Consultoria comercial: os benefícios para a sua empresa alcançar maiores resultados

Estratégia de Vendas, Consultoria de vendas

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Se você deseja aumentar as vendas da sua empresa, já pensou na hipótese de contratar uma consultoria comercial?

Ela pode ser o que faltava para gerar resultados efetivos em seu negócio, especialmente a médio e longo prazo.

Neste artigo, exploraremos o papel da consultoria comercial, seus principais benefícios e como ela pode transformar a operação de vendas de qualquer empresa.

O que é uma Consultoria Comercial?

Consultoria comercial é um serviço especializado em diagnosticar falhas no processo de vendas e implementar melhorias para aumentar a produtividade e os resultados da área comercial. Por este motivo, a consultoria comercial é indicada para empresas de todos os portes, em qualquer fase de crescimento.

Por isso, o maior benefício de contar com o auxílio de uma consultoria para a área de vendas é que, por ter um olhar direcionado, ela consegue ser mais assertiva ao encontrar e implementar soluções que ajudem a empresa a aumentar sua produtividade de vendas.

Pense no papel da consultoria e da sua empresa como uma relação entre médico e paciente: sua empresa fala quais são as dores que sente e a consultoria relaciona os sintomas com as causas, dizendo qual deve ser o tratamento.

As consultorias, então, devem fazer uma análise completa e encontrar a causa raiz do problema. E elas conseguem fazer isso, na maioria das vezes, com muito mais precisão e velocidade do que você ou seu gestor comercial.

Assim como um médico, de acordo com os sintomas, o consultor baseia-se na hierarquia de problemas organizacionais, faz um diagnóstico profundo e sugere planos de ação.

A especialidade comercial confere à consultoria a capacidade de priorizar o que deve ser feito para resolver o problema da forma mais eficaz possível.

Infográfico: guia completo sobre o papel e benefícios da Consultoria Comercial

O que uma consultoria comercial faz?

Uma consultoria comercial atua como uma parceira estratégica das empresas, ajudando-as a superar desafios e a otimizar seus processos de vendas. De que forma?

A consultora comercial realiza uma análise de todo o processo de vendas do seu negócio, a fim de encontrar gaps e propor soluções de melhorias. Isso é feito a partir de uma visão sistêmica da empresa, no que diz respeito aos objetivos de negócio, estratégias, processos, competências e aprendizagens.

De forma geral, uma consultoria comercial vai atuar com:

Contudo, para que os resultados realmente apareçam, a consultoria precisa entrar na operação do cliente, estando ao lado dos profissionais da área, para entender os problemas existentes com profundidade.

Qual é o papel do consultor comercial?

O consultor comercial tem um papel essencial para diagnosticar e solucionar os desafios da operação de vendas de forma neutra e imparcial. Dessa forma, diferente de alguém que está imerso na dinâmica diária da empresa, o consultor chega com um olhar externo, dedicado a entender e corrigir os déficits de maneira objetiva e estratégica.

Isso é uma grande vantagem, especialmente em grandes empresas, onde questões de ego, jogos de poder e vaidades podem dificultar uma visão clara dos reais problemas. Em muitos casos, as empresas acabam se perdendo em complexidades internas e deixam de identificar os pontos críticos que impedem seu crescimento.

Embora o diretor comercial possa ser tecnicamente capacitado para fazer um diagnóstico e implementar mudanças, ele também está profundamente envolvido nas operações diárias e possui inúmeras responsabilidades. Se ele fosse redirecionado para assumir as funções de um consultor, a operação perderia sua liderança estratégica e poderia enfrentar desorganização e queda na produtividade.

O consultor comercial, portanto, assume o papel de “facilitador” das mudanças. Ele identifica problemas, propõe soluções e implementa melhorias sem se envolver nas dinâmicas internas que podem comprometer a objetividade.

Sua neutralidade o torna especialmente eficaz ao mediar interesses e alinhar objetivos entre áreas, o que é muitas vezes difícil para alguém de dentro da organização.

Além disso, o consultor comercial traz uma experiência diversificada, que abrange o conhecimento de práticas, tendências e soluções testadas em diversas empresas e segmentos.

Ele atua, então, como um guia para ajudar a equipe a superar resistências naturais às mudanças e a focar em resultados tangíveis, possibilitando que a empresa conquiste resultados de forma estruturada e mensurável.

Qual a diferença entre Consultoria Empresarial e Consultoria Comercial?

Imagine novamente a relação entre médico-paciente e responda: o que você faz quando está com um problema sério de coluna? Vai ao médico, certo?

Mas não adianta ir no clínico geral, é preciso ir ao especialista, pois ele é quem tem um conhecimento específico sobre coluna, ainda que possua também uma visão geral do seu corpo.

Consegue perceber a diferença entre uma consultoria empresarial e uma consultoria comercial?

As consultorias empresariais são mais generalistas, como um clínico geral. Algumas delas se envolvem em várias áreas da empresa, mas sem profundidade em nenhuma.

Isso não significa que não tragam resultados. Contudo, quando há um problema pontual, no caso de vendas, uma consultoria comercial tende a ser mais assertiva.

A consultoria comercial atua, então, como o médico especialista — e ainda que tenha uma expertise comercial, ela também deve olhar para outras áreas, mas com o foco em identificar o que interfere na produtividade de vendas da empresa.

Quanto tempo dura uma Consultoria Comercial?

A duração de uma consultoria comercial pode variar bastante, dependendo de fatores como a complexidade da operação de vendas, os objetivos estabelecidos e o tamanho da empresa. 

Em geral, uma consultoria comercial pode durar desde algumas semanas até vários meses.

Em empresas que desejam uma análise específica ou resolver problemas pontuais, a consultoria pode ser mais curta, geralmente entre 4 e 8 semanas. Nesse caso, o foco está em realizar um diagnóstico rápido da operação de vendas, identificar pontos de melhoria e propor soluções que a própria equipe da empresa possa implementar.

Em casos que envolvem uma reestruturação completa do processo de vendas, criação de novas estratégias ou desenvolvimento de capacitações extensas para a equipe, a consultoria pode durar entre 3 e 6 meses. Esse período permite que o consultor faça análises aprofundadas, implemente melhorias, acompanhe a adaptação da equipe e ajuste estratégias conforme necessário.

Por outro lado, algumas empresas optam por manter um consultor comercial por períodos mais longos, de 6 meses a 1 ano, em um modelo de acompanhamento contínuo. Isso é comum especialmente em grandes empresas ou em negócios que estão passando por mudanças significativas e precisam de suporte em longo prazo. 

Nesse caso, o consultor monitora os resultados, ajusta o plano de ação regularmente e ajuda a garantir que as novas práticas estejam sendo efetivamente incorporadas.

Em qualquer cenário, uma boa consultoria comercial é flexível e adaptada às necessidades do cliente.

Quais os benefícios de contratar uma Consultoria Comercial?

De fato, uma consultoria comercial traz uma série de benefícios para empresas que buscam aumentar sua competitividade, melhorar seus processos de vendas e maximizar resultados. 

Abaixo, destacamos alguns dos principais ganhos:

Veja alguns dos principais:

1. Aumento da produtividade da equipe de vendas

A consultoria analisa processos, identifica gargalos e implementa práticas que ajudam a otimizar o fluxo de trabalho da equipe. Com isso, os profissionais de vendas conseguem trabalhar com mais eficiência, gastando menos tempo em tarefas administrativas e mais em atividades diretamente relacionadas à venda.

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2. Melhoria nos processos de vendas

A consultoria comercial mapeia e padroniza os processos, tornando-os mais consistentes e eficazes. Processos claros garantem que cada etapa da venda seja bem executada, minimizando erros e aumentando a previsibilidade dos resultados.

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3. Capacitação da equipe

Treinamentos e orientações fornecidas durante o processo de consultoria ajudam a aprimorar as habilidades da equipe de vendas. Os profissionais aprendem novas técnicas, metodologias de abordagem ao cliente e estratégias de negociação, tornando-se mais preparados para lidar com diferentes tipos de clientes e situações.

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4. Identificação de oportunidades de crescimento

Ao realizar uma análise aprofundada do mercado e da base de clientes, o consultor comercial ajuda a identificar novas oportunidades de negócios e nichos que podem ser explorados pela empresa, ampliando o potencial de crescimento.

5. Otimização de recursos 

A consultoria busca melhorar a eficiência da operação, ajudando a eliminar práticas ou ferramentas que não trazem retorno. Isso resulta em uma operação mais enxuta, onde recursos e tempo são utilizados de maneira otimizada.

Quais as etapas do processo de Consultoria Comercial?

As etapas de um processo de consultoria envolvem, comumente: 

  1. Análise e diagnóstico do negócio;
  2. Plano de ação;
  3. Implantação dos novos processos;
  4. Capacitação da equipe;
  5. Gestão pós-consultoria.
Etapas comuns do processo de Consultoria Comercial

Assim, primeiro é feito um diagnóstico para identificar todos os gaps da operação comercial e, por consequência, quais seriam as soluções necessárias.

Esta análise sistêmica deve envolver a estratégia, a estrutura, a cultura, os processos, a gestão, as pessoas, o mix de produtos, as políticas de RH e também a busca por ferramentas tecnológicas que possam auxiliar as atividades daquela área.

Após o diagnóstico, desenvolvimento dos planos de ação e implantação das novas melhorias, a consultoria vai atuar na capacitação dos profissionais e líderes de vendas, para que eles saibam executar os processos da melhor maneira possível.

Nesta etapa, talvez você acredite que seu gestor comercial ou o time de RH possa fazer isso, sem a necessidade de uma consultoria. 

Bem, será que isso surtiria o mesmo efeito? Será que o gestor, por estar dentro da operação, consegue vê-la por completo? E no caso do RH, será que consegue uma visão prática do negócio e tem profissionais de vendas para capacitar vendedores?

É por isso que o consultor comercial é a pessoa ideal para treinar os colaboradores.

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Quanto custa uma consultoria comercial?

O valor da consultoria comercial varia de acordo com diversos aspectos, como tempo de mentoria, se é presencial ou online, tamanho da empresa e da equipe comercial e nível de conhecimento dos consultores. 

Portanto, no momento de definir qual a melhor consultoria comercial para o seu negócio, nunca use o preço final como único requisito. Até porque serviços altamente complexos e muito baratos, em geral, não são de qualidade, fazendo com que a consultoria deixe de ser um investimento e se transforme em um gasto.

Preciso contratar uma consultoria comercial?

Contratar uma consultoria comercial vai garantir a correção de falhas na gestão, no processo de vendas e a solução de gaps no negócio, assegurando melhores resultados para o time comercial.

Geralmente, as empresas que buscam a ajuda de uma consultoria estão procurando um olhar e um direcionamento mais especializado sobre sua operação, e, no caso da consultoria comercial, uma visão, obviamente, sobre a área comercial.  

O ideal é que esse parceiro especializado ofereça um diagnóstico sistêmico de todos os fatores que interferem na operação de vendas da sua empresa, analisando seus números e identificando se você precisa vender mais e aumentar a produtividade. 

Alguns sintomas que indicam que a sua empresa precisa de uma consultoria comercial são:

  • Quando o negócio está andando de lado há anos, ou seja, sem crescimento;
  • Custos de marketing e vendas se elevando a cada ano, sem trazer maiores volumes de vendas; 
  • Alto turnover e insatisfação da equipe de vendas com a empresa.

Caso não consiga definir exatamente onde estão as falhas no seu processo de vendas, esse também pode ser um sinal que precisa de ajuda. É por isso que, nesse momento, a entrada de uma consultoria pode ser muito útil para identificar e trazer soluções para os problemas que sua empresa enfrenta.

E lembre-se: não adianta você tentar adivinhar onde estão os erros, é preciso agir com assertividade — mas muitas vezes quem está dentro da operação não consegue enxergar isso com clareza.

A consultoria, por ser especializada, consegue ir direto ao ponto. Além disso, ela já presenciou outras situações parecidas com a sua em uma diversidade de negócios e segmentos, portanto, já tem um olhar treinado para trazer uma solução.

3 motivos para contar com o auxílio de uma consultoria comercial

A primeira coisa que você deve pensar é: o que uma consultoria poderia fazer por seu negócio que você não seja capaz de fazer sozinho?

Vamos analisar 3 questões:

1. Especialistas em Vendas

Como já dissemos, a consultoria é especialista na área comercial.

Significa que ela compreende sobre o assunto mais do que ninguém, porque é só o que fazem e já viram isso em muitas circunstâncias diferentes.

Geralmente quem está dentro da empresa fica limitado ao seu segmento, no máximo dois ou três.

Já a consultoria terá mais ideias diferentes, trazendo e propondo inovação.  

2. Neutralidade

De forma geral, dizer que a consultoria comercial é neutra, significa que ela é imparcial.

Como as empresas envolvem questões políticas internas, muitas vezes é essencial a presença de um terceiro imparcial para tomar decisões. Assim, a neutralidade da consultoria consegue atenuar esses conflitos.

3. Foco

Também significa dizer que o consultor está disponível para solucionar o problema da empresa.

A consultoria está focada nisso.

É até comum que a área de recursos humanos promova programas de aumento de produtividade para melhorar o desempenho dos vendedores.

Mas você já refletiu como que o RH vai desenvolver um programa de vendas que seja realmente efetivo se eles não são da área comercial?

Até sabem muito na teoria, mas na prática é diferente. E não é porque o RH é ineficiente, ao contrário, mas eles não são dessa área e não vão saber o que realmente é necessário ser feito.

Quando você contrata uma consultoria, ela fica responsável pelo processo inteiro, da parte teórica à prática. Não dá apenas paliativos, mas soluções para resolver o problema como um todo.

>> Quer saber mais sobre o papel do RH no desenvolvimento de equipes de vendas? Leia nosso artigo na íntegra.

Quando contratar uma Consultoria Comercial?

O momento de contratar uma consultoria comercial é quando sua área de vendas não entrega os resultados esperados, não consegue bater metas e é pouco produtiva. Estes são alertas claros para consertar sua operação.

Se você já fez investimentos para tentar solucionar e ainda assim não obteve bons resultados, ou ainda nem conseguiu definir quais aspectos ocasionam o baixo desempenho, então a consultoria comercial pode ser sua grande aliada.

A consultoria comercial vai acompanhar seu processo da ‘‘Estratégia à Execução’’. 

É sobre isso, inclusive, que a nossa CEO Lucia Haracemiv fala em uma palestra durante o RD On The Road: como as empresas precisam alinhar os quatro pilares de produtividade (gestão, processos, tecnologia e pessoas) para conseguirem executar suas estratégias e alcançarem uma alta performance em vendas.

Assista agora mesmo.

Por isso, se você identifica que sua empresa poderia vender muito mais, mas não consegue fazer isso, é hora de contar com o auxílio especializado de uma consultoria.

Como escolher uma consultoria comercial?

Infelizmente muitas empresas se deparam no mercado com consultorias comerciais muito teóricas, que focam na parte conceitual e esquecem a parte prática. E na prática, a teoria é outra… 

Essas consultorias sugerem modelos de negócio, estruturas e processos que resolvem as áreas administrativas (back office), mas travam as operações de vendas.

Quer um exemplo do quanto isso é real? Em uma de nossas consultorias, nosso consultor entrou em um cliente e aprendeu sobre uma nova área: o DPV. Vocês já ouviram falar? 

O DPV é uma sigla para o Departamento de Prevenção às Vendas. Apesar da brincadeira, era o nome que a equipe de vendas estava chamando o back office, tamanha a burocracia que se institucionalizou para se realizar uma venda. 

Por isso, é necessário que a consultoria tenha experiência prática alinhando estratégias à execução.

Contudo, quando o assunto é capacitação de líderes e times de vendas, o que muitas consultorias do mercado fazem é levar um conteúdo pronto e genérico para ser aplicado na empresa.

Ao reproduzir materiais generalistas e que não são personalizados ao negócio do cliente, falta efetividade em tratar as dores e fraquezas do time de vendas.

Não adianta ter consultores sem experiência prática e que não levam o conhecimento para o ponto comercial, para a rota. As melhores consultorias são aquelas que vão para o PDV/Rota para compreenderem os desafios da empresa. 

Afinal, é pouco produtivo falar sobre coisas genéricas de fechamento de venda, é preciso corrigir o erro deles na ponta da operação.

O que as melhores consultorias comerciais fazem é transformar aprendizagem em ação, ocasionando mudança e resultados.

A Consultoria Comercial precisa ter compromisso com os resultados

Uma consultoria comercial precisa ser comprometida com os resultados do seu negócio!

Não adianta apenas mostrar uma solução em um Powerpoint e depois em sala de aula. Pois só olhando os números será possível perceber se algo realmente mudou – e estes números referem-se aos resultados do negócio do cliente.

Por isso, 3 características são importantes ao escolher uma consultoria comercial. Ela deve ser:

  • Ter uma visão sistêmica da operação comercial.
  • Comprometida com os resultados;
  • Ser especialista na área comercial/vendas;

4 dicas práticas para escolher uma Consultoria Comercial

Se você quer saber como escolher uma consultoria comercial sem erro, é necessário seguir esses 4 passos:

  • ver a especialidade da consultoria;
  • pesquisar o seu modo de atuação;
  • verificar os segmentos que já atuou;
  • conferir o portfólio da empresa.

Para entender melhor sobre cada passo, confira a seguir!

1. Verifique a especialidade

Veja se ela é uma consultoria comercial ou uma consultoria generalista.

Como já vimos, uma consultoria especialista em vendas é mais efetiva na dor dessa área, pois ela consegue ver mais a fundo quais são os desafios que causam e travam a operação.

Se você reconhece que o problema da sua empresa é na área de vendas, então procure um ‘‘médico ’’especialista e não um ‘‘clínico geral’’.

Sem esquecer, é claro, do segundo aspecto.

2.  Pesquise como a consultoria atua

Como vimos, é necessário que a consultoria seja especialista em vendas, mas não quer dizer que ela não deva analisar as outras operações da empresa.

Inclusive, porque muitos dos desafios que interferem na produtividade de vendas não estão vinculados necessariamente a essa área.

Muitas vezes há buracos no marketing, na área de logística, crédito, pós-vendas e até mesmo no jurídico.

Por isso, a empresa precisa fazer um diagnóstico sistêmico, que possa diagnosticar quais as causas que interferem nos resultados das vendas.

3. Verifique os segmentos de atuação

Dentro da especialidade de vendas, verifique quais os segmentos de atuação que a consultoria atua ou já atuou.

Isso vai demonstrar se a consultoria entende do seu negócio e tem know-how para isso. Isso faz muita diferença, porque cada mercado tem termos e situações próprias.

As melhores consultorias de vendas do mercado possuem profissionais capacitados para os mais diversos tipos de segmentos. Esse é outro grande diferencial!

No caso da DNA de Vendas, já atuamos em mais de 45 segmentos de mercado, com cases comprovados! Veja todos eles aqui.

4. Verifique o portfólio da consultoria

Para confirmar o que foi dito acima, basta analisar o portfólio da consultoria. Porque ele vai indicar a experiência que ela tem no seu segmento.

E para sentir-se seguro, você também pode pedir referências da consultoria para os clientes que ela já trabalhou.

Um investimento tão importante precisa realmente estar bem fundamentado. A consultoria, ainda que não tenha poder decisório, tem grande capacidade de transformar a cultura de uma empresa.

Quanto mais confiantes os diretores e responsáveis estiverem nela, mais receptivos estarão para entenderem as melhorias que serão sugeridas.

Isso é importante, porque a empresa precisa enxergar a consultoria como uma parceira de seu negócio. E por isso, devem construir uma relação de credibilidade e confiança.

Como a Consultoria da DNA de Vendas atua?

A DNA de Vendas desenvolveu a metodologia dos 4 Pilares, identificando os aspectos que interferem na produtividade de vendas das empresas. 

Os 4 pilares estão relacionados às pessoas, aos processos, à gestão e à tecnologia do negócio.

Guia completo sobre os 04 Pilares da Produtividade de Vendas e como eles impactam na melhora de produtividade da sua empresa!

Quando analisamos o pilar das pessoas, verificamos todos os aspectos. Por exemplo, como são recrutadas e selecionadas, quais as principais competências dos profissionais de vendas, qual o modelo de remuneração adequado ao mercado, dentre outros fatores. Ou seja, tudo que pode impactar diretamente na produtividade dos vendedores.

Também analisamos os processos e o modelo de gestão aplicado na empresa, e quais ferramentas tecnológicas impactam diretamente nas atividades dos profissionais de vendas.

Realizar um levantamento completo dos 4 pilares faz muita diferença nos resultados finais, pois dessa forma não ajudamos apenas a tapar buracos, mas a abrir caminhos que estavam interceptados.

Isso tem relação com o papel da consultoria em não ficar apenas na teoria. Para ajudar nossos clientes a terem os resultados que conseguiram, nós saímos do topo da pirâmide e vamos até a base para ver como ela funciona por inteiro.

Como a DNA de Vendas não é apenas uma consultoria de treinamento e educação corporativa, mas sim uma consultoria para aumento de produtividade, nós temos um compromisso com o resultado final do cliente.

Colocamos a mão na massa, porque se não fizermos isso os resultados não vão ser tão significativos.

Para conseguir entrar em cada operação e fazer o diagnóstico certo e apresentar as soluções adequadas aos desafios, nós desenvolvemos ao longo do tempo processos próprios que nos ajudam a levantar todos os pontos necessários e cruzá-los na análise.

Inteligência Artificial aplicada à Consultoria Comercial: mais precisão, mais resultados

A evolução das tecnologias de Inteligência Artificial estão transformando a forma como as consultorias comerciais operam, o que beneficia diretamente as empresas que contratam esse tipo de serviço.

Consultorias que utilizam IA, como é o caso da DNA de Vendas, conseguem acelerar o diagnóstico de problemas e tomar decisões mais embasadas, baseadas em dados reais da operação comercial.

Afinal, não se trata mais apenas de intuição e experiência (embora essas continuem sendo fundamentais), mas também da capacidade de analisar grandes volumes de dados de forma ágil e estratégica.

Entre as aplicações práticas da IA em uma consultoria comercial, podemos destacar:

  • Análise automatizada do funil de vendas, identificando gargalos e pontos de queda de conversão com muito mais rapidez;
  • Segmentação inteligente de clientes e leads, baseada em comportamento, histórico de compras e perfil de engajamento;
  • Previsão de resultados (forecasting) mais precisa, com base em dados históricos e tendências de mercado;
  • Identificação de padrões de alta performance, para entender o que diferencia os vendedores de maior resultado;
  • Geração de insights personalizados para cada cliente, aumentando a assertividade das recomendações estratégicas.

Na prática, a IA permite que a consultoria atue de forma ainda mais cirúrgica, com ações orientadas por dados e focadas no aumento real da produtividade comercial.

Na DNA de Vendas, a tecnologia é uma aliada em nossos projetos — mas nunca substitui a experiência humana. Utilizamos a IA como uma ferramenta para enriquecer o diagnóstico, acelerar a análise de dados e gerar planos de ação mais estratégicos, sempre com o olhar atento dos nossos consultores.

O resultado? Intervenções mais rápidas, decisões mais seguras e ganhos reais de eficiência.

Conheça os nossos cases de sucesso

A Take, uma empresa de marketing conversacional e uma das maiores parceiras do WhatsApp, escolheu a DNA de Vendas para reestruturar e acelerar as vendas das suas ferramentas. 

Em um momento de grande potencial de crescimento no mercado, a empresa via-se sem uma metodologia clara de vendas que aproveitasse o máximo da proposta de valor, e precisava se preparar para ser mais eficiente e gerar maior escalabilidade. Por isso, a DNA de Vendas imergiu no processo da Take.

A Take fechava uma média de 14 contas ao ano. Entretanto, antes mesmo do fim da consultoria, foram fechadas cerca de 55 contas ao mês.

A Medicalway é uma empresa que atua com equipamentos médicos hospitalares, no segmento de saúde. No mercado há 26 anos e com mais de 100 colaboradores, são líderes neste segmento. 

Com a expectativa de crescer seis vezes o faturamento atual nos próximos cinco/seis anos, perceberam a necessidade de uma reestruturação interna, tanto na equipe quanto nos processos comerciais. Assim, encontraram a DNA de Vendas.

Com a nossa consultoria, foi possível:

  • Rever conceitos;
  • Reestruturar as equipes;
  • Construir estratégias para melhorar a cobertura de mercado;
  • Aumentar a recorrência nas vendas e, principalmente, chegar naqueles clientes que até então não estavam sendo atingidos.

Ainda que ao longo do processo a empresa já tenha aumentado 30% no faturamento, os gestores acreditam em um resultado de longo prazo gigantesco.

>> Confira todos os nossos cases de sucesso

Pronto para melhorar as vendas de sua empresa? A DNA pode te ajudar!

Espero que este conteúdo tenha ajudado a entender melhor sobre as consultorias comerciais. Especialmente para que se compreenda o que uma consultoria comercial faz, qual a sua importância e como ela pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.

Caso queira saber mais e tenha interesse em contratar uma consultoria comercial, entre em contato com um de nossos consultores.

A DNA de Vendas é considerada a mais completa consultoria comercial para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.

Com experiência em mais de 45 segmentos do mercado (inclusive no mercado educacional), contribuímos para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: processos, gestão, tecnologia e pessoas.

Nós temos programas de vendas para cada tipo de negócio, focados em resultados concretos de aumento de produtividade de vendas, incluindo palestras, workshops de vendas e capacitação em educação corporativa voltado à área de vendas.

Conheça todas as nossas soluções!

FAQ: Perguntas frequentes sobre consultoria comercial

O que é consultoria comercial?

Consultoria comercial é um serviço especializado em diagnosticar falhas no processo de vendas e implementar melhorias para aumentar a produtividade e os resultados da área comercial.

Quais são os principais benefícios da consultoria comercial?

Dentre os principais benefícios estão: aumento de vendas, otimização de processos internos, melhoria da performance da equipe e tomada de decisão baseada em dados.

Como escolher a consultoria comercial certa para minha empresa?

Verifique a experiência e resultados anteriores, metodologias aplicadas e referências de clientes. Além disso, avalie se a consultoria oferece soluções personalizadas para o seu segmento e acompanha os resultados após a implementação.

Quanto tempo leva para ver resultados com consultoria comercial?

O tempo varia conforme o tamanho da empresa e a complexidade do processo de vendas, mas geralmente os primeiros resultados aparecem em 3 a 6 meses.

Consultoria comercial serve para qualquer tipo de empresa?

Sim, empresas de pequeno, médio ou grande porte podem se beneficiar, desde que a consultoria seja personalizada e adaptada ao segmento, ao porte da equipe e às metas da organização.

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Lucia Haracemiv
É uma cientista do comportamento do consumidor, com mestrado pela UFPR e formação em Digital Business pelo MIT. Desenvolveu uma metodologia inovadora que impulsiona vendas em grandes empresas como General Motors, MRV e Ifood, atuando em mais de 45 setores. Lidera projetos de produtividade em vendas por todo o Brasil e é palestrante em eventos de vendas e marketing na América Latina e Europa.
Lucia Haracemiv
É uma cientista do comportamento do consumidor, com mestrado pela UFPR e formação em Digital Business pelo MIT. Desenvolveu uma metodologia inovadora que impulsiona vendas em grandes empresas como General Motors, MRV e Ifood, atuando em mais de 45 setores. Lidera projetos de produtividade em vendas por todo o Brasil e é palestrante em eventos de vendas e marketing na América Latina e Europa.
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