Um bom líder de vendas sabe que sem números e dados é muito difícil fazer com que a equipe comercial obtenha resultados. No entanto, será que todo gestor sabe o que fazer com essas informações?
A Basesul é uma dessas empresas que sabe de todo o potencial da sua equipe, mas que, de alguma forma, os resultados esperados não estavam chegando.
Por isso, eles procuraram a DNA de Vendas for Small e conseguiram transformar a realidade do negócio com resultados consistentes e o batimento de metas consecutivo por meses.
Quer saber como isso foi possível? Contamos tudo neste case de sucesso do mercado imobiliário!
Quem é a Basesul?
A Basesul Empreendimentos é uma imobiliária que trabalha com venda de imóveis compactos e inteligentes, estruturados com áreas de lazer, coworking, escritórios etc.
Situada em Curitiba (PR), a empresa foi inaugurada em 2009 com o intuito de oferecer imóveis modernos e práticos em um preço que caiba no bolso.
Por que eles procuraram a consultoria da DNA de Vendas for Small?
Assim como muitas empresas, a Basesul sentia dificuldade em dimensionar os resultados, entender como funciona tecnicamente o mundo das vendas, ter uma visão mais analítica e conseguir realizar o batimento de metas de forma recorrente.
O que acontecia é que grande parte dos processos era feita no “giros grátis real”, sem contar com parâmetros realmente eficazes ou etapas bem definidas em cada fase da venda. A consequência disso é que os resultados não conseguiam ser medidos, cada vendedor tinha um fluxo de trabalho próprio e era difícil identificar o que realmente estava impactando negativamente ou positivamente os resultados.
Dessa forma, eles sabiam que, sem o auxílio de uma empresa especializada não apenas em vendas, mas também no mercado imobiliário, seria mais demorado chegar ao sucesso.
Como a DNA for Small conta com especialistas em vendas nesse segmento, fica mais fácil identificar gaps no processo comercial e no fluxo de trabalho, além de estar em contato com diversas outras imobiliárias e, por isso, entender o que está acontecendo no mercado como um todo.
Assim, a Basesul procurou o auxílio da DNA e, juntas, traçaram um plano de ação para impactar os resultados da empresa e ter maior projeção no mercado.
Como foi o processo de consultoria?
Quando um especialista da DNA for Small começa o processo de consultoria de vendas, o primeiro passo é realizar um diagnóstico superdetalhado da área comercial utilizando a metodologia dos 4 Pilares da Produtividade.
Nessa pesquisa, o consultor irá avaliar as etapas do processo, a abordagem feita pelos profissionais de vendas, quando é feito o follow-up, se as ferramentas utilizadas são realmente eficientes, além de averiguar o histórico de indicadores e métricas do negócio.
Outro ponto muito importante é fazer uma análise SWOT, isto é, uma técnica de planejamento estratégico para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, tanto do ponto de vista externo (concorrentes, mercado, clientes) como interno (colaboradores, gestores, processos).
Após essa etapa inicial de análise e identificação dos gaps, o consultor irá utilizar a sua expertise para montar um plano estratégico de ação de acordo com o objetivo que foi previamente discutido com a Basesul.
Nesse momento, é também elaborado um playbook de vendas. Nessa espécie de “guia”, foi relatado, nos mínimos detalhes, o passo a passo dos processos internos da área comercial.
Isso garantiu que os profissionais de vendas otimizassem o tempo de trabalho, já que eles sabiam exatamente seu job description, e que mantivessem o mesmo nível de entrega, pois todos exerciam as mesmas etapas durante o processo da venda.
Além disso, o consultor pode pontuar quais seriam as taxas de conversão mais apropriadas para a empresa em cada fase do funil de vendas e ensinar os colaboradores quais são os melhores gatilhos de passagem.
Ao colocar todas essas ações em prática, em um curto prazo a Basesul conseguiu alcançar os seus objetivos e começou a colher os frutos.
Quais resultados a Basesul conseguiu alcançar após a consultoria?
Após seis meses de consultoria, os resultados já eram nítidos, tanto em número quanto em relação ao comportamento dos próprios colaboradores.
Com uma equipe comercial mais organizada, os processos internos bem definidos e os profissionais de vendas com domínio total das técnicas de persuasão de vendas, foi possível obter resultados impressionantes. Com essas mudanças, a Basesul teve três meses consecutivos de bons números em negociação e fechamentos, impactando diretamente o batimento de metas e o crescimento do negócio.
Além disso, a empresa conseguiu ter uma melhor visão do planejamento estratégico ao adotar métricas e indicadores assertivos para o nicho imobiliário. Ao saber exatamente como utilizar os dados obtidos, foi possível tomar decisões de maneira lógica, fugindo dos “achismos” e da “tentativa e erro”.
Conheça a DNA de Vendas for Small e impacte seus resultados
A DNA de Vendas for Small tem orgulho de apresentar seus clientes e cases de sucesso, afinal nada transmite mais segurança do que uma consultoria que, de fato, entrega resultados.
Assim como a Basesul, muitos gestores e líderes têm vontade de fazer a empresa dar certo, mas não dominam todas as técnicas necessárias ou não estão muito familiarizados com as particularidades do próprio nicho.
Nesse sentido, a consultoria de vendas age não apenas como um impulsionador, mas como uma “escola”, já que o objetivo é identificar e resolver os gaps de forma que toda a equipe aprenda junto. Assim, os líderes têm autonomia para replicar, nos meses seguintes, tudo o que aprenderam.
Se você também sabe que a sua equipe pode alcançar mais resultados, mas não entende como ou quais caminhos trilhar para conseguir isso, fale com um de nossos consultores e invista no crescimento do seu negócio!
Até a próxima!
Conheça a DNA de Vendas
Somos a DNA de Vendas, a mais completa consultoria de vendas voltada para o aumento de produtividade de vendas do Brasil.
Com experiência em mais de 40 segmentos do mercado, a empresa vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, por meio do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.