Como aumentar suas vendas usando Inteligência Competitiva

Competência de Vendas, Estratégia de Vendas

Não é segredo que vivemos em um mundo volátil e dinâmico, onde as transformações acontecem na velocidade da luz, o que exige novas soluções que atendam às necessidades dos consumidores. 

Assim, em um mercado cada vez mais competitivo, saber como destacar sua empresa é essencial para o sucesso de qualquer negócio. 

Empresas que almejam um crescimento contínuo e alta performance precisam de inteligência competitiva para se manterem fortes no mercado.

Neste artigo, falaremos sobre essa prática e o porquê você deve aplicá-la no seu negócio hoje mesmo. Vamos à leitura?

O que é inteligência competitiva?

A inteligência competitiva (IC) é um processo que auxilia as empresas a se manterem fortes no seu mercado de atuação através da coleta, análise e processamento de dados, de forma a compreender as tendências e o comportamento dos concorrentes.

Ela está relacionada, na maioria das vezes, à proatividade das organizações frente às demandas do mercado, que se transformam de forma veloz. Ou seja, podemos dizer que a IC é um modelo preditivo, que trabalha com a previsão e antecipação frente aos movimentos da concorrência.

O objetivo principal da inteligência competitiva é fornecer insights aplicáveis que ajudem na tomada de decisões estratégicas e no desenvolvimento de vantagens competitivas, a partir de coletas contínuas, análise e aplicação de informações relevantes sobre o ambiente no qual uma empresa está inserida.

A inteligência competitiva busca identificar ameaças e oportunidades, antecipar mudanças no mercado e fornecer informações valiosas para que a empresa possa se adaptar e destacar em seu mercado.

Assim, essa prática envolve o acompanhamento de diversos aspectos, como concorrentes, clientes, fornecedores, tendências do mercado, regulamentações e tecnologias emergentes. 

No entanto, apenas ter conhecimento não é suficiente: o que vai determinar o sucesso dessa estratégia é o quanto as empresas conseguem transformar os dados e informações coletadas em diferenciais competitivos. Ou seja, de que forma agregam valor para o cliente final.

Por que investir em inteligência competitiva?

Toda e qualquer empresa que deseja se destacar e atingir a alta performance em vendas precisa estar amparada por uma estratégia de inteligência competitiva.

Como falamos no início deste artigo, vivemos em um contexto onde as transformações ocorrem de forma veloz e a busca por inovação é cada vez maior. Segundo dados da pesquisa Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, apenas em Agosto de 2023 foram criados 367.339 novos empreendimentos.

Ou seja, novas soluções surgem a todo momento, o que naturalmente aumenta a competitividade. Saber como se destacar e mostrar o valor do seu produto e/ou serviço frente a este cenário é uma oportunidade e tanto!

Por isso a inteligência competitiva é tão importante! Com ela, sua empresa é capaz de gerar diversos insights a partir da coleta, análise e interpretação de informações sobre o mercado, para apoiar a tomada de decisões estratégicas em setores como Marketing e Vendas.

Dessa forma, se torna possível tomar decisões mais assertivas em curto, médio e longo prazo, sempre alinhado aos objetivos definidos no planejamento estratégico da organização.

Empresas que compreenderam o significado da inteligência competitiva e investem nessa prática, identificam mais oportunidades de mercado e outras vantagens como:

Baixe agora mesmo → Planejamento Comercial: Algum ponto ficou de fora? Faça um check-up e descubra!

Prever o comportamento dos concorrentes

A partir da análise de comportamento dos concorrentes, tendências de mercado e cenários, sua empresa fica um passo à frente e consegue atuar com agilidade em qualquer sinal de mudança. 

A inteligência competitiva proporciona para a sua empresa insights estratégicos sobre como os concorrentes agiram em determinadas situações e contextos, por exemplo.

Se antecipar frente às demandas do mercado

Com uma estratégia de IC, sua empresa fica por dentro das principais tendências e projeções para o mercado e tem sempre no radar as ações dos concorrentes, mudanças que podem impactar direta ou indiretamente o seu segmento de atuação, indicadores econômicos, contexto político, entre outros.

Dessa forma, estudando o comportamento do mercado ao longo do tempo, é possível orientar e construir seus próximos passos de acordo com dados e fatos, e não achismos.

Identificar oportunidades 

Toda empresa já se perguntou: “Como posso vender mais dentro do meu segmento?” ou “Que outros nichos de mercado eu poderia alcançar com o meu produto e/ou serviço?”.

Com inteligência competitiva, responder a essas perguntas fica mais fácil. 

A IC proporciona insights valiosos sobre tendências de consumo e comportamento do consumidor, além de identificar forças e fraquezas, tanto internas quanto externas. 

Assim, é possível mirar nas oportunidades certas e entender em quais mercados investir, como atrair novos públicos, se há necessidade de um posicionamento diferente, entre outros pontos fundamentais.

Construir estratégias mais assertivas 

Com dados concretos, estruturar uma estratégia robusta e embasada é muito mais fácil. Assim, a inteligência competitiva permite construir, alinhar, rever e recalcular estratégias de acordo com movimentações e contextos internos e externos.

Aliás, construir um planejamento preditivo, ou seja, que preveja e antecipe-se aos movimentos do mercado, ao mesmo tempo alinhado com os objetivos de crescimento da organização, é um diferencial competitivo e tanto. E com IC, essa tarefa se torna muito mais fácil!

Saiba mais → clique aqui e baixe um Kit de conteúdos para um Planejamento de Vendas imbatível!

Fortalecer processos de inovação

A inteligência competitiva coloca sua empresa um passo à frente da concorrência. Para se destacar, amparar-se em inovação e tecnologia não é mais uma opção: é essencial e já faz parte da realidade.

Por isso, os insights, dados e informações provenientes de inteligência competitiva fortalecem um modelo ágil de gestão, impactando nos processos de inovação e maximizando os resultados do negócio.

Aumentar o ROI

Uma vez que a inteligência competitiva garante uma análise de dados mais veloz e assertiva, proporcionando insights que facilitam a tomada de decisão, você economiza tempo, dinheiro, recursos e, consequentemente, garante um aumento de ROI.

Além disso, há uma redução significativa de riscos, que também impacta nos resultados.

Boas práticas relacionadas à inteligência competitiva para aplicar no seu negócio

Para garantir vantagem competitiva e se destacar com eficiência, aqui estão alguns exemplos de atividades e boas práticas relacionadas à inteligência competitiva, para começar a aplicar hoje mesmo no seu negócio:

  1. Faça uma análise SWOT:

Fazer uma análise SWOT da sua organização é fundamental e faz parte de qualquer estratégia de inteligência competitiva. 

A matriz SWOT, um acrônimo em inglês para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) é uma ferramenta de gestão muito utilizada para embasar estratégias de inteligência competitiva.

Com ela, é possível analisar forças e fraquezas (que referem-se aos fatores internos da empresa) e também ameaças e oportunidades (que dizem respeito aos fatores externos). As análises abrangem diversos aspectos, como fatores mercadológicos, fornecedores, clientes, concorrentes e até o macroambiente econômico em que o negócio está inserido. 

Os insights da análise SWOT podem auxiliar na construção de uma estratégia robusta e aumentar a vantagem competitiva da sua empresa.

  1. Monitore os seus concorrentes:
  • Acompanhe as atividades online e offline dos concorrentes;
  • Analise relatórios financeiros e divulgações públicas de concorrentes;
  • Entenda o padrão de comportamento dos concorrentes ao longo do tempo.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para monitorar os concorrentes e realizar análises de mercado. No próximo tópico falaremos sobre elas! 

Lembre-se: estudar os concorrentes é importante, mas não é tudo! Muitas empresas investem tanto tempo se comparando com os concorrentes e estudando suas ações, que esquecem de olhar e aperfeiçoar o próprio produto. 

Por isso, monitore os concorrentes, mas saiba utilizar as informações e insights colhidos com inteligência e assertividade.

  1. Realize uma análise de mercado:
  • Avalie as tendências do mercado;
  • Estude mudanças nas preferências do consumidor;
  • Entenda os interesses e dores do seu público-alvo.

Fazer um monitoramento de mídias sociais e acompanhamento de palavras-chave são duas ações importantes que podem gerar insights valiosos para sua operação.

No primeiro caso, as mídias sociais podem proporcionar informações relevantes sobre tendências, formatos de conteúdos, engajamento, interação e posicionamento de marca.

Já no segundo caso, o acompanhamento e análise de palavras-chave pode mostrar os interesses do seu público-alvo, desafios enfrentados, dores e necessidades, além de servir como uma ótima fonte de informação sobre as mudanças na jornada de compra dos consumidores.

  1. Adote a prática de Benchmarking:
  • Compare o desempenho operacional da sua empresa com os padrões do setor;
  • Identifique as melhores práticas adotadas pelos concorrentes.

O benchmarking é um processo de comparação sistemática e contínua das práticas, processos e desempenho de uma organização em relação aos concorrentes ou às melhores práticas do seu mercado de atuação. 

O objetivo principal desta prática é identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças dentro da sua empresa, a fim de alcançar um desempenho melhor.

Adotar essa prática é um passo importante para desenvolver a inteligência competitiva da sua organização, pois pode proporcionar insights valiosos.

Assista um conteúdo imperdível: Benchmarking global de indicadores – Modelos de vendas, métricas e pesquisa de compensação para operações de vendas B2B

  1. Entrevistas com Stakeholders:
  • Realize entrevistas com clientes, fornecedores e outros stakeholders para obter insights;
  • Identifique percepções e opiniões sobre os concorrentes.

Entender a percepção de agentes-chave para seu negócio é muito importante em uma estratégia de inteligência competitiva. 

Por isso, adote a prática de realizar entrevistas e ciclos de feedbacks (ou NPS) com clientes, fornecedores e demais stakeholders que sejam importantes para a entrega final do seu produto e/ou serviço.

Ferramentas de inteligência competitiva que você precisa conhecer!

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar sua empresa a colocar as boas práticas listadas acima em ação!

Conheça algumas delas:

Semrush

A Semrush é um conjunto de ferramentas que fornecem dados, insights e relatórios sobre buscas de usuários e colocação das páginas nos resultados de pesquisa do Google, pesquisa de palavras-chave, pesquisa competitiva, entre outras funcionalidades.

A Semrush possui também a ferramenta Market Explorer, que proporciona insights sobre qualquer setor e os compara com os concorrentes do mercado usando o software completo de pesquisa de mercado da Semrush.

Nesta ferramenta, basta você inserir um único domínio para o Market Explorer compilar uma lista dos participantes do setor e concorrentes orgânicos correspondentes. 

G2

A G2 oferece ferramentas que podem auxiliar com inteligência geral de mercado, identificar concorrentes e entender o cenário competitivo que sua empresa se encontra, através de uma base com avaliações reais de serviços.

Com esta ferramenta, é possível ver um panorama do cenário competitivo e entender melhor a posição de diferentes empresas em seu mercado.

Craft

Com a Craft, você pode conseguir informações sobre o histórico de empresas para ter uma visão geral de suas operações. Informações como: 

  • Crescimento ao longo do tempo;
  • Presença social;
  • Tendências da marca;
  • Posicionamento de mercado;
  • Últimas notícias da empresa.

A ferramenta permite que você analise como um determinado concorrente cresceu e ganhou participação no mercado. Além disso, todos os dados desta ferramenta de pesquisa de mercado são reportados em tempo real, dando a você um cenário atualizado da empresa.

Owletter 

A Owletter é uma ferramenta de inteligência competitiva que captura automaticamente todos os e-mails enviados de um site para sua lista de e-mails. Após, ela armazena e analisa os e-mails dos seus concorrentes, alertando-o sobre qualquer coisa importante que você deva saber. 

É uma ferramenta incrível para aprender e desvendar o comportamento dos e-mails de seus concorrentes, além de proporcionar insights sobre o que engaja o público (desde os assuntos que os fazem abrir esses e-mails até o conteúdo que os atrai), a fim de desenvolver sua própria estratégia de marketing digital.

Assista um webinar exclusivo: Desvendando a Jornada de Compra no Marketing Digital

Invista em uma área de inteligência competitiva!

É importante frisar que, se você não tiver uma área e pessoas especializadas para o tratamento e gerenciamento de um grande volume de dados, aderir à ferramentas não será de grande valia.

Lembre-se que a inteligência competitiva é um processo contínuo e dinâmico, e sua eficácia depende da coleta de informações relevantes e da capacidade de transformar esses dados em insights aplicáveis para a empresa.

Isso porque a forma com que as informações e o conhecimento são transformados em diferencial competitivo é o que determina o sucesso dessa estratégia. Ou seja, a forma com a qual os dados são traduzidos e utilizados, é o que realmente importa. 

E isso quem poderá fazer com excelência são profissionais capacitados no gerenciamento de dados. As empresas que alcançam o sucesso com inteligência competitiva entendem que essa é uma área altamente especializada e que exige profissionais data driven.

Conheça a DNA de Vendas!

Nos últimos 16 anos, a DNA de Vendas atuou em mais de 1.000 operações comerciais, acelerando resultados e aumentando a produtividade de times de vendas em pequenos, médios e grandes times comerciais.

Com nossa metodologia exclusiva, alinhamos os 4 Pilares da Produtividade de Vendas e estruturamos os seus processos, modelo de gestão, ferramentas tecnológicas e capacitação de profissionais. 

Vamos estruturar seu modelo de Vendas High Touch juntos? Entre em contato conosco!

Compartilhe
DNA de Vendas
A mais completa consultoria de Vendas para aumento da produtividade do Brasil
DNA de Vendas
A mais completa consultoria de Vendas para aumento da produtividade do Brasil
Assine nossa Newsletter
Cadastre seu e-mail aqui e receba dicas de como vender mais!
Baixe agora!

Artigos relacionados a esse tema