Estabelecer um pipeline comercial que otimize as operações de uma empresa a ponto de acelerar sua produtividade de vendas e alavancar seu faturamento não é uma tarefa fácil!
Mas o Acade Lotear conseguiu alcançar esse e outros resultados impressionantes em pouco tempo, a partir da consultoria com a DNA de Vendas for Small. Veja:
- aumento das taxas de conversão de oportunidades geradas para fechamento de negócio de 9% para 54%;
- aumento do faturamento mensal em 40%
Quer saber como gerar resultados positivos assim? Então, conheça essa história e entenda como alavancar sua produtividade assim como o Acade!
Quem é o Acade Lotear?
O Acade Lotear é um software de administração voltado para gestão e vendas de loteamentos. Esse produto é feito sob medida para empresas do segmento imobiliário.
Assim, o principal objetivo do Acade é facilitar a rotina do empreendedor brasileiro – seja ele autônomo ou integrante da equipe de corretores de alguma imobiliária.
Como era o Acade Lotear antes da DNA?
Por ter nascido da iniciativa de profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e processamento de dados, antes de contratar a consultoria da DNA for Small, os gestores do Acade Lotear tinham foco total na parte técnica do negócio.
Ou seja, a atenção estava voltada para o desenvolvimento do sistema.
Por conta disso, as operações comerciais do Acade ficavam prejudicadas, já que não havia um levantamento ou acompanhamento dos números e dos indicadores de performance (KPIs) relacionados ao processo de vendas.
Durante a Consultoria, Luimar Tiepolo, sócio-fundador e diretor administrativo-financeiro do Acade Lotear, explicou que, por conta dessa falha, o produto até se destacava no quesito qualidade diante dos seus concorrentes, porém não os superava em volume de vendas:
“O foco exacerbado na área técnica atrapalhou a empresa, pois oferecemos um produto e serviço muito bom, bem elaborado; por outro lado, o núcleo comercial era ‘capenga’. Isso nos tornava vulneráveis”, declarou.
Além disso, Tiepolo também ressaltou o quanto esse déficit interferia diretamente em outros setores do Acade Lotear, como na geração de MQLs – responsabilidade da equipe de marketing – ou mesmo numa simples questão de automação, como o uso de um CRM de Vendas.
Numa empresa em que 90% da força operacional e estratégica é destinada ao desenvolvimento do produto e quase nada a vendas, não é de se surpreender que os próprios sócios não apenas eram responsáveis pelo desenvolvimento do software como também tinham que lidar com o fechamento dos contratos, implementação e suporte.
Tentativas de crescimento
Ao perceber que o negócio não estava gerando o resultado esperado, os gestores do Acade iniciaram a sua busca pela resolução dos problemas, mas sem qualquer orientação especializada.
Para melhorar a gestão de vendas, os administradores começaram a contratar profissionais da área, a partir de um feedback construtivo, feito por um cliente satisfeito.
Assim, eles montaram um time de vendedores composto de três representantes de venda e uma coordenadora. O processo de vendas do Acade Lotear ainda estava engatinhando.
Os novos membros do time tinham experiências em diferentes modelos de negócio, mas não tinha expertise com o segmento de TI, e não era proporcionada uma trilha de aprendizagem, com base num playbook ou treinamento de vendas da própria empresa.
Nessa época, o Acade também investiu em marketing, mídias sociais e propaganda, mas os gestores não conseguiam aumentar a produtividade de vendas da empresa.
Muito pelo contrário! Investir nessas áreas aumentou ainda mais o custo fixo da empresa, gerando mais despesas, enquanto o ritmo de vendas continuava lento.
Foi quando os gestores do Acade Lotear perceberam que, apesar de terem bastante conhecimento de programação e manutenção do software, precisavam da orientação de profissionais peritos em operações comerciais e de vendas.
Era hora de procurar ajuda de quem entende do assunto!
Ponto de virada
Antes de chegar até a DNA de Vendas, o Acade Lotear contratou outra empresa do ramo de Marketing de Conteúdo. Foi aí que eles perceberam a importância do marketing digital para a formulação e aplicação de estratégias de vendas eficazes.
A partir de então, materiais foram produzidos no intuito de prospectar clientes com inbound marketing.
Entretanto, apesar da geração de leads, o Acade ainda não estava obtendo resultados sólidos e positivos, pois faltava padronização das operações e estabelecimento de um ciclo de vendas bem definido, que amarrasse o SLA entre o time de marketing e o de vendas (vendarketing).
Os gestores então perceberam que era necessária a contratação de uma consultoria de vendas, mais voltada para o funcionamento e desenrolar das operações de vendas e qualificação dos leads. Assim, o Acade Lotear conheceu a DNA de Vendas for Small.
Por meio de nossa consultora Ayla Borges, os gestores finalmente conseguiram estabelecer com clareza um funil de vendas, a partir da construção e aplicação de um playbook de vendas.
Esse guia é responsável pela padronização de todas as operações e, pelo bom funcionamento do negócio.
Com a padronização dos processos, o Acade conseguir desenhar um ciclo de vendas preciso e eficiente, sendo capaz de pôr em prática os 4 Pilares de Produtividade de Vendas:
#1 pessoas
#2 processos
#3 gestão
#4 tecnologia
Como resultado, uma rotina estratégica e operacional foi integrada aos times de vendas e de marketing e a todos os demais times da empresa.
Saiba mais sobre Os 4 Pilares da Produtividade de Vendas B2B
Produções e resultados
Veja quantas transformações aconteceram e quais resultados foram gerados para o Acade Lotear depois da consultoria da DNA de Vendas:
-
- Aumento de 40% do faturamento: a partir da organização dos processos operacionais (com a implementação de um playbook de vendas), o Acade Lotear incrementou sua produtividade de vendas a ponto de alavancar seu faturamento em 40%.
- Constância mensal: antes da consultoria, o Acade Lotear não apresentava consistência no volume de vendas mensais. Depois da consultoria, a empresa alcançou uma rotina no batimento de metas de vendas.
- Aumento da taxa de conversão: a taxa de conversão de apresentações para ganho, que era de cerca de 9% no começo da consultoria, chegou a ser de 54% após a implementação do processo de vendas.
- Expansão territorial: além disso, o Acade Lotear conseguiu alcançar a aceitação e entrada em outros lugares do Brasil. Antes da consultoria, a atuação era restrita à apenas 9 estados. Hoje, a empresa atende 20 estados brasileiros, inclusive, o Distrito Federal (DF).
Você também quer melhorar os resultados da sua empresa?
Conheça outros cases de sucesso de empresas, com pequenos times de vendas, que apostaram na consultoria comercial da DNA de Vendas for Small para melhorar consideravelmente seus resultados.
- Descubra como a i9 Brindes aumentou 40% de suas vendas em 6 meses
- Saiba como a G2 Tecnologia aumentou sua taxa de conversão de vendas
- Entenda como a iScholar montou um processo comercial de alto impacto
- Como criar um processo de vendas replicável: aprenda com a Projeto Mosaico
- Descubra como a Murrelektronik conseguiu aumentar suas vendas em 40%
- Como a Vista Software chegou a 72% de conversão de OPPS para Vendas após a Consultoria da DNA de Vendas For Small
DNA de Vendas
Somos a DNA de Vendas, a mais completa consultoria de vendas, voltada para o aumento de produtividade de vendas do Brasil.
Com experiência em mais de 40 segmentos do mercado, a empresa vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.
Por meio da DNA For Small, também prestamos consultoria de vendas para micro e pequenas empresas, contribuindo para a construção do funil de vendas e sua aplicação no CRM de Vendas.
Caso queria entender melhor, fale com um de nossos consultores. Estamos às ordens para atendê-lo(a). Até a próxima!