Uma consultoria de vendas é um trabalho realizado em conjunto — participam dele o consultor, que orientará a equipe, e a empresa, que se responsabilizará por colocar em prática as orientações discutidas.
Nessa atividade, é imprescindível que haja uma relação de parceria, para que o diagnóstico dado pela consultoria seja assertivo e gere resultados significativos na organização.
Neste artigo, você entenderá como a consultoria comercial pode ajudar a área de vendas a ter melhores resultados e quais benefícios serão notados ao final do trabalho.
Em quais pontos a consultoria de vendas consegue melhorar a área comercial da sua empresa?
A consultoria de vendas é um serviço que lança um novo olhar sobre a área comercial da empresa. Como ela é realizada por especialistas com ampla bagagem em vendas, os pontos de melhoria são identificados com facilidade.
Assim, no processo de consultoria, o consultor reestruturará todos os processos de vendas, desde o primeiro contato com o lead até a conversão. Para isso, seu trabalho envolve:
- diagnóstico do setor
- identificação de falhas no processo
- desenvolvimento de plano de ação
- capacitação da equipe de vendas
- capacitação dos gestores
- busca por ferramentas tecnológicas que possam contribuir com a melhoria dos processos
Quais são os benefícios notados após uma consultoria comercial?
Além de reestruturar o processo de vendas e trazer melhores resultados, a consultoria trará benefícios indiretos para o sucesso da empresa. São eles:
Maior produtividade
Uma das coisas mais notáveis após a consultoria é o aumento na produtividade da equipe de vendas. E é natural que isso aconteça, afinal esse é um dos grandes objetivos da consultoria.
Conhecendo novas técnicas e sabendo quais são os seus pontos de melhoria, os profissionais de vendas conseguem ser muito mais eficazes, ter resultados melhores e gastar menos tempo para fechar contratos.
Menor tempo de ramp-up
O treinamento também diminui o tempo de ramp-up de novos vendedores. Quando eles chegam à empresa e encontram processos bem definidos e estruturados com base em dados, fica muito mais fácil pegar o jeito.
Informações sobre o mercado, comportamento dos consumidores e dados da empresa ajudam o profissional recém-chegado a conhecer melhor a área em que atuará.
Processos mais organizados
A consultoria de vendas organizará todos os processos do setor. A falta de um método definido é o que faz muita gente da equipe ter resultados abaixo do esperado.
Quando os processos são organizados, todos sabem o que fazer em cada situação — e isso funciona porque cada etapa do processo é construída com base em dados, já foi testada e teve a sua eficácia comprovada.
Resultados consistentes
A consequência natural do treinamento da equipe e da organização dos processos é a melhoria dos resultados. E aqui não estamos falando apenas de crescimento, mas também de consistência.
Com tudo alinhado, os resultados positivos chegarão todos os meses e não serão considerados exceções.
Melhora da cultura organizacional em vendas
Qualquer empresa que deseje crescer precisa ter uma cultura organizacional com foco em resultados de vendas. E esse é um dos papéis da consultoria: orientar a organização a desenvolver a sua cultura, se for o caso, ou ajudá-la a promover esse pensamento entre a equipe.
Isso também é importante para motivar o time e conscientizar todos sobre a importância do trabalho conjunto, focado em resultados, e não necessariamente em conquistas individuais.
Estratégia de vendas mais sólida
Uma consultoria traçará todo o caminho necessário para que a empresa atinja os seus objetivos relacionados a vendas. Isso torna toda a estratégia muito mais sólida, pois envolve todas as etapas e pessoas que fazem parte do processo.
Diferencial competitivo no mercado
Depois da consultoria de vendas, certamente a sua empresa irá se destacar no mercado. Com processos organizados e construídos com base em dados, resultados consistentes e um playbook de vendas atualizado, os profissionais estarão prontos para fazer boas negociações e oferecer o melhor atendimento possível aos clientes.
Conheça o método de consultoria exclusivo da DNA para geração de resultados
A DNA de Vendas usa um método exclusivo de consultoria, baseado nos 4 Pilares da Produtividade de Vendas. A nossa metodologia foi desenvolvida e aperfeiçoada à medida que foi sendo colocada em prática, com empresas de mais de 40 segmentos.
Processos
Todos os processos da empresa são implantados e acompanhados pela DNA de Vendas, com uma análise contínua dos resultados obtidos. Preparamos a área de vendas para certificações de qualidade, tomamos decisões com base em dados e avaliamos cada integrante da equipe para que a sua evolução seja notada.
Fazem parte desse pilar:
- construção das Trilhas de Aprendizagem para cada cargo da área de vendas
- revisão ou construção do funil de vendas e gatilhos de passagem
- desenho de processos para a redução de gaps e ganho de produtividade
- elaboração do Manual de Operações de Vendas
Gestão
Após o desenho dos processos, é hora de cuidar da gestão de vendas. Uma boa gestão deve saber planejar estratégias e definir como cada atividade será executada. Também é importante que os gestores saibam quais são os indicadores mais importantes para avaliar a eficácia da estratégia e do time.
É importante que a pessoa responsável saiba gerir a si, as relações, o negócio e a execução.
Tecnologia
Ferramentas manuais já não são suficientes para acompanhar todos os processos de uma empresa. Com a evolução tecnológica, estão disponíveis cada vez mais instrumentos que se tornam indispensáveis para as atividades profissionais. A automatização de processos já é uma realidade, e a consultoria da DNA de Vendas considera todas as particularidades do negócio para sugerir as ferramentas mais adequadas.
Pessoas
Sem pessoas, a empresa não existe. Toda a equipe exerce um papel fundamental no crescimento do negócio, e um time vencedor deve ser capaz de desenvolver competências individuais e coletivas.
A consultoria de vendas ajuda os gestores a definir o perfil do profissional de vendas ideal — quais competências deve ter, qual a remuneração adequada, o que pode ser ensinado etc.
Com a nossa experiência, podemos afirmar que os melhores executivos de venda apresentam as seguintes atitudes:
- otimismo
- objetivos
- foco
- conhecimento
- persistência
- entusiasmo
- humildade
Mas, além dessas, é possível que a sua empresa precise de skills específicas, a depender dos objetivos e ramo de atuação. Com base em estudos e entrevistas, os consultores conseguem traçar um perfil alinhado às suas expectativas.
Fábrica de sucessos: veja depoimentos de nossos clientes
Quer saber o que dizem os clientes que já receberam a consultoria da DNA de Vendas? Acompanhe!
Juliano Braz, sócio-diretor da Take
“Para a Take, conquistar e manter uma parceria sólida é essencial quando pensamos em confiança e resultado. Quando fechamos nossa parceria com a DNA de Vendas, encontramos também uma aliada para construir e evoluir o crescimento da Take. Hoje fazemos um ano do novo processo comercial da Take e os números são surpreendentes. Tivemos um crescimento da receita de mais de 300%.”
Ludmila Fernandes, diretora de vendas na Sólides
“Ter a DNA de Vendas como parceira superou minhas expectativas. A didática utilizada para passar todo o conhecimento, as técnicas e as boas práticas em Vendas Consultivas é de enorme riqueza. Recomendo a todos os profissionais de vendas, seja você gestor, representante ou vendedor, participar do curso. Tenho certeza que você irá evoluir, assim como todo o meu time evoluiu.”
Márcia Vieira, administração comercial sênior
“Nosso projeto tem como objetivo ganhar produtividade e maior eficiência em Vendas. Contamos não só com uma consultoria, mas também com um parceiro estratégico que literalmente mergulhou no nosso DNA. Todo o acompanhamento, seja de campo ou remoto, sempre tem muita energia, bom humor, profissionalismo e competência, nos apoiando para sustentar nosso crescimento empresarial projetado.”
A DNA de Vendas já ajudou milhares de empresas a atingir seus objetivos de crescimento. Entre elas estão Nestlé, Porto Seguro, Petz, MRV, Grupo Kroton, iFood, Resultados Digitais, Carrefour e Chevrolet.
Se você quer ter mais resultados com a sua empresa, entre em contato com um dos nossos consultores.