A cada dia que passa, o mercado está mais competitivo e, consequentemente, muito mais exigente para o profissional de vendas. Diante desse cenário, é essencial que esse vendedor tenha elementos comportamentais capazes de potencializar a eficácia de suas ações para aumento das vendas, mesmo em períodos de crise. Dentre esses comportamentos, destacamos hoje aquele que mais precisa estar presente no cenário atual: a DILIGÊNCIA para vender mais.
O QUE É DILIGÊNCIA?
Embora hoje seja mais comum a aplicação da palavra diligência no ramo corporativo, há muito ela também é considerada a virtude humana de lutar e seguir rumo a um objetivo de vida pessoal e/ou profissional por meios éticos até alcançá-lo.
Sua importância é tão inquestionável que ela se faz presente até na Bíblia: “Viste a um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto. Não será posto perante os de baixa sorte”. Provérbios 22:29
POR QUE SER DILIGENTE ME FARÁ AUMENTAR AS VENDAS?
Vendedores diligentes sabem exatamente onde querem chegar e praticam a diligência em suas vidas porque são conscientes da sua importância frente às circunstâncias adversas.
Esses indivíduos desconhecem o desânimo, amam o que fazem, por isso se entregam intensamente ao cumprimento de uma tarefa, irradiando carisma e entusiasmo por todo o ambiente de trabalho.
E, como se não bastasse, os profissionais de vendas diligentes estão sempre receptivos e prontos para receberem alguma incumbência, não importa a hora, o lugar ou qualquer outro advento.
A empresa e o cliente sabem que podem contar com eles.
Vou dar um exemplo: um cliente foi a uma loja de eletrodomésticos a procura de uma geladeira, pois a sua havia queimado. Dali a três dias ele teria uma festa importante em sua casa, portanto era fundamental que a geladeira nova fosse entregue até esta data. O vendedor garantiu a entrega na data acordada.
Três dias depois, ao conferir a venda no sistema, o vendedor descobriu que a geladeira não seria entregue naquele dia devido a problemas relativos ao fornecedor.
Uma hora depois ele estava na porta do cliente entregando uma geladeira do estoque de sua loja. Agora se você ficou cansado só de imaginar-se tendo todo esse trabalho para resolver um problema criado pela “empresa”, isso é só um sinal que você precisa ser mais diligente.
Ou prefere continuar reclamando das suas vendas quando chegar o final do mês?
Veja também:
4 COMPORTAMENTOS DO VENDEDOR DILIGENTE
1. Entende o Não do Cliente
Ele não sabe o que é inércia diante de alguma situação que demande uma atitude proativa, uma ação imediata, uma solução inovadora e daí por diante. Entende o NÃO do cliente como um desafio a ser superado;
2. Não teme o novo
Propõe a inovação. Pode até errar, mas por tentar e não por se omitir ou desistir;
3. Não corre atrás de “extintores” na tentativa de “apagar incêndios”;
Ele procura prever os riscos possíveis em determinadas situações e age preventivamente para evitá-los,
4. Não é propagador de problemas.
Não se apresenta como megafone de problemas, ao contrário disso, nessas horas ele é o porta-voz de soluções práticas.
Que tal começar usar a diligência para vender mais?
É indispensável para o profissional de vendas que quer vender mais e melhor, independente do cenário em que esteja e o produto que venda, inserir a diligência no seu cotidiano profissional.
Ela é bem mais que uma virtude, tornou-se uma necessidade, um elemento imprescindível na vida das pessoas que decidiram fazer a diferença por onde passam.
Portanto, fica a dica: Trabalhe firme e dedique-se no cultivo diário da diligência, fazendo dela um hábito refletido em cada ação e em cada venda.
DNA DE VENDAS
A DNA de Vendas é uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.
Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.
Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores.