funil de vendas – que, aliás, foi reconstruído na ALFA.

“Agora, estamos em um processo mais maduro, com menos leads e maior conversão”, reitera Alexandro.

Outro resultado palpável é que o ciclo de vendas diminuiu consideravelmente. De acordo com Alexandro, para o nicho de ERPs, uma venda pode demorar entre 3 e 6 meses para ser concluída, algo que está sendo feito entre 15 e 30 dias, “em pequenas e médias empresas, é claro”, salienta.

O número pode ser impressionante, mas a verdade é que um processo estruturado, com um funil de vendas que corresponde à estratégia e ao nicho do negócio, e uma equipe capacitada são essenciais para obter resultados em vendas. Quando um desses aspectos está desalinhado, aumentam as chances de que o atingimento da fique comprometido.

Além dos resultados em números, a mudança da cultura organizacional do negócio

Por fim, Alexandro ressaltou também que os workshops foram essenciais para que a equipe de vendas tivesse alta performance e conseguisse aplicar tudo o que foi aprendido no dia a dia da empresa. Além das técnicas de vendas, gatilhos de passagem, abordagem e alinhamento de discurso de vendas, também foi feito um trabalho para que a cultura organizacional fosse voltada para resultados.

Como toda mudança, o CEO afirma que no começo houve um pouco de resistência, mas com as capacitações e o auxílio da consultora foi fácil contornar isso:

“Com a abordagem da consultora e o jeito de conduzir, explicando a importância do processo, como certas atitudes influenciam positivamente ou negativamente nos resultados, além de ensinar metodologias de vendas e nomenclaturas, eles acabaram absorvendo tudo e foi fácil aplicar na rotina”, explica.

Processo comercial estruturado foi decisivo durante a quarentena

O processo de consultoria com a DNA for Small aconteceu pouco antes das medidas de isolamento social ocasionada pela COVID-19. Assim, a equipe comercial da ALFA passou trabalhar em home office.

É sabido que, por conta da paralisação de diversas atividades e da incerteza de como estaria o mercado nos próximos meses, muitos negócios sentiram o baque econômico trazido pela COVID-19.

“No começo foi difícil; nos primeiros 20, 30 dias, houve aquele susto, muitos clientes pedindo cancelamento de contrato e suspensão do projeto e dos pagamentos. No entanto, depois passou o pânico inicial e o mercado voltou a se estruturar. Aí, para gente, foi até benéfico, porque as pessoas aceleraram o processo de transformação digital dos seus negócios e conseguimos até vender mais”, conta ele.

É claro que ter um processo de vendas estruturado e um playbook de vendas foi determinante para esse período, porque eles conseguiram ter uma rotina de trabalho mais bem estabelecida, diminuindo ruídos na comunicação, e, com os workshops e as capacitações, puderam concentrar esforços naqueles leads realmente quentes. 

Além disso, o trabalho fora do escritório acelerou a implementação das novas diretrizes e até deu mais resultados que o modelo tradicional de trabalho.

Qual o papel de uma consultoria no desenvolvimento de um negócio?

Além dos ganhos em resultados, para Alexandro, um dos maiores benefícios foi poder se concentrar na gestão da empresa em si: “Eu recomendo contratar uma consultoria justamente para deixar essa parte estratégica na mão de quem entende, quem está vivenciado diariamente as áreas de marketing e vendas; assim eu pude me concentrar efetivamente em fomentar vendas, em vez de me preocupar com gaps e processos”.

Ele afirmou que continuam utilizando e aplicando, até hoje, tudo o que foi implementado pela DNA de Vendas, sem ter alterado nada: as etapas do processo, o playbook, o CRM e outros métodos. Afinal, têm possibilitado o alcance de resultados consistentes.

Alexandro também fala que, quando a consultoria foi iniciada, ele percebeu que a ALFA, internamente, estava muito aquém em relação a conhecimento de mercado. Então, o auxílio da DNA foi um acelerador no desenvolvimento do negócio.

Esse sentimento é compartilhado por muitos gestores que procuram a ajuda da DNA, afinal ter ao lado uma consultoria que já sabe os principais gaps da área de vendas e entende o que dá certo e o que é ultrapassado no setor comercial se torna um diferencial competitivo no mercado.

Se você, assim como o Alexandro, quer melhorar seus resultados e acelerar o desenvolvimento do seu negócio, fale com um de nossos consultores! 

DNA de Vendas

Somos a DNA de Vendas, a mais completa consultoria de vendas voltada para o aumento de produtividade de vendas do Brasil.

Com experiência em mais de 40 segmentos do mercado, a empresa vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, por meio do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.

Compartilhe
Linkedin-in
DNA de Vendas
A mais completa consultoria de Vendas para aumento da produtividade do Brasil
DNA de Vendas
A mais completa consultoria de Vendas para aumento da produtividade do Brasil
Linkedin-in
Assine nossa Newsletter
Cadastre seu e-mail aqui e receba dicas de como vender mais!
Baixe agora!

Artigos relacionados a esse tema

AER Instalação - artigo case
Cases de SucessoConsultoria de vendas

Como a AER Instalação desenvolveu um modelo de vendas escalável no setor de serviços

  • Por DNA de Vendas
  • 03/12/2025
Inteligência Artificial em Vendas B2B:
Inteligência ArtificialDicas de Vendas

Inteligência Artificial em Vendas B2B: mitos, verdades e como implementar

  • Por DNA de Vendas
  • 01/12/2025
Além do Treinamento: O Papel do RH na Construção de uma Cultura de Alta Performance
Treinamento em vendasRH estratégico

Além do Treinamento: O Papel do RH na Construção de uma Cultura de Alta Performance

  • Por DNA de Vendas
  • 21/11/2025
o papel da inteligencia artificial
Processos de vendasInteligência Artificial

O papel da Inteligência Artificial na otimização de processos de vendas complexas

  • Por Lucia Haracemiv
  • 12/11/2025
Artigo Case - Eurochem
Cases de Sucesso

Eurochem alinha sua força de desenvolvimento de mercado à estratégia de vendas para elevar os resultados no Agronegócio Global

  • Por DNA de Vendas
  • 10/11/2025
Artigo case - Clipper
Cases de Sucesso

Como a Clipper Negócios, do segmento de representação comercial, estruturou seu pulso de vendas para alcançar máxima produtividade e gestão estratégica de carteiras

  • Por DNA de Vendas
  • 10/11/2025

Fale com nossos consultores

Entenda hoje como podemos fazer sua empresa crescer mais

Grupo DNA

  • DNA de Vendas
  • DNA de Vendas For Small
  • DNA For Marketing
  • Sales Meet
  • Sales Meet Edu

Fale Conosco

São Paulo

(11) 2384-1502

Belo Horizonte

(31) 4042-0443

Rio de Janeiro

(21) 4042-4001

Salvador

(71) 4042-8852

Florianópolis

(48) 4042-2772

Curitiba

(41) 4042-2440

Endereço

Av. Maj. Sylvio de Magalhães Padilha 5200, América Business Park, Ed. Montreal 8º andar, Morumbi - São Paulo

Política de privicidade

Quem Somos

  • Quem somos
  • Clientes
  • Cases de Sucesso

Consultoria

  • Consultoria de Vendas Full Service
  • Consultoria de Vendas Training
  • Consultoria de Vendas para Pequenos Times

Treinamento

  • Capacitação de Vendas
  • Programa de Liderança

Palestras

  • Palestras para Eventos
  • Workshops de Vendas

Ferramentas de IA

  • SalesMeet
  • Assessment do Time de Vendas
  • Construção de PDI Individualizado

Receba conteúdos exclusivos

Saiba mais

  • • Produtividade de Vendas
  • • Estratégia
  • • Treinamento de Vendas
  • • Consultoria de Vendas
  • • Processo de Vendas

Redes Sociais

Linkedin-in Instagram Youtube Facebook-f

Grupo DNA

  • DNA de Vendas
  • DNA de Vendas For Small
  • DNA For Marketing
  • Sales Meet
  • Sales Meet Edu
Fale Conosco

São Paulo

(11) 2384-1502

Belo Horizonte

(31) 4042-0443

Rio de Janeiro

(21) 4042-4001

Salvador

(71) 4042-8852

Florianópolis

(48) 4042-2772

Curitiba

(41) 4042-2440

Quem Somos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Cases de Sucesso
Consultoria
  • Consultoria de Vendas Full Service
  • Consultoria de Vendas Training
  • Consultoria de Vendas para Pequenos Times
Treinamento
  • Capacitação de Vendas
  • Programa de Liderança
Palestras
  • Palestras para Eventos
  • Workshops de Vendas
Saiba mais
  • • Produtividade de Vendas
  • • Estratégia
  • • Treinamento de Vendas
  • • Consultoria de Vendas
  • • Processo de Vendas

Receba conteúdos exclusivos

Redes Sociais

Linkedin-in Instagram Youtube Facebook-f

Endereço

Av. Maj. Sylvio de Magalhães Padilha 5200, América Business Park, Ed. Montreal 8º andar, Morumbi - São Paulo

Política de Privacidade

Copyright © DNA de Vendas. Todos os direitos reservados.